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07/10/2017 - 07:26

Profissionais informados e inovadores possuem carreiras sólidas

Em agosto deste ano, o estado de Minas Gerais voltou a demitir mais do que contratar. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho apontam a ocorrência de 139.432 admissões contra 148.877 desligamentos no Estado, que fechou com um déficit de 9.445 postos.

Acredito que, neste cenário complexo e instável, para um profissional ser valorizado e manter a sua colocação, ele precisa se destacar por meio da inovação e também pela busca por uma carreira de sucesso, que deve acontecer desde o começo da sua carreira. Investir na realização de cursos e formações profissionais e participar de atividades que proporcionem uma visão prática da rotina de trabalho da área desejada (ex: programas trainee e estágios) são algumas das ações essenciais para a construção de um currículo consistente e coerente.

Ao conhecer a área de atuação da empresa da qual faz parte - descobrir pontos fortes e fracos de empresas concorrentes e identificar possíveis ameaças aos negócios - o profissional não somente pode melhorar o posicionamento da empresa no mercado, como também se mostrar inovador. Este diferencial, aliado ao autoconhecimento, expertise, segurança, assertividade, equilíbrio emocional e flexibilidade de atuação, torna o profissional essencial e indispensável ao bom funcionamento de uma empresa. E são exatamente estas características que grande parte das companhias buscam nos candidatos às vagas de emprego.

O autoconhecimento e o entendimento profundo do profissional em relação à empresa em que trabalha e o mercado a que pertence, proporcionam a liberdade necessária para que esse trabalhador trace estratégias eficazes para um melhor posicionamento da empresa no mercado, acarretando vantagem competitiva à mesma. Estas estratégias evitam surpresas e incertezas nos momentos de tomadas de decisões, além de fornecer uma perspectiva da capacidade vigente e futura de empresas concorrentes.

Percebo que após o planejamento de estratégias, o profissional se torna apto a criar uma melhor experiência de consumo de produtos e serviços oferecidos pela empresa para a qual trabalha. Conhecendo a fundo a concorrência, uma empresa pode inovar e obter os elementos necessários para surpreender seus consumidores. Por fim, pude observar que o resultado positivo de uma empresa pode propiciar tanto o crescimento da mesma em seu mercado de atuação quanto o desenvolvimento profissional de seus funcionários. Nessa via de mão dupla, onde há uma troca de benefícios, o profissional acaba por perceber as vantagens de se investir na carreira, além de conseguir sentir a sua relevância na empresa onde atua.

. Por: Astrid Vieira, Diretora da empresa Leaders HR – Consultants.

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