Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2017 - 07:37

Petrobras arremata sete blocos em leilão da ANP

Na 14ª Rodada de Licitações no regime de concessão, realizada no dia 27 de setembro de 2017(quarta-feira), pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Petrobras arrematou sete blocos: (seis offshore e um terrestre). A cimpanhia será operadora nos sete blocos. Nos blocos marítimos, seremos a operadora com 50% de participação, em parceria com a ExxonMobil, que detém os outros 50%.

O valor total do bônus de assinatura a ser pago por nós é de R$ 1,8 bilhão. Este valor representa 0,8% dos investimentos previstos no Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 e será remanejado dentro do orçamento atualmente aprovado no PNG 2017-2021.

Além do bônus de assinatura, também foi considerado como critério de julgamento do leilão o Programa Exploratório Mínimo (PEM) a ser aplicado no bloco, expresso em Unidades de Trabalho (UTs) — que abrangem a quantidade de poços a serem perfurados, bem como a extensão da sísmica a ser empregada durante a atividade exploratória.

O quadro abaixo resume o resultado da participação na 14ª Rodada de Licitações da ANP:

De acordo com o comunicado da empresa, atuaram de forma seletiva no leilão, refletindo a visão estratégica e marcando início da recomposição do noss portfólio exploratório, ao mesmo tempo que busca recuperar a relação entre reserva e produção e assegurar a sustentabilidade da produção futura de óleo e gás. Além disso, com atuação em consórcios competitivos está alinhada com o objetivo estratégico de fortalecer parcerias, compartilhando riscos, combinando competências técnicas e tecnológicas e capturando sinergias.

“A aquisição destes blocos reflete nossa visão abrangente de portfólio, focada na recuperação da nossa relação entre reserva e produção. Nosso objetivo é assegurar a produção futura e sustentável da companhia”, afirmou nosso presidente, Pedro Parente, que participou do leilão. Também esteve presente a diretora de Exploração e Produção, Solange Guedes.

Na Bacia de Campos, foi adquirida, em parceria com a ExxonMobil, os seis blocos do setor SC-AP3, localizados em águas profundas. Identificamos, assim como a ExxonMobil, um grande potencial geológico nestas áreas, o que suportou nossas propostas competitivas. Este foi o setor que gerou mais disputa no leilão, tendo atraído interesse de outras seis empresas (Shell, Repsol, Total, BP, Karoon e CNOOC). Ao todo, foram apresentadas 13 ofertas para os blocos deste setor. O consórcio com a ExxonMobil na Bacia de Campos representa o início de uma parceria promissora e possibilitará a captura de sinergias através das excelências técnicas das duas empresas.

Na Bacia do Paraná, adquiriu-se 100% de um bloco terrestre em área de nova fronteira exploratória, com a expectativa de descoberta de acumulações de gás natural nas proximidades do gasoduto Brasil–Bolívia. O bloco está localizado na porção central da bacia, próximo da região mais desenvolvida da América do Sul, com alta demanda energética e inserida no maior polo consumidor de gás do país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira