Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2017 - 06:43

Psiquiatra é nomeada para Coordenação de Saúde Mental de Santa Catarina

Nomeação foi assinada no último dia 08 e a cerimônia de posse aconteceu na manhã do dia 15 de agosto (terça-feira).

A médica Deisy Porto, psiquiatra e membro da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP) foi nomeada pelo secretário de saúde, Vicente Augusto Caropreso, para a Coordenação de Saúde Mental, junto à gerência de Coordenação da Atenção Básica do estado de Santa Catarina. O anúncio foi feito na última terça-feira por meio da Portaria nº 720. “É um grande desafio assumir a coordenação de uma área tão complexa quanto a saúde mental. E também uma honra, poder buscar ativamente por condições dignas de saúde, pautadas nos direitos dos portadores de transtornos mentais” declara a psiquiatra.

Para a ACP, a nomeação de um profissional técnico para a área é uma grande conquista. “É uma vontade de nossa gestão, que estamos começando a concretizar, a possibilidade de estabelecer parcerias com os gestores de saúde e influenciar o estabelecimento de políticas de saúde mental efetivas que melhorem o atendimento à população”, destaca Lilian Lucas, presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria. E ela completa: “uma grande parcela da população que sofre com sintomas de um transtorno mental ainda não tem acesso a tratamento digno e sabemos que esse será um longo caminho de construção”.

Deisy Porto atuou em diferentes municípios do estado, até estabelecer-se em Florianópolis, em diferentes níveis da atenção à saúde. Foi médica em Pronto Atendimento e Emergências Gerais. Como psiquiatra teve experiência no atendimento psiquiátrico na atenção básica, CAPS geral, CAPS Infanto-Juvenil e em Emergência Psiquiátrica. “Espero contribuir com meu conhecimento técnico, somado a experiência nos diferentes níveis de atenção e em outras cidades do estado.”

O trabalho atual no atendimento de crianças e adolescentes, ligado ao Serviço de Residência Médica em Psiquiatria do IPq-SC e a participação no associativismo junto à ACP também são de importância no currículo da psiquiatra. A ligação com uma instituição de ensino, o trabalho multidisciplinar no atendimento de jovens e a interdisciplinaridade no trabalho junto a diferentes associações são de grande valor nessa nova atribuição. “A saúde mental só pode ser pensada multidisciplinarmente. Somente com a participação coesa dos diferentes agentes de saúde mental, conseguimos garantir a atenção integral ao portador de transtorno mental. E, espero ainda, que a relação já existente com as associações de especialidades de saúde, com agentes do judiciário, setores da educação e outros mais, possibilitem novas ações de prevenção, tão importantes e necessárias em saúde mental.”

O secretário de Estado da Saúde, Dr. Vicente Caropreso, explicou da necessidade de atender todos os pacientes de forma eficaz. "Precisamos, cada vez mais, preservar o paciente de psiquiatria. Ele, como todos os outros, tem que ser bem atendido, com privacidade e rapidez. A regulação dos leitos de psiquiatria deve ser feita de forma muito criteriosa. Ninguém pode ficar sem atendimento em um momento de crise. Precisamos ainda acompanhar as famílias desses pacientes, orientá-las para, que no conforto da sua casa, o paciente psiquiátrico continue seu tratamento," declarou o secretário durante a posse.

Deisy Porto destaca que o objetivo é trabalhar em conjunto, com a participação dos gestores e trabalhadores de saúde mental do estado, associações de familiares e usuários, contando com o apoio de servidores da equipe que já vem trabalhando com essa visão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira