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14/10/2017 - 09:23

Sua empresa tem propósito?

Propósito. De acordo com o dicionário, é a intenção (de fazer algo); um projeto. É tudo aquilo que se pretende alcançar, um objetivo ou finalidade. Nos dias de hoje, mais do que ter, as pessoas querem ser. Não se trata de apenas ter sucesso, mas, sim, de alcançar esse objetivo fazendo o que se ama e, para isso, as pessoas se valem da máxima de ter um propósito na vida. Então, se pensarmos que muitos já têm esse ideal, será que as empresas – que são movidas por essas pessoas - também tem um propósito para que possam gerir com qualidade e felicidade seus negócios?

Mas, é importante destacar que não estamos falando dos pilares básicos que muitas corporações adotam, como missão, visão e valores. De acordo com estudo publicado no Harvard Business Review, o propósito de uma empresa é algo real, verdadeiro e dá um motivo tangível para que as decisões possam ser tomadas e todas as tarefas executadas. Ou seja, ter uma empresa com propósitos é fundamental e um bom motivo para se orgulhar, já que se passa a ter consciência de que seu trabalho, seus produtos e projetos têm impacto em pessoas de diversos lugares. Partindo dessa premissa, você deve estar se perguntando como poderia descobrir o real propósito da sua empresa, não é mesmo? Talvez, começando a se perguntar coisas básicas como: o que meu cliente perderia se, a partir de amanhã, deixássemos de existir? Minha empresa faz diferença na vida das pessoas? Eu poderia fazer algo novo que gerasse impacto?

Por sermos tão diferentes uns dos outros e cada empresa contar com esse capital humano cada vez mais singular e movido por metas e desejos diferentes, os propósitos de cada um também podem não acompanhar os ideais das instituições. Por isso, não adianta que sua empresa tenha um propósito nobre, se ele não é entendido (e sentido) pelos clientes. Muito menos se seus colaboradores não acreditam nisso. Integrar, interagir e criar conexões entre pessoas, ideias, e propósitos é o segredo para que uma empresa alcance um diferencial competitivo no mercado. E isso se aplica a qualquer segmento de negócio, de comércios pequenos a grandes corporações. A Água Fresca Lingerie, por exemplo, é uma empresa com 29 anos de atuação e, que vem passando por adaptações e, consequentemente, mudanças, mas o propósito da marca permaneceu ao longo de todos esses anos. A lingerie deixou de significar apenas uma peça de vestuário para representar singularidade e empoderamento feminino. Fazer com que as mulheres se expressem com liberdade e se identifiquem com a diversidade de estilos, formatos e tamanhos é nosso propósito.

Por isso, mais do que investir em novos lançamentos, produtos, seleção e recrutamento de pessoal, invista no compartilhamento e difusão do propósito de sua empresa. Com ele, é possível mobilizar pessoas tanto, ou mais, do que a busca pelo lucro por si só, nunca fará. Assim, se quer que sua empresa cresça e prospere, tenha consciência da real necessidade de incutir seu propósito em todas as suas ações. Afinal de contas, uma empresa sem propósito gerencia pessoas e recursos, enquanto a que sabe utilizar essa importante ferramenta mobiliza pessoas e concretiza ideias.

. Por: Juliana Moraes, empresária e engenheira mecânica.

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