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28/03/2008 - 11:03

Licitação inédita permite ligação da Barra à Baixada


O governador Sérgio Cabral assinou dia 27 de março, contrato de exploração da linha de ônibus Duque de Caxias – Barra da Tijuca, com integração Magé- Barra da Tijuca. A operação dos trechos será realizada pelas empresas Santo Antônio e Viação Santa Cruz. Esta é a primeira vez que o Governo do Estado realiza uma concorrência pública na Região Metropolitana com outorga remunerada. A concessão, que terá prazo de 15 anos, vai permitir que o estado do Rio arrecade cerca de R$ 15 milhões. Segundo Cabral, o montante terá um importante fim: será usado na recuperação do trecho Guapimirim-Magé.

- Não tenho a menor dúvida que será um grande sucesso a exploração da linha de ônibus Duque de Caxias – Barra da Tijuca, com integração Magé-Barra da Tijuca. Faço questão de fazer a primeira viagem da Baixada Fluminense para a Barra da Tijuca. Hoje é um dia em que todos nós ganhamos. Esta verba, de cerca de R$ 15 milhões, será utilizada para a recuperação do trecho Guapimirim-Magé. Estes recursos não vão para a fonte do tesouro, para superávit fiscal do estado. Isto vai para ajudar o povo de Guapimirim e Magé – afirmou o governador.

Cabral destacou o empenho do presidente do Detro, Rogério Onofre, para garantir a organização das linhas de transporte público e combater a ilegalidade de vans no estado do Rio. E lembrou que a busca pela ordem pública tem sido prioridade em várias frentes de trabalho de sua gestão, como por exemplo a revitalização de comunidades carentes, entre outros projetos governamentais.

- O trabalho de Rogério Onofre é um trabalho extraordinário. O combate à ilegalidade no Detro é impressionante. Ouvi durante toda a minha vida pública a questão do trajeto entre a Barra da Tijuca e a Baixada Fluminense. Ouvi os testemunhos da população. Nós iniciamos este processo, tudo tem que começar, o passo mais difícil é o primeiro passo - complementou.

De acordo com o Detro (Departamento de Transportes Rodoviários), a licitação realizada estabelece contrato cujas empresas de ônibus pagarão 50% do valor da concessão (R$ 7.230.168,34) e o restante será pago em 12 parcelas. Segundo o presidente do Detro, Rogério Onofre, dentro de 15 dias, o departamento irá apresentar estudos de licitação para os municípios onde até agora não houve licitante.

Vantagens para a população - Os veículos partirão dos principais terminais rodoviários dos dois municípios da Baixada Fluminense diretamente para o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. A frota utilizada será composta por 50 ônibus urbanos equipados com ar-condicionado e com idade-limite de dois anos de uso. Além disso, para facilitar a acessibilidade, no mínimo 10% da frota, ou seja, seis veículos, devem ser adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais, medida inédita no estado. A previsão é de que as linhas entrem em operação no prazo máximo de 90 dias.

- Do ponto de vista jurídico esta licitação é inédita. A última licitação data de oito anos, no trecho Teresópolis-Rio das Ostras. Com relação ao número de passageiros existem várias vantagens. Serão cerca de 394 mil pessoas transportadas mensalmente, haverá redução tarifária de Caxias até a Barra na faixa de 32%, e entre Magé e Barra da Tijuca, na faixa de 16%. Reduziremoso valor e tempo gasto no trajeto, além de dar uma contribuição muito grande para o fluxo de veículos. Muitos vão usar o transporte coletivo. O centro de recepção será o Alvorada, mas estamos pensando em outras alternativas – destacou o presidente do Detro, Rogério Onofre.

As empresas vencedoras mantiveram os valores das tarifas propostos pelo Detro. No trajeto Duque de Caxias – Barra, a passagem custará R$ 3,90 - 32% a menos do que os R$ 5,70 gastos hoje pelos passageiros que realizam este percurso em ônibus urbano, sem ar-condicionado e fazendo baldeação. Entre Magé e Barra da Tijuca, o custo da viagem cai 16%, passando de R$ 11,22 para R$ 9,41. Em ambos os casos, o usuário terá uma economia de R$ 108,60 por mês e R$ 1.303,20 ao ano. De acordo com dados do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), essa linha beneficia 394.520 passageiros por mês.

Também estiveram presentes à solenidade de assinatura o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, os secretários de Transportes, Julio Lopes, e de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, e o presidente da Fetransport, Lelis Marcos Teixeira, além dos representantes da empresa Transportes Santo Antônio, Isaac de castro Barbosa Filho, e da Viação Vera Cruz, José Alberto Barbosa, entre outras autoridades.

Veja os trajetos que entrarão em operação: Duque de Caxias – Barra da Tijuca com integração para Magé | Duque de Caxias – Barra da Tijuca

Saída de Duque de Caxias: Ponto Inicial – Terminal Rodoviário do Shopping Center de Duque de Caxias (Centro de Duque de Caxias), Rua José Alvarenga, Rua Mariano Sendra dos Santos, Avenida Presidente Kennedy, Avenida Bulhões Marcial, Via Expressa Presidente João Goulart (Linha Vermelha), Avenida Governador Carlos Lacerda (Linha Amarela), Avenida Ayrton Senna da Silva, Ponto Final – Terminal Rodoviário Alvorada (Barra da Tijuca).

Saída da Barra da Tijuca: Ponto Inicial – Terminal Rodoviário Alvorada (Barra da Tijuca), Avenida Ayrton Senna da Silva, Avenida Governador Carlos Lacerda (Linha Amarela), Via Expressa Presidente João Goulart (Linha Vermelha), Rua Bulhões Marcial, Avenida Presidente Kennedy, Rua Raimundo Lourenço da Silva, Ponto Final – Terminal Rodoviário do Shopping Center de Duque de Caxias (Centro de Duque de Caxias)

Magé – Duque de Caxias - Saída de Magé: Ponto Inicial – Terminal Rodoviário Municipal de Magé, Rua Coronel Macieira, Rua Coronel Lesbão, Rua Comendador Reis, Avenida Padre Anchieta, Rua Presidente Castelo Branco, Rua Hilda Portela, Rua João Valério, Rua Doutor Domingos Belize, Avenida Simão da Motta, Rodovia BR-493, Rodovia BR-116, Rodovia BR-040 (Rodovia Washington Luiz), Avenida Brigadeiro Lima e Silva, Praça Roberto Silveira, Viaduto Paulo Lins, Avenida Presidente Kennedy, Rua Doutor Raimundo Lourenço, Ponto Final – Terminal Rodoviário do Shopping Center de Duque de Caxias (Centro de Duque de Caxias).

Saída de Duque de Caxias: Terminal Rodoviário do Shopping Center de Duque de Caxias (Centro de Duque de Caxias), Avenida José dos Santos Vieira, Avenida Presidente Kennedy, Viaduto Paulo Lins, Praça Roberto Silveira, Avenida Presidente Vargas, Avenida Marechal Floriano Peixoto, Rua Silva Fernandes, Avenida Brigadeiro Lima e Silva, Viaduto Maracanã, Rodovia BR-040 (Rodovia Washington Luiz), Rodovia BR-116, Rodovia BR-493, Avenida Simão da Motta, Rua Coronel Macieira, Ponto Final – Terminal Rodoviário Municipal de Magé. | Foto: (esq./dir.) Presidente do DETRO, Rogério Onofre; governador do Rio, Sérgio Cabral; secretario de transportes, Julio Lopes; Deputado estadual Marcelo Simão; vice-governador e secretário de obras públicas, Luiz Fernando Pezão; José Alberto Barbosa da Viação Vera Cruze e Isaac de Castro Barbosa Filho da transporte Santo Antonio, durante ato de assinatura do Contrato de Concessão das linhas de ônibus ligando Duque de Caxias e Magé à Barra da Tijuca. | Por: Julia de Brito e Ascom/Detro

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