Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2008 - 11:10

Fugini investe em nova planta fabril e desenvolve a exclusiva linha prato pronto

Empresa entre as líderes em atomatados e forte em doces investe R$ 6,2 milhões na implementação de refeição completa, pronta para o consumo, sem necessidade de refrigeração.

Um divisor de águas. Assim é o lançamento da linha Prato Pronto para a Fugini, empresa reconhecida pela ousadia e inovação em seus produtos. Pioneira em atomatados na embalagem sachê, está sempre atenta à qualidade e desenvolvimento de alimentos que oferecem praticidade, rapidez no preparo e, principalmente, que ofereçam nutrientes importantes para o dia-a-dia. “Esta linha não é somente um lançamento de produtos. É totalmente inovadora, sem similar no mercado, que demandou três anos de investimentos para ser desenvolvida, requerendo inclusive a construção de uma unidade fabril”, explicou o diretor-presidente Auro Ninelli.

Nestes três anos, a empresa investiu cerca de R$ 6,2 milhões – em pesquisas, análises técnicas, desenvolvimento, construção fabril e maquinários – para lançar a linha Prato Pronto na mesma tecnologia dos alimentos infantis, com esterilização dentro da própria embalagem (especial e importada). São seis refeições completas para o consumo, que dispensam refrigeração e requerem somente dois minutos no microondas para aquecê-los: lasanha à bolonhesa; ravioli de carne com molho de tomate ; capeletti de frango ao sugo; penne ao molho de tomate; sopa de capeletti de frango; e sopa de legumes com macarrão e carne. Todos utilizam ingredientes de alta qualidade, com carnes nobres (origem e gordura controladas), massas frescas (somente o penne é grano duro) e molhos de tomate Fugini. São pratos naturais e sem conservantes. “Representantes do FDA (Food and Drug Administration - agência norte-americana que regula produtos alimentícios e farmacêuticos) e do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) já visitaram e aprovaram a fábrica”, disse Ninelli.

No ano passado, a Fugini conquistou o reconhecimento do mercado e foi apontada entre as melhores marcas por pesquisas da LatinPanel e da Nielsen. “Estas pesquisas comprovam nosso empenho em elaborar produtos de qualidade, em embalagens práticas e modernas e tradição em oferecer preços competitivos. Nossa empresa estuda a necessidade do mercado para elaborar produtos inovadores e que suprem a demanda do consumidor. Também somos rígidos ao buscar os melhores fornecedores do país e do exterior, e investimos muito em know-how para garantir textura, aroma e sabor aos nossos produtos”, afirmou o diretor-presidente da Fugini.

Uma história de sucesso - Inaugurada em janeiro de 1996, na cidade de Monte Alto, Estado de São Paulo, em uma região de grande tradição agroindustrial, a Indústria Alimentícia Fugita tinha 15 funcionários e apenas duas linhas de produção: goiaba em calda e polpa de goiaba. Tornou-se Fugini somente no final do ano de 2002, quando deixou de ser simplesmente prestadora de serviços e passou a vender seus próprios produtos, alterando o perfil de participação no mercado. Entre as mudanças, a principal aconteceu na administração da empresa, que neste momento recebeu Auro Ninelli como sócio e diretor e passou a administrá-la ao lado de Cristina Fugita Abrahao.

A empresa comprou a marca Amendocrem, também começou a produzir e comercializar produtos da marca Cica, sob licença da Unilever. A operação iniciou oficialmente no mercado em março de 2003 e em setembro foi lançada a marca Fugini com os atomatados. E a Fugini faturou 26 milhões contra 5 milhões em 2002 e alcançou a marca de 180 funcionários. Nos anos seguintes, a empresa ampliou ainda mais seu faturamento: 67 milhões (2004), 80 milhões (2005), 93 milhões (2006) e em 2007 a previsão e de R$ 118 milhões.

Hoje a linha de atomatados representa 60% das vendas sendo que os doces, o Amendocrem, polpas e bases de frutas para sucos que fornecemos para diversas empresas nacionais e internacionais, representam os outros 40%. “Estamos investindo pesadamente em infra-estrutura e equipamentos de produção e na implantação de sistemas e processos de gestão”, revela Auro Ninelli. “Estamos também investindo em melhorias no ambiente de trabalho e treinamento para os funcionários. Implantamos na empresa alguns sistemas de gestão de qualidade que nos permitem atuar no mercado nacional e internacional”, completa.

Embalagem sachê impulsiona as vendas - O motivo deste sucesso vem se confirmando há dois anos por conta de alguns diferenciais de atuação, como na linha de molhos prontos e extratos colocando a disposição de seus consumidores a inovadora embalagem em formato sache. Fabricada em plástico metalizado com multicamadas, a embalagem sache facilita o manuseio, tornando o produto mais funcional e preservando o valor nutricional do alimento. Tudo isso com muita economia. Segundo o gerente nacional de vendas da Fugini, Eduardo Santos, as embalagens plásticas oferecem muitas vantagens ao consumidor, a começar pela preservação da qualidade do produto. “Não há alteração na qualidade nem em suas características físico, químicas, organolepticas ou microbiológicas”, garante o profissional. “Além de proteger o alimento contra luz e oxigênio, esta prática embalagem é mais compacta e maleável, portanto, mais fácil de guardar e, após aberta, não ocupa lugar na geladeira. Até no descarte ela é mais funcional, pois ocupa menor espaço físico quando vazia. Sem dizer que, mesmo que sofram impactos como, por exemplo, cair no chão”, ressalta o executivo.

Outra grande vantagem desta embalagem é a economia, pois seu material tem um custo menor que o vidro ou a lata, o que acaba influenciando no valor final do produto. Os produtos Fugini que ganharam a nova versão em embalagem plástica são o molho light 340g, extrato de tomate 350 e 190 g, molho de tomate tradicional 340 g e 2kg, molho manjericão 340 g, molho pizza 340 g, molho bolonhesa 340 g e polpa de tomate 340 g. A empresa prepara o lançamento dos molhos especiais Calabresa, Ervas Finas, Champignon e Azeitona. || Site www.fugini.com.br ou pelo telefone 0800-702-4337 (ligação gratuita).

Perfil da Fugini - Atualmente a Fugini Alimentos figura entre os cinco líderes de mercado no segmento de atomatados, segundo pesquisas da Nielsen e da Latin Panel. A empresa lidera o segmento de atomatados em embalagens sachê (stand-up pouch), oferecendo o mais variado e completo mix de produtos.

Além dos atomatados, a Fugini Alimentos oferece ampla linha de doces como: goiabada, geléias de frutas, marrom glacê, marmelada, frutas em calda. O destaque é a tradicional pasta de amendoim Amendocrem, que recentemente ganhou duas novas versões: creamy (cremosa) e crunch (com pedaços de amendoim) e a embalagem reestilizada.

Solidificada no final do ano de 2002, quando deixou de ser simplesmente prestadora de serviços e passou a vender seus próprios produtos, alterando o perfil de participação no mercado, a Fugini adquiriu vários sistemas de garantia de qualidade certificados por laboratórios nacionais e internacionais, além de um centro de atenção ao consumidor, atitudes que confirmam o compromisso de sua diretoria, colaboradores e fornecedores com a qualidade de seus produtos e plena satisfação do consumidor. É atualmente um importante participante do mercado brasileiro, atuando de Norte a Sul, e com exportação para vários países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira