Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/10/2017 - 07:43

Prefeitura do Rio realiza mais uma edição do Festival da Economia Solidária

Comércio justo e sustentável, alimentos frescos e sem agrotóxico, artesanato, oficinas e uma extensa programação cultural vão ocupar o Largo da Carioca, Centro do Rio de Janeiro dias 5 e 6 de outubro(quinta e sexta-feira), das 8h às 19h. É o Festival da Economia Solidária que chega à sua sexta edição reunindo artesãos e agricultores familiares em um grande evento coletivo realizado pela Prefeitura do Rio. O projeto é resultado do convênio firmado entre o governo federal e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI).

Alternativa para a crise financeira que atinge o país, em especial, o Rio de Janeiro, os circuitos cariocas de Economia Solidária e de Feiras Orgânicas movimentaram no ano passado cerca de R$ 15 milhões. Com esses programas, a prefeitura conquistou a certificação Fair Trade Town (Cidade de Comércio Justo) em 2016.

Empreendedores dos segmentos de decoração, moda, cultura e alimentação vão apresentar sua produção ao público em 150 barracas. São trabalhos manuais e alimentos orgânicos feitos com base nos princípios do comércio justo, com preços atraentes, respeito ao meio ambiente e valorização dos profissionais. Em sete tendas, serão oferecidas oficinas gratuitas como as de boneca em papel machê, fuxico, técnicas em macramê, aproveitamento de recicláveis e até a de comércio justo.

— Temos orgulho de apoiar os empreendedores da Economia Solidária, trabalho que acrescenta muito à cidade do Rio. Além da criação de empregos e renda, este modelo é uma oportunidade ímpar de artesãos e agricultores familiares mostrarem sua criatividade, talento e capacidade de realização. É uma economia diferenciada, construída sobre os princípios de inclusão, valorização do coletivo, consumo consciente e combate ao desperdício — destacou a secretária de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho.

Programação — Nesta quinta, a educadora em Alimentação Viva Zélia Dourado vai ensinar como eliminar do organismo os metais pesados, por meio da desintoxicação com alimentos cheios de energia, como sementes e brotos germinados. Zélia faz parte da Terrapia, projeto da Fiocruz e do Instituto Ann Wigmore, de Porto Rico. Quem for ao festival também vai poder aprender a usar pigmentos naturais com produtos como berinjela, açafrão, urucum, café e espinafre que dão cor sem fazer mal à saúde.

Na feira orgânica estarão à venda legumes, verduras, frutas e alimentos prontos: do suco de cupuaçu e açaí a salgados, bolos, doces e sanduíches naturais. Entre as atrações culturais que vão animar o festival, estão apresentações de dança indígena, passinho e capoeira. Além do festival, os artesãos integram o Circuito Rio Ecosol, com feiras que acontecem mensalmente em 13 bairros. Já os produtores participam do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, realizado semanalmente em 20 bairros carioca. Esses eventos são promovidos pela prefeitura e contemplam todas as regiões da cidade.

A economia solidária e o comércio justo são movimentos globais que vêm ganhando cada vez mais força, desenvolvido por micro e pequenos empreendedores que se organizam para levar seus produtos até o mercado. Com o festival, a prefeitura vem proporcionando um espaço atrativo e organizado para a comercialização, ainda incentivando o conhecimento sobre o modelo e a expansão da Economia Solidária, alternativa atrativa com grande capilaridade em todas as classes sociais. Em diversas cidades do mundo, como Paris, Lisboa, Nova Iorque e Buenos Aires, eventos do segmento integram os calendários municipais e atraem visitantes locais e estrangeiros, criando um impacto positivo em uma ampla cadeia produtiva.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira