Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2017 - 08:13

Casa França-Brasil recebe o projeto "Residência Aberta"

Com o artista congolês Jean Katambayi Mukendi.

A Casa França-Brasil, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, receberá o projeto ‘’Residência Aberta’’ com o artista congolês Jean Katambayi Mukendi. Trata-se de um projeto experimental, organizado pela curadora Daniella Géo, que combina a prática de ateliê e a de exposição, ao oferecer ao público acesso contínuo ao processo de trabalho do artista – geralmente restrito a poucos. Às vistas do público, entre os dias 3 e 29 de outubro de 2017, o artista congolês desenvolverá pesquisas e novos trabalhos, que gradualmente ocuparão uma das salas laterais da Casa França-Brasil. O espaço tem a característica de operar como um ateliê de portas (continuamente) abertas. Ou como uma exposição-em-progresso, na qual o próprio ateliê como espaço de pensamento e criação, e os diferentes gestos artísticos (da pesquisa à produção) são evidenciados como constituintes da própria obra.

Enquanto esta ganha corpo com o passar dos dias, o projeto valoriza o aspecto processual da criação, entre reflexão e ação, assim como a relação do artista com o espaço de trabalho — no caso, novo e temporário, como em toda residência artística.

Ao mesmo tempo, a residência-aberta favorece o diálogo direto entre o artista em residência e os visitantes, proporcinando uma dinâmica de troca —1que interessa particularmente a Katambayi — e a aproximação do público com o universo do artista e a obra de arte contemporânea.

Como acontece em algumas residências artísticas, o desenvolvimento da pesquisa de Katambayi recebe acompanhamento crítico da curadora do projeto, além de visitas de profissionais do meio artístico, convidados a contribuir criticamente com a pesquisa do artista. Entre os visitanes confirmados estão os curadores Pablo Léon de la Barra e Raphael Fonseca e as professoras-pesquisadoras Bárbara Copque, do departamento de Educação da Febf/Uerj e coordenadora do Nuvisu – Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas, e Emi Koide, do Centro de Artes, Letras e Humanidades, da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Como parte do projeto, o seminário República Democrática do Congo hoje: Um olhar sobre a sociedade pela lente da arteacontece, dia 20 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seminário: República Democrática do Congo hoje: Um olhar sobre a sociedade pela lente da arte, dia 20 de outubro, 15h – 17h | sala 102 K, na PUC-Rio. Curadoria : Daniella Géo.

Compondo o projeto, o seminário República Democrática do Congo hoje: Um olhar sobre a sociedade pela lente da arte será realizado, no dia 20 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Evitando tratar a África como um todo e acreditando na importância de se dar visibilidade às especificidades dos diferentes países do continente, o seminário pretende abordar as relações entre arte e sociedade na República Democrática do Congo e enfocar diferentes experiências artísticas, neste que é o segundo maior país africano e com o qual o Brasil possui laços históricos.

No seminário, Jean Katambayi Mukendi fará uma apresentação sobre seu trabalho e a relação que estabelece com a sociedade congolesa. Daniella Géo irá falar sobre o projeto de residência-aberta e sua correlação com a experiência na curadoria da 4e Biennale de Lubumbashi (RDC, 2015). Emi Koide apresentará sua pesquisa de pós-doutorado, realizada pelo Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp, com bolsa da Fapesp, sobre o audiovisual congolês segundo a perspectiva do pós-colonialismo. E Evelyn Rosa do Nascimento, doutoranda em História Social da Cultura pela PUC-Rio, irá abordar, pelo viés histórico, a rumba congolesa e suas conexões culturais e identitárias. O seminário será mediado pela Professora Doutora Ana Paula Conde, do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio.

Projeto Residência Aberta, de 3 a 29 de outubro, das 10h às 20h, na Casa França-Brasil, Rua Visconde de Itaboraí 78, Centro do Rio de Janeiro. Classificação livre. Entrada franca. Mais informações: (21) 2332-5277. O projeto recebe apoio de Consulado Geral da França no Rio de Janeiro; Aliança Francesa, Rio de Janerio; Institut Français, Brasil e Institut Français/Halle de l’Étoile, Lubumbashi, RDC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira