Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2017 - 07:08

O seu passado te condena?

Com a maior expectativa de vida, especialistas orientam os brasileiros como chegar à terceira idade com disposição e saúde.

Envelhecer bem e com qualidade de vida é o que todos desejam. Para a médica e geriatra, Soraya Hissa de Carvalho, a saúde na terceira idade está ligada aos cuidados do passado. “A qualidade de vida depois dos 60 anos é determinada pelas atividades que a pessoa desenvolveu, de como se alimentou e se comportou em sua juventude. É possível gozar de vida saudável mesmo nas idades mais avançadas. Envelhecer pode representar uma conquista e não um castigo quando se tem hábitos saudáveis antes, durante e depois do processo de envelhecimento”, afirma Soraya.

Para envelhecer com qualidade de vida e saúde, a lista de recomendações é extensa. Exercícios físicos, alimentação equilibrada, sono reparador, equilíbrio emocional e prevenção são os grandes pilares da saúde na terceira idade e que devem ser colocados em prática o quanto antes. Como o envelhecimento é um processo natural enfrentado por todos os seres vivos, a forma como ele atinge cada pessoa é que diferencia a relação do indivíduo com a terceira idade.

Após os 60 anos, o organismo começa a sofrer modificações fisiológicas que contribuem para a diminuição da força, amplitude de movimentos e flexibilidade e para o aparecimento de outros problemas. A geriatra destaca as doenças associadas ao envelhecimento, como osteoporose, artrose, fraturas, obesidade, depressão, insônia e Parkinson.

Movimente-se em todas as idades — A fisioterapia aquática é uma grande aliada para a melhoria da qualidade de vida em todas as idades e também na terceira idade, fortalecendo a musculatura, melhorando o condicionamento físico, o equilíbrio e evitando quedas, que são mais comuns com o passar dos anos.

“A fisioterapia aquática é uma atividade realizada em piscina aquecida, ambiente seguro, aconchegante e com acompanhamento personalizado do fisioterapeuta. Além da sensação de redução do peso corporal, a imersão em água morna provoca efeitos físicos que facilitam o relaxamento muscular, a redução da sensibilidade à dor e a diminuição dos espasmos musculares. Com isso, induzimos uma melhora da circulação periférica, da consciência corporal, do equilíbrio e da autoconfiança dos pacientes. Além de melhorarmos o condicionamento físico e fortalecemos a musculatura, o que ajuda a proteger os ossos”, explica o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, diretor clínico da Fisior Hidroterapia, em Belo Horizonte (MG).

A hidroterapia pode, inclusive, retardar alguns dos processos degenerativos do envelhecimento, pois melhora a eficiência geral do organismo, fazendo com que o cérebro trabalhe mais para interpretar os novos estímulos vindos da água. “Na piscina terapêutica, um grande número de articulações é estimulado ao mesmo tempo, favorecendo sua lubrificação, com consequente aumento da mobilidade. Além disso, ainda há melhoria no padrão do sono, no funcionamento do sistema digestivo, na redução do colesterol, na perda de gordura corporal e no metabolismo”, reforça a fisioterapeuta Ana Paula Oliveira, sócia da Fisior Hidroterapia e também especialista em hidroterapia.

A geriatra Soraya Hissa alerta para a importância de que todos os tipos de tratamentos, especialmente em idosos, sejam acompanhados por uma equipe médica e, sempre que possível, com a presença familiar para o auxílio na manutenção do equilíbrio e da autoconfiança. “Envelhecer é um processo natural e sua ocorrência de forma saudável é essencial para a autoestima e qualidade de vida”, conclui a médica.

Soraya Hissa de Carvalho é médica formada pela UFMG e tem especializações em psiquiatria, endocrinologia, geriatria, medicina psicossomática, medicina tradicional chinesa, psicanálise, neurociência e comportamento.

Fisior Hidroterapia — Rogério Celso Ferreira é fisioterapeuta formado pela UFMG, com mais de 20 anos de experiência profissional. Trabalhou no Hospital Sarah em Brasília (DF) e Salvador (BA), atuando com reabilitação ortopédica, traumatológica e neurológica. Proprietário e fisioterapeuta da Fisior Hidroterapia, em Belo Horizonte (MG); professor dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira – Universo; e fisioterapeuta da Rede Fhemig.

Ana Paula Oliveira é fisioterapeuta formada pelo Unicentro Newton Paiva, pós-graduada em fisioterapia obstétrica e uroginecológica; especialista em hidroterapia e RPG. Proprietária e fisioterapeuta da Fisior Hidroterapia, em Belo Horizonte (MG).| www.facebook.com.br/fisiorhidroterapia | Instagram: @fisiorhidroterapia

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira