Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2017 - 07:26

40° Salão de Artes de Ilhabela promove leilão para reverter ao Fundo Social

A ação acontece no coquetel de abertura do evento, no dia 25 de agosto (sexta-feira).

Para celebrar o aniversário de 40 anos do salão de artes Waldemar Belisário, de Ilhabela, a prefeitura da cidade prepara um leilão especial de uma obra de arte, para que a arrecadação seja revertida ao Fundo Social de Solidariedade. A ação acontece no coquetel de abertura, no dia 25 de agosto (sexta-feira), no Centro Cultural da Vila, junto com a revelação dos premiados da mostra. A entrada é gratuita e ficará em cartaz até o dia 30 de setembro.

“Além de se consagrar um dos mais antigos e tradicionais do País, em 2017 o salão de artes chega com uma proposta social muito importante. Vamos aliar arte, educação e ajuda ao próximo em um belo evento”, analisa o secretário de Cultura, Nuno Gallo.

A obra em questão é do artista Marco Yamin, fotógrafo renomado da cidade e que desenvolveu uma técnica inédita na produção do quadro “44ª Semana de Vela Ilhabela”. A obra é feita em cima de uma foto tirada durante as regatas e posteriormente trabalhada com uma pintura digital, impressa em tela canvas e finalizada à mão.

“O diferencial desta obra é a natureza dupla do olhar artístico. Primeiro fiz a foto e depois surgiu a inspiração sobre ela. Foi quando realizei o trabalho eletrônico, que é uma técnica inventada por mim mesmo há mais de dez anos”, conta Yamin.

O artista teve um quadro com a mesma técnica premiado em 2008, na cidade de São Paulo, quando a intervenção digital ainda era praticamente desconhecida. Mesmo assim, Yamin levou o primeiro lugar no 4° Salão das Águas, do Centro Cultural da Marinha.

O artista ressalta a importância do leilão para fomentar as artes e a assistência social. “Minha ideia é doar 100% do valor arrecadado pelo quadro e, assim, estimular outros artistas a fazerem o mesmo. Além disso, a iniciativa tem potencial para se tornar uma tradição dentro do salão Waldemar Belisário”, finaliza Yamin.

Waldemar Belisário — Nestes 40 anos de história, o salão leva o nome do artista descendente de italianos, Waldemar Belisário; Figura além de seu tempo, o pintor escolheu Ilhabela como casa no ano de 1929. Amante da vida simples e da natureza, dedicou a vida à arte e educação. Irmão de consideração de Tarsila do Amaral, Waldemar esteve inserido no mundo das artes desde criança e levou o nome e os belos cenários do arquipélago para a rota artística nacional e internacional, através de suas pinturas.

Casou-se na ilha e com sua esposa, Celina Guimarães, passou a estimular o desenvolvimento da educação e a vocação artística dos caiçaras. Refugiados na Bahia de Castelhanos, o casal viabilizou diversos projetos educacionais junto a comunidade local, inclusive a casa dos artistas serviu de escola para a população, na época. Em 1968, o projeto do primeiro salão de artes da cidade, que após a morte do pintor, em 1983, ganhou o nome Waldemar Belisário, em sua homenagem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira