Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2017 - 07:05

RioMarket 2017: área de Negócios do Festival do Rio


Evento terá seminários, workshops e rodadas de negócios.

Área de Negócios do Festival do Rio, o RioMarket chega a São Conrado, e entre os dias 9 e 14 de outubro, terá alguns dos nomes mais conceituados dos mercados audiovisuais brasileiro e internacional participarão de workshops, palestras, seminários, debates e rodadas de negócios, no Hotel Gran Meliá Nacional Rio.

O RioMarket tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual, promovendo a troca de conhecimento entre profissionais renomados, novos produtores e empresas conceituadas da área, e proporcionando novas oportunidades de negócios e capacitação para profissionais do mercado. Diretores, produtores, roteiristas, figurinistas, maquiadores, técnicos, advogados e outros profissionais da indústria audiovisual debaterão temas como: legislação do mercado, ferramentas tecnológicas, modelos e oportunidades de negócios, cases de sucesso, financiamento, coproduções, entre outros.

A programação dos seminários (RioSeminars) abordaráos temas mais atuais da indústria. Novas tecnologias e tendências de mercado estarão em pauta, apresentadas por profissionais vindos de todas as partes do mundo. Merecem destaque as discussões sobre coproduções, a reinvenção da programação na TV aberta, o conteúdo infanto-juvenil, o VOD, e o marketing digital.

Os criadores da primeira série original argentina para o Netflix, “Estocolmo”, Diego Palacio e Nacho Viale (da StoryLab) estarão à frente de um dos painéis. Assim como o francês Hervé Hadmar, que vai falar sobre o processo de criação de seu thriller “Les Témoins”(“Witnesses”).

Os workshops e master classes também contarão com profissionais do mercado, que apresentarão e compartilharão seus conhecimentos e novidades nas áreas em que são especialistas. A maquiadora Lori Hicks e a figurinista Katie Irish vão falar sobre seu trabalho em “The Americans”, com destaque para evolução da aparência dos personagens e seus disfarces.

O premiado roteirista Patrick Hegarty vai ministrar um workshop sobre a construção de um universo cinematográfico, e Diliana Alexander, diretora executiva da Filmgate Miami, estará à frente de uma aula sobre o futuro da distribuição de conteúdo além do cinema e da produção independente.

As játradicionais Rodadas de Negócios – reuniões pré-agendadas, em que produtores apresentam seus projetos disponíveis para aquisição, distribuição e coprodução, de cinema, TV, VOD, etc, a profissionais do mercado audiovisual, convidados do RioMarket – também fazem parte da programação do encontro. Trata-se de oportunidadeúnica de aproximar os produtores dos profissionais do mercado, possibilitando intenso relacionamento e troca de informações.

Realidade Virtual será um dos temas em destaque — Um panorama sobre Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista promete chamar a atenção do público na edição 2017 do RioMarket. O evento teráum dia praticamente inteiro voltado ao assunto, e receberá profissionais brasileiros e estrangeiros para apresentar suas visões, dividir experiência e falar sobre as expectativas do mercado.

Priscila Guedes, da Feel 360 VR, estaráàfrente do primeiro painel, falando sobre a Realidade Virtual utilizada como ferramenta de preparação de filmagem e facilitação de colaborações entre profissionais, talentos artísticos e instituições da indústria cinematográfica tradicional em coproduções internacionais.

Em seguida, a canadense Audrey Pacart, CEO da Very Story, ministrará uma master class sobre Roteiro – do tradicional à realidade virtual. Já o seminário do francês Avi Amar, da Floréal Films, vai abordar os temas roteiro em VR, produção, financiamento e distribuição, a partir do case “Sergent James”.

Realidade Virtual em documentários é o tema da palestra de Maria Fernanda Lauret, VR Stitcher Editor da Contrast VR - Al Jazeera Media Network. O presidente da IDVIU, o francês Rabah Guendouz, falarásobre financiamento e distribuição internacional de conteúdo em realidade virtual e o brasileiro Fabio Hofnik, diretor da Hyper VR, vai “nacionalizar” o tema, falando sobre a cultura da realidade virtual e a distribuição no Brasil.

Reportagem recente publicada no Propmark dá conta de que, segundo dados do levantamento Thrive Analytics 2017, a receita para realidade virtual e aumentada no mundo vai alcançar US$ 13.9 bilhões em 2017, um crescimento de 130,5% em relação aos US$ 6 bilhões de 2016. "Apesar dos números positivos, especialistas esperam mesmo a grande guinada no mercado dentro de 6 a 8 anos, dando certo tempo para que o mercado se prepare para o futuro."

Round Tables e Clínica de Coprodução são novidades da edição 2017 — Esta edição do RioMarket contarácom duas atrações inéditas: as Round Tables (ou Mesas-redondas) e a Clínica de Coprodução. A primeira consiste em um espaço com público reduzido, com oportunidades para o diálogo e a troca de informações com os convidados. Seráum espaço para a discussão de temas específicos e de grande relevância para a indústria audiovisual.

Já na Clínica de Coprodução, produtores terão a oportunidade de se reunir com advogados e especialistas da indústria audiovisual, que fornecerão orientações legais e comerciais para projetos audiovisuais e coproduções internacionais em reuniões de 30 minutos de duração cada.

Eventos gratuitos — Como em todos as anos anteriores, o RioMarket oferece parte da programação de forma totalmente gratuita. O grande destaque éo encontro com Graeme Manson, criador e roteirista do sucesso “Orphan Black”. Compõem ainda o bloco o workshop sobre direção de fotografia do cinema europeu contemporâneo, com a brasileira radicada na França Priscila Guedes; workshop de trilha sonora com Vivian Aguiar-Buff; e workshop de Film Commission.

A Globonews e a TV Globo renovam a parceria com o RioMarket, e voltam com a Mostra Globonews — debates com jornalistas e apresentação de documentários— e o Sunset TV Globo (talentos da TV Globo analisam cases de sucessos recentes da emissora).

RioMarket Jovem oferece capacitação a adolescentes interessados no mercado audiovisual — Pelo quinto ano consecutivo, o RioMarket aposta na capacitação do público jovem. O RioMarket Jovem promove a imersão de jovens pré-selecionados na indústria audiovisual durante todo o evento, com o objetivo de fortalecer a inclusão no setor. A programação écomposta por workshops e seminários.

. RioMarket 2017, de 9 a 14 de outubro de 2017, das 9h às 20h, no Hotel Gran Meliá Nacional Rio, Av. Niemeyer, 769 - São Conrado, Rio de Janeiro (RJ). (Acesso pelo metrô São Conrado).. Inscrições e informações: www.riomarket.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira