Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2008 - 11:28

Sistemas de Tubulação e Drenagem Pluvial para Edifíciosserão destaque na 16ª FEICON


No início de abril (de 8 a 12) acontecerá a mais importante feira do setor da construção: a 16ª Feira Internacional da Construção — Feicon. Lá estarão expostas as últimas novidades do mercado de construção civil de vários países, e com destaque para a indústria brasileira. Uma novidade promete surpreender em tecnologia durabilidade e segurança: A Linha Predial de tubos e conexões de ferro fundido e o Sistema EPAMS de Drenagem Pluvial da Saint-Gobain Canalização – empresa com sede e indústria no Rio de Janeiro e muitos trabalhos desenvolvidos no Brasil e América Latina.

Linha Predial SMU de tubulações Saint-Gobain Canalização - A Saint-Gobain Canalização desenvolveu uma solução para as tubulações de edifícios e seus escoamentos, resolvendo problemas como barulhos indesejáveis, vazamentos, resistência ao fogo, tempo de instalação e corrosão, sem deixar de lado a preocupação com o meio-ambiente e com a durabilidade dos produtos.

O ferro fundido é o material empregado na fabricação dos tubos e conexões. Os tubos são submetidos a um tratamento térmico para alívio de tensões, lhes conferindo melhor comportamento mecânico.

O ferro fundido é um material de elevada resistência mecânica, à corrosão e reciclável. A montagem da tubulação é totalmente mecânica, podendo uma instalação ser remontada sem o desperdício de nenhum tubo ou peça, já que não usa cola. Para interligar os tubos e conexões, utiliza-se uma abraçadeira de aço inoxidável provida de um anel de borracha, concedendo à tubulação uma propriedade única de ajuste: a deflexão angular, que permite efetuar curvas no traçado que a tubulação seguirá.

Outro processo térmico exclusivo é a ferritização, em que é elevado o teor de ferrita, aumentando ainda mais a resistência do material. Ainda outro ponto interessante é a baixa “dureza” que confere aos tubos Saint-Gobain Canalização, maior facilidade de cortes e manuseio, proporcionando maior rapidez de montagem e durabilidade às ferramentas usadas para esses cortes.

O ferro fundido é incombustível e fabricado sem o emprego de hidrocarbonetos. A aplicação de revestimento de resina epóxi, impede a oxidação, conferindo longevidade às instalações. A massa superficial dos tubos e conexões de ferro fundido, além do emprego dos anéis de borracha, diminuem barulhos indesejáveis, proporcionando até 10 dB a menos de ruídos do que materiais sintéticos.

Sistema EPAMS de drenagem pluvial - Uma grande alternativa apresentada pela Saint-Gobain Canalização é o inovador sistema de drenagem pluvial que dispensa numerosas colunas presentes nas edificações e não necessita declividade das redes, trabalhando com seção plena. Além disso, o tempo de instalação é muito menor, contribuindo também para a redução de custos da instalação. A solução pode ser aplicada em fábricas, depósitos, shopping centers, aeroportos, hotéis, estádios, supermercados, CDs, entre outras edificações.

A presença de ar nas tubulações é o princípio fundamental de qualquer sistema de drenagem por gravidade. O escoamento da água com entrada de ar, provoca o conhecido efeito “rodamoinho”, tecnicamente chamado vórtice. Devido aos cálculos e considerações técnicas, as tubulações são numerosas e de diâmetro elevado, consequentemente problemas técnicos podem ser causados.

Usando o Teorema de Bernouilli, são consideradas durante o escoamento, as variações da pressão da água entre dois pontos do sistema e leva-se em consideração a energia mecânica gerada pelo próprio sistema. Um sistema de captação com design anti-vórtice impossibilita a entrada de ar na tubulação, gerando assim uma pressão negativa e o efeito de sucção. Sem rodamoinhos e sem perda de espaço de drenagem que era ocupado pelo ar, a captação de água é feita com a tubulação cheia, os diâmetros são otimizados e o número de colunas é diminuído consideravelmente. A declividade convencional é eliminada, facilitando as instalações com a eliminação ou redução das interferências.

Por fim, é efetuada uma análise técnica detalhada da área superficial a ser drenada, inclinação e geometria da cobertura; altura e isometria da construção; natureza da estrutura de suporte; material do telhado/cobertura; e índice pluviométrico máximo. Com essas informações, é possível especificar e dimensionar o número de captadores a serem utilizados, os diâmetros das tubulações de sistema EPAMS, e as pressões positivas e negativas envolvidas.

Empreendimentos tais como os Aeroportos de Congonhas e Guarulhos, Hospital Dante Pazzanese, Hospital Albert Einstein, Empresas de logística, já adotaram o sistema e usufruem dessa solução inovadora Saint-Gobain Canalização.

Um diferencial da Saint-Gobain Canalização é o fato de uma equipe técnica efetuar o dimensionamento do sistema EPAMS de drenagem e acompanhar a obra desde o início, verificando a localização das redes e colunas. Todo processo é executado em parceria com as empresas Projetistas e ao final da montagem, é emitido um “Certificado de Conformidade das Instalações”, que confere confiabilidade ao Sistema.

Perfil da Saint-Gobain Canalização - A Saint-Gobain Canalização faz parte de uma organização global que tem mais de 300 anos de história. Emprega 1.232 funcionários nas fábricas de Barra Mansa (RJ) e Itauna (MG) e sua capacidade de produção anual é de 180 mil toneladas de produtos.

O Governo Federal já anunciou que pretende investir R$ 40 bilhões em obras de saneamento e fornecimento de água até 2010. A Saint-Gobain Canalização se apresenta como empresa capaz de atender às necessidades previstas pelo programa e aos projetos em andamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira