Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2017 - 07:07

Alunos da rede estadual do Rio vão representar o brasil em competição internacional


Estudantes de Pinheiral disputam a final nos Emirados Árabes.

O Ciep 291 — Dom Martinho Schlude, em Pinheiral, que oferece Ensino Médio em tempo integral com vocação ao ensino do Empreendedorismo, recebeu o título de campeão nacional, na categoria iniciante, no Desafio de Tecnologia Land Rover 4x4 nas Escolas. Com a vitória, a escola participará da final mundial, entre os dias 8 e 13 de dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre a Secretaria de Educação e a montadora britânica de automóveis Jaguar Land Rover. A etapa foi realizada no dia 16 de julho em Campinas(SP).

— Pela primeira vez, uma escola pública no Rio participa desse desafio mundial. É uma ótima oportunidade para que nossos jovens adquiram habilidades e aprimorem sua capacidade de planejamento e de execução de tarefas — disse o secretário de Educação, Wagner Victer.

Além de conquistar o 1º lugar, o Ciep 291 também ganhou três prêmios individuais: Melhor Engenharia, Melhor Participação Feminina e Melhor Apresentação Verbal. A disputa também contou com a participação dos colégios estaduais Antonina Ramos Freire e Pedro Braille Neto, ambos de Resende, que levaram, respectivamente, o 2º e o 3º lugares; o Ciep 488 – Ezequiel Freire, em Itatiaia, que ganhou o prêmio de Melhor Espírito Esportivo, e o Ciep 493 – Professora Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa.

Nova geração — De acordo com o representante do projeto no Brasil junto à Jaguar Land Rover, Waldemar Battaglia, a aproximação dessas escolas com a fábrica, instalada em 2016 no município de Itatiaia, também poderá gerar empregabilidade no futuro.

— É uma forma de abrir canais profissionais e de estágio para essa nova geração de jovens, que possui o perfil empreendedor demandado pelo mercado atual –— explicou Battaglia.

A estudante Isabella Cunha, de 16 anos, está entusiasmada com a viagem.

— Nunca tinha pensado que ganharíamos a etapa nacional. O melhor é que vamos conhecer gente nova e diferente, além de ver de perto como o evento acontece lá. Nosso maior desafio é desenvolver um diferencial nos módulos eletrônicos e em toda a tecnologia do carro —disse Isabella.

Para o estudante Ygor Ferreira dos Santos, de 17 anos, a oportunidade também será muito importante.

— O maior desafio vai ser a questão eletrônica, dos sensores, além da compreensão do inglês — afirmou o aluno.

Desafio — O Desafio de Tecnologia Land Rover 4x4 nas Escolas é uma disputa internacional inovadora, que reúne ciência, tecnologia, engenharia e matemática em módulos de aprendizagem e desenvolve as competências do empreendedorismo, usando a simulação e o ambiente da indústria automobilística.

Sob a orientação de professores e engenheiros, cerca de 30 alunos do Ensino Médio, entre 14 e 19 anos, distribuídos em cinco times (um por unidade escolar), tiveram o desafio de construir a carroceria e o sistema elétrico (luzes e sensores de inclinação) de um veículo controlado por rádio, que deveria superar os obstáculos em uma pista de testes off-road (termo em inglês utilizado para definir locais ‘fora da estrada’ e de difícil acesso), simulando as capacidades de um veículo 4x4 (com tração nas quatro rodas) de tamanho real. Para a execução das tarefas, cada colégio recebeu da empresa um kit, contendo um carro protótipo, controle, bateria e carregador.

Trabalho em equipe — Uma comissão, formada por engenheiros, publicitários, psicólogos e profissionais de diversas áreas, foi instituída para avaliar os trabalhos. Durante o trabalho em equipe, foram considerados aspectos, como a criatividade e o planejamento estratégico e financeiro para elaboração e execução de projetos, a obtenção e o gerenciamento de recursos e o desenvolvimento de marketing e comunicação.

As escolas tiveram que criar empresas para desenvolver o projeto. A unidade vencedora montou a empresa Auto291, com tarefas divididas entre os estudantes do Ensino Médio, contando com Isabella Nunes de Souza da Cunha (gerente de Recursos e Engenheira de Design); Julia Cardoso Landim (gerente de Equipe e Engenheira de Manufatura); Ygor Ferreira Soares dos Santos (Design Gráfico); Marco Antonio Clélio Oliveira Dias (engenheiro de Projeto) e Pablo Henrique Costa (Engenharia de Produção e Oficial de Saúde e Segurança do Trabalho). A coordenação ficou a cargo dos professores Luciano de Azedias Marins, responsável pelo desenvolvimento tecnológico do protótipo, e Douglas Soares, liderando o Empreendedorismo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira