Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2008 - 11:41

Siscomex Carga: Receita Federal esclarece dúvidas da comunidade portuária

A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), Rio Grande do Sul, foi o local escolhido pela Receita Federal para reunir a comunidade portuária e esclarecer possíveis dúvidas a respeito do Siscomex Carga, novo sistema que entrará em operação a partir do próximo dia 31.

Recentemente a Receita Federal, promoveu treinamento nacional sobre Siscomex Carga para intervenientes de comércio exterior, visando à implantação do sistema em todas as unidades portuárias brasileiras. Em Rio Grande, a comunidade portuária recebeu duas semanas de treinamento.

Conforme o inspetor-chefe da Alfândega, José Carlos Barbosa, a implantação do Siscomex Carga irá acelerar a tramitação de cargas pelos portos e aumentar a eficácia na segurança e no controle aduaneiro. "Estamos realizando neste dia 27 de março, reunião para sanar as dúvidas da comunidade portuária de Rio Grande, que já foi devidamente treinada, preparando-os para o novo sistema que em breve entrará em operação", salientou Barbosa.

O Siscomex Carga é o sistema que integrará os sistemas Mercante e Siscomex. Trata-se de um sistema público de controle informatizado da movimentação de embarcações, cargas e unidades de carga em portos nacionais alfandegados, cujo principal objetivo é garantir o total controle de entrada e saída das embarcações e cargas no embarque, desembarque, trânsito aduaneiro, baldeação e de passagem nos portos brasileiros, tanto no longo curso quanto na cabotagem. É ainda objetivo do novo sistema, melhorar o controle das cargas que entram, saem e passam pelo Brasil, combatendo fraudes e reduzindo o fluxo de papel manuseado pelos fiscais da Receita Federal do Brasil.

A integração dos sistemas vai permitir ainda a redução do tempo de logística e dos custos envolvidos nos procedimentos de importação exportação. "A idéia é ter controle do que entra no país com 48 horas de antecedência, melhorando o planejamento da fiscalização para o tratamento dessas mercadorias. Com as informações antecipadas da carga, a Aduana poderá se preparar, por exemplo, na eventualidade da chegada de alguma carga suspeita, para bloquear ou não a sua entrada", observou o inspetor-chefe da Alfândega. | www.portoriogrande.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira