Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2017 - 07:59

SUEZ investe na produção de proteínas de insetos para fins industriais

O grupo e outras empresas vão financiar a primeira unidade industrial da NextAlim que, desde 2014, pesquisa o uso de insetos para transformar resíduos alimentares em proteína e óleo para o mercado de nutrição animal e biodiesel.

O Grupo SUEZ é um dos players industriais que estão financiando a construção da primeira unidade industrial da NextAlim, em Poitiers, na França. A NextAlim pesquisa desde 2014 o uso de insetos que transformam resíduos alimentares em proteínas e óleo para as indústrias de nutrição animal e de bioenergia. Já foram investidos mais de 10 milhões de euros no projeto pioneiro da entomocultura industrial, no qual larvas da mosca Hermetia Illucens ou Black Soldier Fly são criadas e nutridas com resíduos alimentares. Os insetos realizam um extraordinário trabalho de bioconversão eliminando o nitrogênio e gerando proteínas e óleo que podem interessar múltiplos setores, entre eles, o de fertilizantes orgânicos, nutrição animal e química verde. O insumo será oferecido ao mercado em 2018.

Insetos, um caminho para o futuro da gestão de recursos orgânicos — Em resposta ao desperdício de alimentos, estimado em mais de 88 milhões de toneladas/ano só na Europa, estão sendo desenvolvidas soluções de recuperação de proteína para complementar o potencial oferecido pela compostagem. A criação industrial e controlada de larvas Black Soldier Fly responde concretamente às apostas do setor orgânico e abre novas oportunidades para economia circular.

"Era necessário encontrar parceiros industriais reconhecidos, para quem esse setor apresentava perspectivas reais de desenvolvimento," diz Jean-François Kleinfinger, presidente da NextAlim. "As complementaridades com os nossos novos acionistas prometem algumas sinergias comerciais e operacionais que contribuirão tanto para apoiar nossa implantação em Poitiers quanto para realizar nossa ambição internacional".

SUEZ continua investindo em soluções inovadoras na economia circular — "Estamos muito satisfeitos em apoiar o desenvolvimento do NextAlim, uma start-up francesa que recupera materiais orgânicos de forma promissora," diz Loïc Voisin, diretor de Inovação, Marketing e Desempenho Industrial do Grupo SUEZ. "Está de acordo com a estratégia da SUEZ ser líder na recuperação de resíduos orgânicos na Europa". Em 2016, o Grupo vendeu mais de 500 mil toneladas de composto padrão na agricultura na França, produzindo 31 GWh de eletricidade e 19 GWh de energia térmica a partir de resíduos orgânicos.

A SUEZ — Estamos na era da Revolução dos Recursos. Em um mundo que enfrenta um alto crescimento demográfico, urbanização desenfreada e escassez de recursos naturais; garantir, otimizar e renovar os recursos é essencial para nosso futuro. A SUEZ presta serviços de tratamento de águas residuais a 58 milhões de pessoas, totalizando 882 milhões de m3 de águas residuais reutilizadas. A SUEZ também recupera 16,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, produz 3,9 milhões de toneladas de matérias-primas secundárias e 7 TWh de energia renovável local. Além disso, evita emissões de gases do efeito estufa de 9,5 MtCO2e para seus clientes. Com quase 84 mil funcionários, a SUEZ está presente em cinco continentes e é um dos principais atores da economia circular para o gerenciamento sustentável de recursos. A SUEZ gerou receita total de 15,3 bilhões de euros em 2016.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira