Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2017 - 07:21

Programa de certificação beneficia produtores brasileiros


A segunda etapa do Produzindo Certo tem como objetivo reconhecer 250 mil toneladas de soja sustentável produzida. O selo RTRS abre portas para mercados externos mais exigentes.

Com a perspectiva das Nações Unidas de que em 2050 a população mundial será de 10 bilhões, aumenta a demanda pela produção de alimentos seguros do ponto de vista socioambiental. Ciente da importância e dos cuidados com a segurança alimentar, pelo segundo ano consecutivo, o Programa Produzindo Certo, fruto da parceria entre Bayer, Unilever, Yara, Santander e Aliança da Terra, visa promover a certificação de soja de acordo com os padrões da Round Table Responsable Soy (RTRS), uma Associação Internacional de Soja Responsável.

Criada na Suíça em 2006, a Associação Internacional de Soja Reponsável ganhou reconhecimento internacional e hoje é uma porta de entrada para o comércio de soja nos mercados mais exigentes do mundo como o europeu. Para obter a certificação RTRS é necessário cumprir com as leis e boas práticas empresariais, estar de acordo com as leis trabalhistas, ter responsabilidade com a comunidade e o meio ambiente, além de práticas agrícolas adequadas.

Segundo Fabrício Freitas, coordenador operacional da Aliança da Terra, no primeiro ano do programa 38 propriedades da região de Rio Verde (GO) e Uberlândia (MG) conquistaram a RTRS. “A certificação atesta uma produção responsável. O produtor certificado tem a certeza de que cumpre com os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental”, afirma o gerente de agronômia da entidade.

O Produzindo Certo é promovido pela Aliança da Terra, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em parceria com as empresas para identificar os produtores potenciais, avalia as propriedades e entrega um plano de ações corretivas com sugestões de melhorias que podem ser feitas na gestão da fazenda para que a produção esteja adequada aos padrões internacionais e atinja novos mercados no momento da exportação. Uma vez realizado o plano de ação, as propriedades são auditadas e, se aprovadas, recebem o selo da Round Table Responsable Soy. A última auditoria ocorreu em julho deste ano em 45 propriedades nos estados de Goiás e Minas Gerais, incluindo as fazendas já certificadas que pretendem a renovação do selo. A próxima está prevista para julho de 2018.

Neste projeto, cada empresa parceira contribui dentro de sua área de expertise. A Bayer, por exemplo, atua diretamente no campo. A empresa coloca à disposição soluções integradas para o manejo das lavouras e sua plataforma de Programa de Pontos para apoiar os produtores nas melhorias a serem realizadas nas propriedades. “Queremos disseminar as boas práticas agrícolas entre os produtores e ampliar o número de soja sustentável produzida no país e contribuir para a sustentabilidade no setor”, explica Cristiane Lourenço, gerente de Desenvolvimento Sustentável e Parcerias na Cadeia de Valor da Bayer.

Segundo o consultor externo da Round Table Responsable Soy (RTRS), Cid Sanches, essa certificação é considerada a mais rígida em termos de sustentabilidade na cadeia da soja. “O programa identifica produtores com potencial para obter a certificação e a partir de uma única auditoria esse grupo é avaliado, resultando em um menor custo”, destaca.

Conheça os resultados da primeira etapa desta iniciativa e os benefícios junto aos com agricultores de soja no campo em: http://www.facebook.com/aliancadaterra/videos/1502746876454547.

Os parceiros do Programa Produzindo Certo: . Aliança da Terra — Responsável por fornecer apoio técnico aos produtores rurais, auxiliando-os a preparar a propriedade de acordo com os padrões socioambientais para receber a certificação.

Bayer –—Coloca à disposição soluções integradas para o manejo das lavouras e seu programa de serviços para apoiar os produtores nas melhorias a serem realizadas nas propriedades.

Unilever - A Unilever apoia produtores de soja a adotarem práticas de agricultura sustentável, trabalhando com a Aliança da Terra e demais parceiros axiliando nesta transição, ajudando esses produtores a obterem a certificação RTRS.

Santander — Da maior agilidade à avaliação de crédito do produtor participante para o financiamento das suas atividades agropecuárias, por meio das linhas de Crédito Rural, CPR oou Repasses do BNDS (Ex: Linha ABC, ModeraAgro, ModerInfra, etc) priorizando o atendimento a estes clientes.

Yara — Seus técnicos priorizarão as propriedades do programa em suas visitas, dando todo o apoio necessário para a melhor nutrição das plantas, com assistência técnica personalizada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira