Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2017 - 07:20

Arquidiocese do Rio promove festa que une fé e cultura em comemoração

No tricentenário da Padroeira do Brasil, aos 86 anos do Cristo Redentor e ao Dia das Crianças.

As comemorações pelos 300 anos da aparição da imagem milagrosa de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, pelos 86 anos da inauguração do Monumento ao Cristo Redentor, e pelo Dia das Crianças acontecerão em 11 e 12 de outubro, no alto do Corcovado e na orla do Leme. Em uma única festa, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com a Associação das Escolas de Samba Mirins e a SOS Villa Lobos, vai homenagear as crianças e Nossa Senhora Aparecida, com o lançamento do samba-enredo mirim dedicado à Padroeira do Brasil, no alto do Corcovado, e, ao mesmo tempo, lembrar a importância da manifestação pública da devoção, com o desfile das agremiações infantis pela orla do Leme. Em atenção a esta grande festa, o monumento aniversariante vai receber iluminação especial nas cores verde e amarela.

Para o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, Nossa Senhora Aparecida e o Cristo Redentor são importantes sinais presentes na história nacional:

— Neste dia 12, nós comemoramos dois grandes ícones do Brasil. De um lado, há a celebração da festa solene de Nossa Senhora Aparecida, nos 300 anos do seu encontro nas águas do Rio Paraíba, o que nos lembra da unidade da Nação, na imagem quebrada que foi unida, e a preocupação com os mais excluídos, na cor da imagem. Ao mesmo tempo, é um grande sinal para toda a nossa população, já que nos chama à conversão, a mudar de vida e a dar esperança para o país. Do outro lado, há a inauguração, há 86 anos atrás, do Cristo Redentor, que, embora colocado no alto do monte, é muito próximo do povo, de cada um de nós, e, sendo também um símbolo nacional e internacional, lembra esse acolhimento que somos chamados a ter um para com o outro, de braços abertos. Portanto, duas grandes celebrações. Nós agradecemos a Deus pela presença desses sinais na nossa história nacional, partilha o Cardeal.

Programação: 11 de outubro — No dia 11 de outubro, às 18h, o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, fará a abertura do evento na Capela Nossa Senhora Aparecida, no alto do Corcovado, quando irá seguir em procissão por todo o Santuário Cristo Redentor, ao som de músicas ministradas pela Orquestra Maré do Amanhã, que recentemente se apresentou para o Papa Francisco, no Vaticano. Em seguida, crianças representantes das escolas mirins farão o lançamento do samba-enredo “Aparecida de Nossa Senhora”, dedicado à Padroeira. A partir das 19h, o monumento ao Cristo Redentor receberá as cores da bandeira nacional, verde e amarela, para lembrar que no seu 86º aniversário, a grande homenageada é Nossa Senhora Aparecida, pelo seu tricentenário.

— Este aniversário de 86 anos do Monumento é extremamente especial porque o Redentor tem a oportunidade de homenagear a sua mãe, que, tendo surgido das águas do Rio Paraíba do Sul, há 300 anos, é tão importante para o nosso Brasil, para a nossa fé, sendo sua padroeira, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo.

12 de outubro — No dia 12 de outubro, às 8h, o Cardeal Orani João Tempesta iniciará as atividades abençoando o Monumento, seus turistas, peregrinos, e a todo o Rio de Janeiro, no alto do Corcovado, na data em que o Cristo Redentor celebra 86 anos. A Banda Marcial Dragões Iguaçuanos, do Colégio Novo Horizonte, de Nova Iguaçu, com 60 alunos, fará a animação do aniversário do Cristo Redentor, tocando as tradicionais marchinhas do carnaval carioca e o “Parabéns” para o aniversariante, na hora do corte do bolo de 3 metros. Haverá bênçãos plurilíngues a cada hora e missas ao longo do dia.

A partir das 9h30, a comemoração acontece também na orla do Leme. Padre Omar Raposo vai abençoar 17 imagens de Nossa Senhora Aparecida — com as quais irá presentear cada uma das escolas de samba-mirins, que vão desfilar. Haverá a exibição da peça Heitor Villa Lobos “Trenzinho Caipira” e a apresentação para o grande público do “Samba da Padroeira”, lançado na véspera, no alto do Corcovado. Às 10h, na Praça Almirante Júlio de Noronha, no Forte do Leme, terá início o desfile das agremiações infantis, que será encerrado com a Coroação de Nossa Senhora.

O desfile — Vão desfilar cerca de 800 componentes das 16 agremiações afiliadas à Associação das Escolas Mirins do Rio de Janeiro (AESM-RIO), mais a Coração Unidos do Ciep, que se farão representar, cada uma, por um contingente de cerca de 50 crianças e adolescentes. Casais de Mestre-Salas e Porta-Bandeiras, baianas, ritmistas, passistas, cantores e músicos de harmonia, violão e cavaquinho vão abrilhantar o desfile pela orla.

Para o reitor do Santuário Cristo Redentor, unir em um mesmo evento as crianças, o tricentenário de Nossa Senhora Aparecida e os 86 anos do Cristo Redentor ao samba, que é uma importante expressão cultural do nosso povo, é uma forma de apresentar às novas gerações que é possível e preciso conjugar fé e cultura:

— Vamos deixar um bonito exemplo de como trabalhar fé e cultura, porque a fé que não promove a cultura é intolerante, afirma Padre Omar Raposo. | cristoredentoroficial.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira