Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2017 - 05:40

Instituições certificadas pela FGV se destacam no Enade

Com excelentes resultados nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), a Fundação Getulio Vargas (FGV) compartilha sua qualidade acadêmica com 28 instituições certificadas em todo o país. Na última edição do Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, essas unidades de ensino superior ficaram entre as 7% mais bem classificadas do país, sendo que 18 certificadas estão entre as cinco melhores de seus estados e nove conquistaram o primeiro lugar.

Criado em 2006, o Programa de Certificação de Qualidade FGV tem o propósito de levar a excelência da metodologia educacional da Fundação para todo o Brasil, em cursos de Administração e Economia. A FGV audita e certifica as instituições nos níveis institucional, docente e discente.

Pontos como a infraestrutura e o projeto pedagógico dos cursos, bem como a titulação dos professores e suas experiências profissionais são acompanhados de perto pelo corpo consultivo da FGV. Já o desempenho dos alunos é avaliado por meio de provas nacionais elaboradas por professores das escolas da Fundação. Quando os alunos se formam, recebem uma declaração de que seu curso tem qualidade chancelada pela instituição, o que confere maior empregabilidade e oportunidades profissionais devido ao reconhecimento do mercado de trabalho.

Superintendente do Programa de Certificação de Qualidade FGV, Ana Paula Borges Gonçalves ressalta que são realizadas visitas anuais in loco para acompanhamento da infraestrutura e do corpo docente das instituições participantes, assegurando a atualização e a excelência do ensino.

“Pelo fato de os materiais serem preparados pelos professores e pesquisadores do quadro técnico das escolas da FGV, os professores locais podem ter certeza da qualidade e atualização dos conteúdos. Ao terem acesso a esses materiais, aprimoram sua formação e se tornam docentes cada vez mais bem preparados”, explica Ana Paula Borges Gonçalves.

O Programa de Certificação da FGV atende a demanda por qualidade, especialmente em cursos de Administração, que registram grande interesse por parte dos estudantes. No final da década de 90, o Brasil tinha cerca de 900 instituições de ensino superior. Atualmente, elas já ultrapassam a marca das 1.900. Contudo, avaliações oficiais indicam necessidade de aprimoramento dos cursos.

“As instituições interessadas precisam estar alinhadas com o perfil do Programa, ou seja, precisam ter interesse em oferecer cursos de excelente qualidade, para alunos que querem desenvolver uma formação robusta em Administração e Economia e se diferenciarem no mercado de trabalho”, observa Ana Paula Borges Gonçalves.

O programa de certificação abrange, ainda, a realização de eventos nacionais para estimular a troca entre estudantes de diversas regiões do Brasil. Segundo a coordenação do programa, em outubro, será oferecido um curso de extensão “Negociação Eficaz na Prática”, no Rio de Janeiro, exclusivo para os alunos das certificadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira