Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2008 - 12:00

O Tempo Pascal


Após o domingo de Páscoa, a Igreja vive o Tempo Pascal. São sete semanas em que celebramos a presença de Jesus Cristo ressuscitado entre os Apóstolos, dando as suas últimas instruções. Quarenta dias depois da Ressurreição, Jesus teve a sua Ascensão ao Céu. Ao final de 49 dias, enviou o Espírito Santo sobre a Igreja reunida no Cenáculo com a Virgem Maria. É o coroamento da Páscoa. O Espírito Santo dado à Igreja é o grande dom do Cristo glorioso.

O Tempo Pascal é o período litúrgico mais forte de todo o ano. É a Páscoa (passagem) de Cristo da morte à vida. No dia de Pentecostes, a Igreja é introduzida na “vida nova” do Reino de Deus. Daí em diante, o Espírito guiará e assistirá a Igreja em sua missão de salvar o mundo, até que o Senhor volte no Último Dia – a Parusia.

Os vários domingos do Tempo Pascal são denominados, por exemplo, "III domingo de Páscoa". As leituras da Palavra de Deus deste Tempo na Santa Missa se referem à Ressurreição. A primeira leitura é sempre dos Atos dos Apóstolos e as ações da Igreja primitiva – que, no meio de perseguições, anunciou o Senhor ressuscitado e o seu Reino com destemor e alegria.

Portanto, este é um tempo de grande alegria espiritual. Temos de vivenciar intensamente a presença do Cristo ressuscitado. É um tempo especial de graças, onde a alma mais facilmente bebe nas fontes divinas. É o tempo de vencer os pecados, superar os vícios, renovar a fé e assumir com Cristo a missão de todo batizado, que é levar o mundo para Deus, através de Cristo. É tempo de anunciar o Cristo ressuscitado e dizer ao mundo que somente nele há salvação.

. Por: Prof. Felipe Aquino é teólogo e apresentador dos programas Escola da Fé e Trocando idéias, na TV Canção Nova (www.cancaonova.com)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira