Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2017 - 07:49

As preocupações com conectividade deverão ser abordadas para liberar o potencial da IoT no setor de energia

A pesquisa revela que 54% das empresas de energia encontram desafios na conectividade necessária para a IoT 24% dos entrevistados concordaram que as questões de conectividade ameaçam afetar suas implantações de IoT.

As empresas de energia terão que lutar muito para tirar o máximo valor da Internet das Coisas (IoT) sem terem acesso a uma conectividade de alta velocidade confiável e radicalmente melhorada. É o que mostram pesquisas independentes encomendadas pela Inmarsat (LSE:ISAT.L) que descobriram que, enquanto a maioria esmagadora das empresas de energia estão implantando ou desenvolvendo soluções IoT, as baixas taxas de conectividade impedem que elas obtenham as vantagens plenas que a IoT pode proporcionar.

Entrevistados de 100 grandes empresas de energia de todo o mundo para o relatório ‘The Future of IoT in Enterprise - 2017’ da Inmarsat descobriram que a falta de conectividade surgiu como o principal obstáculo que as empresas de energia enfrentam ao implantar a IoT. Mais de metade (54%) dos entrevistados citou a conectividade como um grande desafio, um percentual significativamente maior do que o daqueles que citaram habilidades e segurança cibernética como desafios (35% e 27%, respectivamente). A falta de conectividade de alta velocidade pode restringir o acesso dessas empresas ao valor total oferecido pela IoT, potencialmente tornando-as incapazes de coletar e analisar dados.

É preocupante que 24% dos entrevistados concordaram que as questões de conectividade ameaçavam afetar seus projetos de IoT antes mesmo de iniciarem, enfatizando os desafios de conectividade enfrentados pelo setor.

Chuck Moseley, Diretor Sênior da área de Energia da Inmarsat Enterprise, comentou a respeito do significado das respostas: “A IoT desempenhará um papel crucial na transformação digital do setor de energia. A conectividade de alta velocidade é fundamental para uma solução bem-sucedida e rentável de IoT para garantir a coleta e transmissão de grandes volumes de valiosos dados vindos de sensores para serem analisados. Sem essa conectividade e a transferência de dados em tempo real, as empresas de energia não poderão analisar seus dados e extrair valiosos insights.

“Os sensores conectados podem coletar dados vitais em uma ampla gama de aplicativos, proporcionando às empresas de energia uma oportunidade sem precedentes de melhorar a segurança, aumentar a eficiência operacional e reduzir os custos de produção. Por exemplo, produtores de petróleo e operadores de oleodutos poderão usar sensores para monitorar centenas de poços em tempo real para entender a quantidade e a qualidade do óleo e gás extraído ou transferido. Eles também poderão monitorar o tempo de inatividade, um comportamento incomum ou mesmo vazamentos acidentais, colocando-os em uma posição mais favorável para tomar medidas preventivas. As empresas de energia que desejarem usar a IoT desta maneira precisarão ter um fluxo de dados constante e ininterrupto para tomar decisões bem fundamentadas sobre suas operações mas, para conseguir isso, é necessário ter acesso a uma rede de comunicações robusta e confiável”, continuou.

Identificando o papel que as redes de comunicações por satélite desempenham no desenvolvimento da IoT, Moseley concluiu: “A localização remota de muitos locais de produção e oleodutos significa que as redes celulares e terrestres tradicionais nem sempre proporcionam uma conectividade confiável e estável. As redes de comunicações por satélite podem se revelar inestimáveis na implantação de soluções de IoT, oferecendo uma conectividade constante, confiável e resiliente. A rede de comunicações por satélite da Inmarsat pode fornecer conectividade verdadeiramente global e de alta velocidade em qualquer localidade e coletar grandes volumes de dados com 99,9% de tempo de atividade, permitindo que as empresas de energia foquem na inovação e no desenvolvimento continuado da IOT e embarquem na transição para a Quarta Revolução Industrial”.

Perfil — A Inmarsat Enterprise está habilitando o mundo conectado. Com um foco na oferta de conectividade por satélite e soluções de IoT para empresas terrestres, a Inmarsat Enterprise opera globalmente em diversos setores como tecnologia agrícola, ajuda internacional e ONGs, energia, mídia, mineração e transporte.| www.inmarsat.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira