Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2017 - 06:47

Acordo de Cooperação Técnica aumentará segurança no transporte de produtos perigosos no Porto de Santos

Parceria inédita permitirá o compartilhamento de informações para a criação de um banco de dados online, que poderá ser usado em sinistros com químicos perigosos.

São Paulo — A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), a empresa Suatrans Emergência e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) firmarão um Acordo de Cooperação Técnica, no dia 21 de agosto (segunda-feira), às 10 horas, no auditório da Codesp, localizado na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves s/nº, em Santos.

O evento contará com a presença de autoridades, além de representantes da indústria química, empresários e trabalhadores portuários envolvidos com as operações de cargas químicas classificadas como perigosas no maior complexo portuário do Brasil.

O acordo consiste na transferência dos dados do Manual de Atendimento a Emergência de Produtos Químicos Perigosos da Abiquim, que auxilia na identificação preliminar de perigos e riscos dos produtos e na proteção de pessoas no local e da população, orientando ações de emergência aos primeiros respondedores de um eventual sinistro, para o Banco de Dados de Produtos Perigosos, criado pelo Grupo de Trabalho de Prevenção de Sinistro (GTPS) da Comissão Local das Autoridades Anuentes do Porto de Santos (CLAPS), que fazem parte do sistema portuário comunitário integrado mantido pela ABTRA no Porto de Santos.

Os dados do Manual de Atendimento a Emergência de Produtos Químicos Perigosos da Abiquim, que integrarão o Banco de Dados de Produtos Perigosos, provêm do aplicativo Pró-Química On-line, criado pela Suatrans. Essas informações vão complementar os dados de localização de cargas perigosas dentro de cada terminal, concentrados desde o ano passado no sistema Janela Única Portuária (JUP/ABTRA), disponível para acesso on-line pela Unidade de Segurança da Codesp.

Todas essas informações estarão integradas e acessíveis em tempo real, o que permitirá ampliar o controle das cargas perigosas movimentadas e armazenadas, além de aumentar a eficiência na prevenção e agilidade no combate aos sinistros com produtos químicos nos terminais portuários de Santos. A consulta às informações será possível mesmo em caso de sinistro em sistemas informatizados dos eventuais envolvidos no acidente, possibilitando que a Autoridade Portuária tenha acesso imediato às informações técnicas da carga, que possa estar envolvida em eventual sinistro, permitindo ao Corpo de Bombeiros e demais agentes portuários adotar a melhor estratégia, equipamentos e produtos adequados para resolver o problema em menor tempo.

A participação da Abiquim no acordo de Cooperação Técnica é fruto da integração da associação em comissões, comitês, grupos de trabalho e fóruns que visam contribuir com a prevenção de acidentes tecnológicos da Baixada Santista juntamente com outros especialistas da área.

A Associação Brasileira da Indústria Química(Abiquim), é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. A entidade ainda representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos.|www.abiquim.org.br.

A Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados(ABTRA), representa as 60 grandes empresas administradoras de recintos alfandegados focados na movimentação e armazenagem de contêineres, cargas soltas, veículos e granéis, nos principais portos do Brasil. E mantém no Porto de Santos sistemas tecnológicos que permitem aos agentes públicos fiscalizadores da atividade portuária e do comércio exterior, como Receita Federal e Alfândega de Santos, Ministério da Agricultura, Ibama e Anvisa, rastrear a movimentação de cargas pelos terminais.

Suatrans — Empresa especializada em atendimento emergencial a indústrias, transportadoras, rodovias, ferrovias e portos.

Pró-Química — Serviço de utilidade pública sobre os procedimentos de transporte e manuseio de produtos químicos, inclusive nas emergências, podendo ser utilizado gratuitamente por empresas, profissionais e população em geral.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira