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12/08/2017 - 06:51

Fabricantes de joias e lingerie se unem na criação de novas coleções

Procompi selecionou trinta empresas dos dois setores para participar de projeto de capacitação que começa no dia 14 de agosto (segunda-feira).

A partir do dia 14 de agosto (segunda-feira), trinta empresas dos setores de moda íntima e joias vão trabalhar lado a lado no desenvolvimento de produtos combinados. Selecionados pelo Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), os fabricantes participarão, neste dia, de uma espécie de “tinder” (aplicativo de relacionamento), quando os pares serão formados. Ao longo de um ano, as 15 duplas serão capacitadas pelo Instituto Rio Moda e, ao fim, irão lançar coleções com peças de alto valor agregado. O programa é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A iniciativa surgiu de uma proposta da Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro (Ajorio) e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest), em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). Uma amostra do que poderá nascer desta união foi exibida na última Fevest, Feira de Moda Íntima de Friburgo, quando o programa foi lançado: uma peça conceito feita com três metros de cordão de ouro branco, 152 brilhantes, renda guipir e microfibra de poliamida com elastano. Desenvolvido pela equipe de Moda do Senai e fabricado pela Art’Lev Design, o conjunto, avaliado em R$ 12 mil, foi apresentada no desfile de abertura e ficou exposto na entrada da feira, surpreendendo o público.

Para a presidente da Ajorio, Carla Pinheiro, parcerias assim são importantes para ajudar pequenos e médios produtores a driblar a crise e o desânimo na economia. “É a convergência setorial que buscamos tanto. São dois setores importantes para a imagem do Rio de Janeiro, que geram divisas porque são grandes exportadores, geram imagem positiva e agenda positiva de trabalho”, afirmou.

Consumidor — Para orientar os fabricantes que vão participar do programa, foi realizada uma pesquisa com o público durante a Fevest. Segundo a coordenadora de Moda do Sistema Firjan, Ana Clara Torres, os produtos serão desenvolvidos em cima destes resultados. “A ideia do programa é responder ao que o público consumidor espera", disse.

De acordo com a coordenadora de Moda do Sebrae/RJ, Fabiana Pereira Leite, a parceria tem tudo para ser um sucesso. “A moda íntima e a joia que são produzidas no Rio de Janeiro têm extrema qualidade e um design diferenciado. Por isso, imaginamos, por que não juntar estas duas indústrias criativas com produtos que exaltem ainda mais a beleza da mulher brasileira? “, afirmou.

A expectativa é que, ao fim do projeto, as empresas participantes obtenham aumento de produtividade e volume de negócios. As coleções que vão surgir deste casamento entre joias e lingerie serão exibidas na próxima Fevest, em 2018.

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