Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2017 - 07:57

Redes sociais podem ser aliadas da comunicação das franquias

O uso de redes sociais pode ser considerado um artifício muito importante para o franchising, em todas as esferas, seja para o franqueado ou a franqueadora. Isso acontece porque serve como fonte de comunicação interna ou externa, beneficiando os dois lados.

Essas redes podem e devem ser utilizadas para atrair novos franqueados de maneira proativa e eficiente, seja fazendo buscas em grupos ou utilizando hashtags. Assim fica mais fácil identificar possíveis franqueados, que se interessam pela ideia da marca ou produto, sem precisar esperar que eles busquem a franqueadora espontaneamente.

Para o caso de redes com unidades espalhadas por todo o país, dificultando a presença constante e encontro entre os franqueados, criar um blog, por exemplo, pode ser eficiente para a comunicação interna, aproximando franqueados entre si e à própria franqueadora. Essa prática também estimula a troca de ideias e experiências que podem ser utilizadas em toda a rede. Porém, por haver troca de informações muitas vezes estratégicas e confidenciais, é necessário criar uma plataforma com acesso restrito.

A comunicação externa também pode ser feita por meio das redes sociais, com interação com clientes e, desta forma, impulsionar os negócios com ações de marketing mais abrangentes e eficazes. O ideal é que haja uma página centralizada que promova as ações com o público externo, mantendo uma padronização entre todas as unidades e tornando fácil o controle do que é postado.

Porém, é comum que franqueados queiram criar páginas personalizadas para falar diretamente com seu público. Nestes casos é interessante criar um manual de comunicação da franquia com orientações ao franqueado para padronizar as publicações e não perder características primordiais da rede, descaracterizando a marca.

. Por: Milena Lidor, diretora da Franquear Estratégia e Gestão de Negócios. Formada em Administração de Empresas, a profissional atua no planejamento e execução de cada projeto da operação junto aos clientes, inclusive implantando projetos como Universidade Coorporativa, Programas de Excelência e Conselhos de Franqueados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira