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15/08/2017 - 07:21

EDP São Paulo investiu R$ 60 milhões em melhorias no Vale do Paraíba e Litoral Norte em 2017

Nova linha de distribuição, modernização da rede e substituições preventivas de equipamentos estão entre os ações que vão garantir maior confiabilidade do serviço.

Mogi das Cruzes (SP) — Com o objetivo de prestar um serviço de qualidade e segurança para seus mais de 1,8 milhão de clientes, a EDP São Paulo investe de forma contínua na rede de distribuição. Apenas no primeiro semestre de 2017 foram aplicados cerca de R$ 60 milhões em melhorias no Vale do Paraíba e Litoral Norte, valor 19% superior ao registrado no mesmo período em 2016.

Nos 28 municípios atendidos pela Concessionária no estado paulista, foram investidos R$ 161,9 milhões no período, valor 69% superior ao ano anterior.

“Todos os anos, investimos massivamente em nosso sistema para garantir maior robustez e confiabilidade. O objetivo é a excelência, oferecer o melhor serviço possível aos consumidores, sempre buscando o aprimoramento da qualidade”, afirma Marney Antunes, diretor-geral da EDP São Paulo.

Entre janeiro e junho, a linha de distribuição de alta tensão que liga Aparecida a Guaratinguetá continuou em obras aceleradas. Ao todo serão 10,5 km de linhas entre as cidades, com R$ 3 milhões de investimentos. Esta ligação reforçará o sistema entre estes municípios e permitirá mais segurança na expansão e desenvolvimento do fundo do Vale do Paraíba.

Outros R$ 52 milhões foram aplicados para modernizar o sistema de distribuição no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Entre as melhorias destacam-se a substituição de 101 quilômetros de redes convencionais pela tecnologia compacta e, ainda, 51 quilômetros de redes protegidas, que, além de reduzirem a poluição visual, sofrem menos interferências externas, como galhos de árvore e outros objetos projetados à fiação, principalmente em dias de chuva.

A EDP São Paulo instalou também 57 novos religadores na rede, que são dispositivos de proteção e recomposição da rede elétrica. Estes equipamentos permitem que, em casos de interrupção do fornecimento, a energia seja restabelecida automaticamente e de forma rápida, sem a necessidade de deslocamento de equipes em campo, além de aumentarem a segurança do sistema. Ao todo 1.159 religadores já estão instalados na rede da Distribuidora, abrangendo 84% dos clientes.

“A modernização do nosso sistema é continua e a EDP São Paulo está sempre atenta às novas tecnologias. Estamos realizando a automação de todas as subestações de energia da área de concessão, permitindo excelência no monitoramento remoto, além de estarmos atualizando softwares que permitem mais agilidade e eficácia no atendimento. Cada aprimoramento é planejado e aplicado para proporcionar melhoria imediata e a longo prazo”, complementa Antunes.

Combate às fraudes de energia — A fim de aumentar a segurança do sistema, a EDP São Paulo conta com projetos de combate às fraudes. Além de diminuir a qualidade da energia fornecida aos clientes regulares, as perdas elétricas também estão contempladas na tarifa de energia, de forma que o custo das irregularidades é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

Para combater esta prática ilegal, a Distribuidora investiu R$ 5 milhões no primeiro semestre em 2017 na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, aporte que permitiu recuperação de 23,4 GWh de energia, equivalente ao consumo médio de energia dos municípios de Cruzeiro e Salesopolis juntos em um mês. Dentre as ações realizadas estão as inspeções em campo; projetos de blindagem de medição, que evitam possíveis irregularidades na rede em condomínios; e de telemedição, que fazem a leitura à distância e contam com alarmes em casos de fraudes e defeitos.

O combate às fraudes e furto de energia também é realizado por meio projetos com foco em educação. A empresa acredita que incentivar a utilização segura e eficiente da energia elétrica faz com que as pessoas tenham mais conhecimento sobre as boas práticas e como é possível aplica-las em qualquer realidade. No primeiro semestre foram investidos R$ 3,6 milhões na região em projetos de eficiência energética, gerando a economia de 1.368 MWh/Ano. Foram doadas mais de 6.500 mil lâmpadas de LED, além de um projeto que dá desconto na compra de 3.400 geladeiras mais eficientes.

Atendimento ao cliente — A EDP busca entender a necessidade do seu cliente e investe continuamente nos canais de relacionamento. Atualmente, 69% dos atendimentos são realizados pelos canais virtuais e, pensando nisso, 34 novos serviços foram disponibilizados neste semestre na EDP Online, www.edp.com.br. Além disso, o consumidor tem facilidades como o SMS para solicitações de religa, segunda via da fatura e falta de energia.

O aplicativo EDP Online, disponível para download em todas as plataformas de celulares e tablets, também já é uma boa realidade. Somente no primeiro semestre, mais de 240 mil serviços foram atendidas e, além dos principais serviços buscados pelos consumidores, disponibiliza um chat online e 24 horas que permite agilidade no atendimento.

Meio ambiente — O compromisso da EDP com o desenvolvimento sustentável é demonstrado por meio da adoção das melhores práticas de gestão ambiental, social e econômica. Neste semestre, foram finalizadas a manutenção da Certificação de Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho, Normas ISO14001 e OHSAS18001, passando de seis para 30 o número de subestações de energia certificadas na Norma ambiental e passando de 47 para 52 o número de instalações certificadas na Norma de Saúde e Segurança do Trabalho.

As certificações atestam a adequação dos procedimentos de operação e manutenção de subestações aos mais rigorosos padrões ambientais e de saúde e segurança.

O Instituto EDP apoia diversos projetos na região do Vale do Paraíba. Entre eles podemos citar a parceria com o Instituto Recriar. As iniciativas promovem inclusão e cidadania por meio da arte e cultura, e beneficia diretamente cerca de 120 crianças em situação de vulnerabilidade social. Outro destaque é o Jacareí Rugby. Por meio do esporte, o programa forma cidadão conscientes de suas responsabilidades e deveres perante a comunidade, colocando em prática os valores sociais presentes na modalidade esportiva.

O Instituto é apoiador também do projeto Saberes do Vale: Cultura e educação no Vale do Paraíba. O programa produzirá uma exposição virtual e quatro filmes documentários com objetivo de preservar e multiplicar o conhecimento de saberes e fazeres tradicionais da região do Vale do Paraíba, permitindo a promoção das manifestações culturais e populares.

Neste ano, a EDP e o seu Instituto apoiam ainda a primeira edição do programa The Next Startup, que ensina pessoas a empreenderem de forma consciente e estruturada. Os interessados no concurso, aberto para toda a população do Vale do Paraíba e do Litoral Norte de São Paulo gratuitamente, terão até 25 de agosto para se inscreverem no http://thenextstartup.dreamshaper.com.

Além desses programas, o Instituto EDP é parceiro de iniciativas como o Educação Empreendedora, que tem como o objetivo incentivar o empreendedorismo e desenvolver as competências sociais e emocionais de crianças e adolescentes em cidades como Pindamonhangaba, Caraguatatuba, Tremembé e São José dos Campos.

Prêmio Abradee — Em junho, a EDP São Paulo foi reconhecida no Prêmio Abradee, maior premiação do setor de distribuição de energia elétrica do Brasil que reúne concessionárias atuantes em todas as regiões do País, responsáveis pelo atendimento de 99,6% do mercado brasileiro de energia.

A empresa foi premiada pela categoria Gestão Operacional. Neste critério, são avaliado itens importantes como confiabilidade do sistema, qualidade do atendimento, segurança do trabalho, compromisso com as partes interessadas, geração de valor agregado e desenvolvimento sustentável. A EDP São Paulo também ficou entre as quatro finalistas no critério Qualidade da Gestão.

“O empenho da EDP São Paulo pela busca da excelência no serviço prestado recebeu um grande reconhecimento com o Prêmio Abradee. Ficamos prestigiados e ainda mais motivados a continuar trabalhando continuamente com o foco no nosso princípio Cliente: A nossa razão de ser”, finaliza Marney Antunes.

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