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30/09/2017 - 07:05

Professor da FGV dá dicas para empreendedores do setor de alimentação

A alta no desemprego trouxe contas acumuladas e imprevistos financeiros para muitos brasileiros. Como precisam ter uma atividade remunerada, profissionais que não encontram recolocação partem para o empreendedorismo e o setor de alimentação é um dos mais procurados. Para o coordenador acadêmico de MBA em Empreendedorismo da FGV, Marcus Quintella, para que o novo negócio consiga êxito deve-se estudar exaustivamente esse mercado, delimitando a região geográfica a ser trabalhada, pesquisando sobre a concorrência direta e indireta.

"Além disso, o empreendedor tem que estudar o ponto, fazer as contagens de pessoas que passam naquele ponto escolhido, visitar negócios similares e concorrentes, e estudar a melhor estratégia para divulgar o seu negócio e como atingir o público-alvo. Paralelamente, haverá a necessidade de fazer um levantamento dos trâmites legais para abrir um negócio na área de alimentação, bem como saber quais as exigências sanitárias, posturas municipais, corpo de bombeiros etc. O planejamento do negócio é tudo", explica Marcus Quintella.

Quintella destaca que, antes de começar a produção, o novo empreendedor da área de alimentação deve dominar todas as técnicas de produção relacionadas ao negócio e, ao mesmo tempo, conhecer todas as exigências legais, sanitárias e ambientais. "Ele também precisa ter habilidade para selecionar sua equipe de trabalho e saber manter essa equipe motivada, satisfeita e fidelizada. Além disso, o conhecimento dos melhores fornecedores será fundamental para a qualidade dos produtos ou serviços", avalia.

Cálculos — O professor da FGV ressalta que é importante buscar o equilíbrio entre custos de produção e formação de preços. De acordo com o especialista, o empreendedor deve conhecer bem seus custos de produção e suas despesas fixas e variáveis e tem que ter uma boa estimativa de suas receitas futuras para formar preços que não causem prejuízos.

"Os preços a serem praticados precisam ser atrativos para os consumidores e, obviamente, o perfil de renda do cliente-alvo é fundamental nos seus cálculos. Então, podemos dizer que a formação de preços tem que tomar por base o mercado consumidor e os concorrentes", indica Marcus Quintella.

Divulgação -— O especialista salienta que o empreendimento precisará de um investimento inicial para o marketing de lançamento do seu produto ou serviço. "Mais adiante, reserve em seu planejamento financeiro um percentual de receita bruta para o marketing de divulgação permanente. Atualmente, para orçamentos mais modestos, a internet pode ser uma boa estratégia de divulgação, por meio das redes sociais e mídias especializadas", destaca.

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