Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/08/2017 - 07:10

Maturidade e autopreservação: o prazer vem com o aconchego

A idade madura para a pesquisadora Alice Schuch é a “fase sobremesa”, aquela etapa única da vida propícia à colheita do prazer. É na maturidade que o equilíbrio mais elevado da vida acontece pela experiência, pelas ilimitadas potencialidades de mudança e melhoramento. É a capacidade de autopreservação que acresce com o poder de autodeterminação. Todo o problema pessoal, em última análise, somente pode ser resolvido pelo próprio sujeito ao lutar ativa e energeticamente para conquistar melhor modo de vida e auto realização.

“Na prática, ao adentrarmos em um ambiente, poderíamos responder de pronto o que o local nos oferece? Saúde? Alegria? Me agrada? Me ama? Me acolhe? Me convém? Se estivermos atentas, percebemos fisicamente a mensagem ou imagem que aquele ambiente nos comunica, um sinal, uma intenção ou as pegadas do seu proprietário ou dirigente. Esse exercício é o do autoconhecimento, também o da autopreservação, desenvolvido com a maturidade no desenrolar dos anos”, explica Alice.

No segmento hoteleiro, o empresário e fundador da Cadeia de Hotéis Hilton, que leva seu nome, é um case da importância da acolhida e do aconchego. Ele deixava clara a sua mensagem aos clientes: “sei amar-te melhor do que tu mesmo, melhor do que a tua mãe, melhor do que o teu marido, porque sei acolher-te, porque sei oferecer-te melhor e mais”. Nesta visão, acomodando alegremente o seu público, construiu um império. “A intencionalidade do senhor Hilton é percebida pelos clientes ainda hoje”, comenta Alice Schuch.

Ainda sobre acolhimento, selecionar os ambientes que convém é um dote de natureza: as aves e os animais selecionam lugares onde encontram clima adequado para viver em segurança, alimento e água potável que lhes garantam saúde e bem-estar. Andam, nadam ou voam quilômetros para encontra-los — estão sempre atentos aos sinais biológicos — percebem e escapam do perigo, jamais esquecendo do fundamental exercício da autopreservação.

“Com o exercício de autoproteção, natural ou embasado no que traz conforto a si, construa prazer na sua vida. Aos maduros, a experiência favorece. O melhoramento é contínuo ao destino único que é o prazer, a ‘fase da sobremesa´”, conclui Alice.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira