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29/03/2008 - 10:34

Coelce atinge lucro líquido de R$ 245 milhões em 2007

Fortaleza - A Companhia Energética do Ceará (Coelce) [BOV: COCE3 (ON); COCE5 (PNA); COCE6 (PNB)], terceira maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste brasileiro em volume comercializado, presente nos 184 municípios cearenses, que abrigam mais de 8 milhões de habitantes, divulga seus resultados do quarto trimestre de 2007 (4T07) e do ano de 2007 (2007).

Os detalhes do balanço foi comentado pelo diretor-presidente, Abel Alvs Rochina: “ A conquista do Prêmio Abradee de Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do Nordeste, pela segunda vez consecutiva, foi uma marca para a Coelce em 2007. Compartilhamos essa alegria com nossos colaboradores e clientes, cujo reconhecimento realimentou a firme decisão de estarmos cada vez mais próximos, reforçando esse relacionamento com maior confiança, transparência e, principalmente, simplicidade.

A satisfação dos nossos clientes continuou sendo a nossa prioridade em 2007. Para melhorar a qualidade da prestação de nossos serviços, investimos em tecnologia e em treinamento de nossos colaboradores, sempre ressaltando a importância de saber ouvir e atender às expectativas dos clientes. Conseguimos manter um excelente desempenho nos indicadores de qualidade. Comemoramos queda de 18% no índice de duração das interrupções do fornecimento (DEC), que ficou em 9,4 horas, nos destacando como a Empresa com o melhor desempenho do Nordeste. O índice de freqüência (FEC) também foi excepcional: apenas 7,87 (13% abaixo do FEC de 2006). Investimos R$ 397 milhões no ano, com destaque para os R$ 156 milhões aplicados no Programa Luz para Todos, de universalização da energia elétrica na zona rural, principalmente em comunidades carentes. Levar energia elétrica aos cantos mais isolados do Ceará contribui para o desenvolvimento social e econômico dessas regiões. E é fundamental para o crescimento da Coelce, que está intrinsecamente ligado à melhoria da qualidade de vida dos cearenses.

Destinamos recursos para ampliar nossos serviços e obter melhorias operacionais e de atendimento aos clientes. Chegamos à marca de 2,7 milhões de unidades consumidoras, incorporando quase 150 mil novos clientes em 2007, e superamos 100 mil quilômetros de linhas de distribuição. Reduzimos as perdas para 12,35%, e mantivemos um índice de arrecadação de 100%, com elevação de 6,5% na energia faturada. Oferecemos novos produtos e serviços, ampliando a percepção dos clientes sobre benefícios que a Coelce pode proporcionar.

Expandimos os processos certificados com padrão ISO 9000 e sustentamos boa qualidade de atendimento, situando-nos como a segunda melhor distribuidora do Nordeste em satisfação dos clientes, segundo a Abradee.

O excelente desempenho operacional foi alcançado dando sempre prioridade à segurança de todos os colaboradores. Em 2007, obtivemos a menor taxa de gravidade de acidentes do Grupo Endesa em toda a América Latina. As ações de integração e valorização de nosso pessoal permitiram obtermos índice de satisfação dos colaboradores superior a 90%, permanecendo entre as 150 Melhores Empresas para se Trabalhar, na prestigiada pesquisa realizada pelo uia Você S/A Exame

A responsabilidade social corporativa e a preocupação ambiental continuaram fundamentais para nossa estratégia de negócios. Mantivemos e ampliamos a certificação ISO 14001, e conquistamos o terceiro lugar no Prêmio Abradee de Responsabilidade Social. Entre inúmeras iniciativas, destacamos o sucesso do Ecoelce, um programa inovador que incentiva a coleta seletiva ao oferecer bônus com a participação de quase 20 mil clientes e tende a crescer muito em 2008.

Alcançamos também relevantes resultados financeiros, mesmo diante da revisão tarifária de abril de 2007 que reduziu, ainda provisoriamente, nossas tarifas em média 6,35%. Apesar desse fato, obtivemos R$ 463 milhões de EBITDA e lucro líquido de R$ 245 milhões, com 30% de retorno sobre o Patrimônio Líquido. A dívida financeira líquida da Companhia representou 65% do Patrimônio Líquido em dezembro de 2007, indicador que continua bem abaixo da média do setor, mantendo os reduzidos custos financeiros dos anos recentes. Aos nossos acionistas, distribuímos R$ 283,3 milhões em dividendos, valor 24% superior ao montante pago em 2006.

Após o sucesso do Plano Escalada Coelce (2004-2007), iniciamos em 2008 um novo plano estratégico para os próximos quatro anos, o “Ser Coelce”, com foco no desenvolvimento de nosso público interno e dos colaboradores parceiros. Para 2011, estabelecemos metas ousadas, para atingir os seguintes objetivos: queremos ser reconhecidos como a melhor empresa do Ceará em atendimento e proximidade com o cliente, o melhor lugar para se trabalhar no Nordeste e estar entre as melhores companhias de distribuição de energia elétrica do Brasil.

Sabemos que somente pessoas motivadas conseguirão atender bem os clientes e contribuir para o desenvolvimento do Ceará, obtendo, como conseqüência, resultados sustentáveis para os negócios. Esse é o caminho que queremos percorrer. Pelo apoio no ano que se encerrou, agradecemos muito a colaboradores, clientes, empresas parceiras e fornecedores, comunidades e órgãos públicos, instituições financeiras, conselheiros e acionistas. Estamos certos de que todos contribuíram para o sucesso da Coelce em 2007 e continuarão a fazer a diferença em 2008 “ Conclui o executivo. || www.coelce.com.br/ri.htm

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