Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2017 - 07:32

BNDES participa da discussão sobre internet das coisas no 61º Painel Telebrasil

Diretor do Banco falará sobre os fundamentos do Plano Nacional de IoT liderado pelo BNDES e MCTIC e os impactos esperados. Entrega do estudo que será a base do Plano de IoT está previsto para o dia 3/Out, em São Paulo, durante a Futurecom.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) participa do 61º Painel Telebrasil (Telebrasil 2017), que será promovido na próxima terça-feira, 19, e quarta, 20, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília, pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), com organização da Teletime. O principal evento anual do setor de telecomunicações discutirá a implantação da internet das coisas (IoT, do inglês internet of things) no Brasil, desde a elaboração do Plano Nacional de IoT, capitaneada pelo Banco e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), até os aspectos regulatórios e de conectividade dessa revolução tecnológica, temas caros ao público do evento.

Na abertura, o diretor de Planejamento, Crédito e Tecnologia do BNDES, Carlos Da Costa, falará tanto dos fundamentos que sustentam o plano — entre os quais, o engajamento de atores desde o princípio; estabelecimento de visão, objetivos claros e desafiantes; transparência com sistema de monitoramento e aprendizagem; e a articulação de atores de fomento em torno de uma agenda de desafios — quanto do potencial de impacto de IoT para o País, incluindo o apoio a iniciativas como o “hospital 4.0”, que reduzem filas de atendimento, custos de operação e a infecção hospitalar, entre outros indicadores.

Plano Nacional de IoT — Selecionado no ano passado por chamada pública do BNDES, o consórcio McKinsey/Fundação CPqD/Pereira Neto Macedo está conduzindo os estudos para elaboração do plano. A primeira fase dos estudos, concluída em março, foi de diagnóstico, para obter uma visão geral do impacto da IoT no Brasil, entender as competências nacionais de tecnologia da informação e comunicação e definir as aspirações iniciais para IoT no Brasil.

A segunda etapa, de seleção e priorização das temáticas verticais e horizontais, foi concluída em maio. Em junho, foi iniciada a terceira e última fase dos trabalhos, que resultará na elaboração da visão e do plano de ação para o período de 2017 a 2022.

Os estudos deverão ser concluídos ainda neste mês e os relatórios finais entregues em outubro, a entrega do estudo prevista para o dia 3/Out, durante a Futurecom, maior feira de TIC do país. A partir desse momento, MCTIC e BNDES definirão a priorização das iniciativas a serem adotadas, com o suporte do consórcio vencedor. O lançamento do Plano Nacional de IoT 2018-2022, de responsabilidade do MCTIC, está previsto ainda para 2017.

O BNDES entende no plano uma oportunidade de atuar como indutor e apoiador das iniciativas previstas no estudo, bem como o de rever e aperfeiçoar seus instrumentos de apoio para inovação nas áreas de cidades, rural, indústria e saúde.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira