Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2008 - 11:58

Embraer promove portfólio de defesa no FIDAE Airshow 2008


Santiago, no Chile, é o local da maior feira de aviação da América Latina.

São José dos Campos – A Embraer participará da Feria Internacional del Aire y del Espacio – FIDAE 2008, a ser realizada entre 31 de março e 6 de abril no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago, no Chile. O Super Tucano, aeronave militar turboélice para treinamento e ataque leve desenvolvida e fabricada pela Embraer, será exibido na exposição estática em frente ao chalé da Empresa.

“É com muito orgulho que participamos da FIDAE 2008, promovendo o Super Tucano e nosso portfólio de produtos para o mercado de defesa”, disse Luiz Carlos Aguiar, vice-presidente executivo da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo. “A Embraer desenvolveu, para este segmento, uma grande variedade de soluções que demonstram desempenho operacional, confiabilidade e prontidão excepcionais.”

A Embraer ocupará o chalé B1/B2, onde receberá os visitantes da feira. No di 1º a empresa reúne jornalistas para divulgar projetos atuais e novos planos de desenvolvimento.

O Super Tucano em exibição na feira pertence à Força Aérea Brasileira (FAB) e opera atualmente na Base Aérea de Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul. Além operar na FAB e na Força Aérea Colombiana (FAC), o Super Tucano participa de uma licitação pública da Força Aérea Chilena (FACh) para a aquisição de um novo e moderno avião para treinamento.

A FIDAE (www.fidae.cl) está na 15ª edição e tem foco nas indústrias aeroespacial e de defesa. A feira também inclui as áreas da aviação civil-comercial, manutenção de aeronaves, equipamentos para aeroportos e tecnologia aeroespacial.

Perfil do Super Tucano - O Super Tucano é uma evolução da bem-sucedida aeronave de treinamento básico Tucano. Com 650 unidades entregues, o Tucano está em operação em 15 forças aéreas de todo o mundo.

Mais de 55 aviões Super Tucano estão em operação atualmente na Força Aérea Brasileira (FAB), que encomendou um total de 99 aeronaves deste modelo. A FAB utiliza o Super Tucano em missões de treinamento básico e avançado de pilotos, incluindo familiarização com armamento, e em missões operacionais conjuntas com os oito aviões do Sistema de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) da Embraer no Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). A substituição de jatos de treinamento mais antigos pelo Super Tucano tem permitido à FAB reduzir consideravelmente os custos de treinamento.

A Força Aérea Colombiana (FAC) iniciou as operações com Super Tucano em dezembro de 2006, concretizando a primeira exportação desta aeronave de ataque leve. Os aviões estão sendo utilizados em missões de segurança interna e de patrulhamento de fronteiras. A FAC conta com um amplo pacote de treinamento e logística, que inclui um simulador de vôo completo, para apoiar a frota de 25 Super Tucano, dos quais mais da metade já foi entregue.

O Super Tucano está disponível nas versões monoposto e biposto e é a perfeita combinação de um turboélice de alta performance com sistemas aviônico e de armamento de quarta geração, que fazem dele uma aeronave de última geração com recursos para aumentar a capacidade operacional e de treinamento de forças aéreas de vários países.

Entre as principais inovações, podemos citar a tecnologia embarcada de simulação virtual para fins de treinamento, um recurso de última geração que permite aos pilotos em treinamento aumentar sua eficiência na missão, melhorando o gerenciamento de informações e as habilidades de alerta situacional diante de novos cenários operacionais. Uma completa simulação (radar virtual) para treinamento, customizada de acordo com o padrão de cada força aérea, pode ser gerenciada por meio de um sistema de enlace de dados (Data Link) no estado da arte, que também inclui receptor de alerta radar (Radar Warning Receiver – RWR), instrumentação de manobras para combate aéreo (Air Combat Maneuver Instrumentation – ACMI) e mísseis virtuais BVR (Beyond Visual Range), entre outras simulações. O Super Tucano está inteiramente capacitado para operar no ambiente de guerra eletrônica. Um sistema Data Link completamente operacional aumenta a capacidade operacional e de treinamento, possibilitando uma troca de informações entre o Super Tucano e estações em solo e outras aeronaves, tais como as de alerta aéreo antecipado e controle e caças.

Projetado para operar nos ambientes mais hostis – altas temperaturas, níveis elevados de umidade e poeira – o Super Tucano executa missões operacionais no âmbito do mais recente e sofisticado sistema de vigilância do mundo, o SIVAM. A aeronave é programada para voar em missões de vigilância diurna e noturna, perseguindo e interceptando alvos aéreos engajados em atividades ilegais. Imagens dos sensores, incluindo dados do alvo, são prontamente recebidas e retransmitidas para estações de comando e controle, tanto no solo quanto aerotransportadas, e para outras aeronaves de combate no teatro de operações.

O Super Tucano é equipado com uma interface homem-máquina (Human-Machine Interface – HMI) de quarta geração, projetada para minimizar a carga de trabalho do piloto por meio da otimização de todas as suas tarefas (rastreamento, interceptação, vigilância, apoio, etc.). Com aviônicos que incluem Head Up Display (HUD) e Up Front Control Panel (UFCP), telas de cristal líquido ativas multifuncionais coloridas (Colored Multi-Function Displays – CMFD), piloto automático com planejamento de missão e sistema FLIR (Forward Looking Infrared), entre outros, o Super Tucano tem capacidade técnica muito superior a de seus competidores.

A cabine de pilotagem compatível com o padrão de visão noturna NVG GEN III, e o design ergonômico asseguram a perfeita integração com o moderno ambiente de cabine para o piloto.

Com uma performance excepcional obtida com o motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C de 1.600 SHP, controlado por um sistema de controle digital integrado (Full Authority Digital Engine Control – FADEC), as novidades do Super Tucano incluem um sistema de controle ambiental projetado para assegurar conforto à tripulação e um sistema de geração de oxigênio a bordo (On-Board Oxygen Generating System – OBOGS).

Assentos ejetáveis Martin-Baker MK-10LCX zero-zero equipados com um dispositivo de ejeção seqüencial de três modos também foram incorporados. A blindagem da cabine garante segurança à tripulação durante missões operacionais.

A Embraer não poupou esforços para equipar o Super Tucano com um sistema de armamento que incorpora tecnologia no estado-da-arte. O avião tem capacidade para transportar uma grande variedade de armamentos típicos de jatos, tanto inteligentes quanto convencionais. Os 1.500 kg (3.307 lb) de armamento externo são distribuídos em cinco pontos duros, sem penalizar o desempenho da aeronave.

A linha de montagem do Super Tucano é bastante ativa e flexível, de modo atender as necessidades dos clientes e entregar os produtos em curtos espaços de tempo. Com relação ao suporte logístico, item muito importante para o ciclo de vida operacional de uma aeronave, a Embraer possui uma extensa base, com um sistema de distribuição eficiente e confiável em todo o mundo, com aeronaves em operação em cinco continentes. No mercado de Defesa, tal sistema apóia a operação de 650 Tucano, 250 Bandeirante e muitos outros aviões em mais de 20 forças aéreas.

Perfil - A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 31 de dezembro de 2007, a Embraer contava com 23.734 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 18,8 bilhões. | www.embraer.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira