Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2017 - 07:26

Artigos têxteis para o lar em 2017

Alta na produção e nas importações devem movimentar o segmento de artigos têxteis para o lar em 2017, aponta IEMI.

O segmento de artigos têxteis para o lar será foco da 4ª ABUP Têxtil, evento de negócios direcionado a lojistas e profissionais da área de tecidos e acessórios para o lar, que acontece de 29 de agosto a 01 de setembro, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. Com visibilidade nacional, o evento é uma boa oportunidade para discutir tendências de mercado do segmento de cama, mesa e banho e demais artigos têxteis para a casa.

De acordo com o Inteligência de Mercado(IEMI), instituto de pesquisas especializado neste segmento, entre outros, dados recentes demonstram que a produção no setor de artigos têxteis para cama, mesa, banho, copa/cozinha e decorativos, como um todo, vem caindo de maneira uniforme desde 2014. Neste período, a disponibilidade interna destes artigos, em número de peças, caiu 16,5% em 2016 em relação a 2014, queda muito atribuída à produção que recuou mais de 12%, bem como a importação que recuou mais de 40% neste período.

Para 2017, as estimativas do IEMI já apresentam o início da retomada do setor, em que se espera um crescimento de 3% na produção e crescimento de mais de 19% nas importações em relação a 2016, graças à baixa estimativa no câmbio, que tende a fechar na média de R$ 3,22 este ano. Assim, a disponibilidade interna de artigos têxteis para o lar também deverá apresentar índice positivo, em número de peças, cerca de 4,2%.

“Desde 2015, quando se intensificaram as instabilidades políticas e econômicas no País, vários mercados vêm apresentando consecutivos resultados negativos. Porém, de modo geral, 2017 tem se mostrado como o ano para o início de uma retomada para diversos setores e o de artigos têxteis para lar, embora um pouco tímido, é um deles”, explica Marcelo Prado, diretor do IEMI.

Em valores, desempenho e estimativas mais expressivas — Os valores do desempenho em dólar devem ser bem expressivos, diretamente ligados à baixa estimativa no câmbio e, consequentemente, à valorização do real.

O crescimento na produção em reais, com estimativa de crescimento em 8,2% em 2017 sobre 2016, está relacionado não só à inflação no período, que afeta toda a cadeia de produção, mas também ao mix de produtos fabricados no período de crise, em que os artigos de maior valor agregado sofrem menor impacto e ganham participação, o que ocasiona o aumento do valor da produção.

Linha banho, mais positiva — Entre os artigos têxteis para o lar, os artigos para o banho foram os que obtiveram um melhor desempenho, sofrendo queda de 10% no período de 2014 a 2016, enquanto os demais segmentos caíram em média 15% neste período.

A linha banho é a segunda mais representativa neste setor, apresentando um patamar de 305 milhões peças produzidas em 2016, atrás apenas da linha cama, que teve uma produção de 322 milhões peças em 2016 e apresentou queda de 13% no período de 2014 a 2016.

A linha copa/cozinha, além de ser um dos segmentos menos representativos dentre os itens, foi a que sofreu mais impacto no período destacado, registrando queda de 19%.

O Inteligência de Mercado(IEMI) foi criado em 1985 para atender a crescente demanda por dados numéricos e comportamentais relativos aos mercados das empresas e entidades de todos os tamanhos, bem como a ajudar a sustentar o planejamento de suas ações. O IEMI tornou-se a principal fonte de informações para importantes setores da economia brasileira, como o têxtil, confeccionista, calçadista, moveleiro, entre outros, contribuindo para seu melhor desenvolvimento. |www.iemi.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira