Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2008 - 10:34

59% querem comprar um novo aparelho de TV nos próximos doze meses

E 40% dos que pretendem comprar uma TV nova em 2008 querem uma LCD, a maioria compraria uma TV pela Internet hoje, sem nenhuma problema.

O Instituto QualiBest acaba de finalizar uma pesquisa com 3.163 internautas, pertencentes às cinco regiões do Brasil, para avaliar o potencial de mercado e as características que determinam o consumo de aparelhos televisores no país. O estudo abordou quais os itens foram levados em consideração na hora da compra da última televisão, como preço, marca e polegadas do aparelho, as marcas mais lembradas, e os tipos e recursos da TV que gostariam de obter futuramente. Maioria quer comprar uma nova TV nos próximos 12 meses

Para os próximos doze meses, 59% dos respondentes têm a intenção de comprar um novo televisor e, desses, 40% comprariam o tipo LCD. As pessoas que pretendem comprar uma TV de Plasma, 35% têm renda entre R$2.400 e R$3.000 (contra 27% do total), e as que pretendem comprar um aparelho de tela plana com tubo, 24% têm renda de até R$1.200 (contra 18% do total).

O que as pessoas querem no seu próximo televisor - Segundo a pesquisa, 63% dos entrevistados gostaria de ter na sua próxima televisão a função menu na tela. Entre as outras características do aparelho, destaca-se também a conexão AV (entrada para vídeo) e potência de saída de áudio (mais importante para os entrevistados com menos de 19 anos), tecla SAP/MTS estéreo, função closed caption e conexão HDTV (para quem adquiriu um televisor há menos de um ano).

No momento da aquisição de sua próxima TV, 40% dos respondentes estão dispostos a pagar de R$ 700 a R$ 2.000 em um novo aparelho. E se puderem escolher entre três tipos de TV -plasma, LCD e projeção - 47% optariam pela TV LCD. Já 44% buscariam por uma TV de Plasma e apenas 7% por uma TV de Projeção, sendo que 2% não escolheriam nenhum desses tipos de aparelhos.

Para 51% dos respondentes, a sala de estar é o local da casa escolhido para colocar a nova TV.

Preço foi o fator mais importante no momento da escolha da última compra - De acordo com o estudo, para 68% dos entrevistados, o preço foi o critério mais importante no momento da escolha do último televisor adquirido, seguido pela marca/fabricante do aparelho (60%) e o tamanho/polegadas da TV (59%).

Ao comprar a televisão mais recente, a maioria já possuía outro aparelho. Conforme apontou o estudo, o antigo aparelho foi colocado em outro cômodo do imóvel em detrimento do novo.

Lojas de eletrodomésticos foram as mais procuradas na última compra - As lojas de eletrodomésticos e eletro-eletrônicos foram os locais onde se verificou a maior incidência de compra do último televisor (61%). Os hipermercados ficaram em segundo lugar, com 16%, seguidos das lojas virtuais, opção destacada por 10% dos entrevistados.

A maioria das pessoas entrevistadas (60%) compraria uma TV pela Internet hoje, sendo que essa opção de compra é maior no público masculino (67%) e com renda entre R$ 6.001 e R$ 9.000 (78%).

Ranking das marcas - O estudo apontou as marcas de televisão que serão levadas em consideração, pelos internautas, na hora da compra, com destaque para a LG, escolhida por 70% dos entrevistados, por considerarem a marca mais jovem, moderna e a que mais cresceu nos últimos tempos. A segunda marca foi a Samsung (57%) seguida de um empate, com 56%, entre Philips e Sony.

Dentre as marcas preferidas de televisão, a liderança ficou também com a LG, com 21%, seguida pelas marcas Semp Toshiba e Sony (17%), Philips (16%), Samsung (6%) e Panasonic (5%).

Perfil da base: quantidade de aparelhos x polegadas - Atualmente, 35% das pessoas entrevistadas possui dois aparelhos de televisão, comprados há aproximadamente um ou dois anos. Já 30% da base tem três televisores, alguns deles adquiridos há um ano ou menos e, 19%, possui apenas um, tendo esta parcela comprado o último aparelho três anos atrás.

Quem desfruta de quatro ou mais televisores são as pessoas com renda superior a R$6.000, e o aparelho mais novo que possuem em casa têm em média dois anos.

Em relação ao tamanho do aparelho, entre os respondentes que possuem televisão convencional, 64% possuem a de 20 polegadas, 48% a de 29 polegadas, e 45%, a de 14 polegadas. Já entre os que possuem outros tipos de televisão, 60% tem TV de tela plana de 29 polegadas; 27%, TV de LCD de 32 polegadas; 45%, TV de Plasma de 42 polegadas; e 7% tem TV de Projeção, cuja polegada não está entre 42 e 51 polegadas.

Dados da Pesquisa.: Coleta: Questionário enviado via web, de auto-preenchimento, a amostra foram realizadas 3.163 entrevistas em todo o Brasil a partir da base de dados de pessoas, de todas idades e classes ABC, que se cadastraram no site do QualiBest. Campo: Janeiro/Fevereiro - 2008

Perfil.: Instituto QualiBest - Há oito anos no segmento de pesquisas de mercado via Internet, o Instituto QualiBest já conta com mais de 70 mil usuários cadastrados em todo o país e oferece uma série de ferramentas que podem servir como subsídio para futuras reportagens, tais quais: pesquisas quantitativas, discussões digitais, painéis on-line, relatórios de e-commerce, entrevistas dirigidas sobre mercados específicos, testes de qualidade de sites, estudos sobre posicionamento e reposicionamento de marcas e imagens, além de testes e estudos sobre a eficácia de campanhas publicitárias. Entre as organizações que já realizaram pesquisas com o Instituto QualiBest destacam-se as agências F/Nazca, JWT, Loducca e Lowe, Banco Panamericano, Banco Real, Basf, Abott, Intel, Telefônica, Nokia e Samsung, GloboSat, Redecard,Senac. | Site: www.qualibest.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira