Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/10/2017 - 07:41

Tramontina homenageia eletricistas

Neste Dia do Eletricista, a Tramontina homenageia seus importantes parceiros apresentando alguns dos termos que fazem parte do dia a dia desses profissionais.

Tradicional fabricante de uma ampla linha de materiais elétricos para uso residencial, comercial e industrial, a Tramontina sempre teve o eletricista como parceiro. Este ano, a Tramontina parabeniza esses profissionais pelo Dia do Eletricista, comemorado no dia 17 de outubro, falando sobre alguns temas tão comuns ao dia a dia dos eletricistas, mas que tantas dúvidas levantam entre profissionais e consumidores. Afinal, o que significam potência, tensão e corrente elétrica e quais os seus efeitos práticos? Além disso, conhecer alguns aspectos envolvidos nos sistemas elétricos pode evitar aquisições de produtos incorretos ou mesmo acidentes. Confira:

Potência elétrica — Um dos fatores mais importantes na escolha de um produto elétrico, como aspirador de pó, chuveiro ou lâmpada, é a potência elétrica, medida em Watt (W), pois é ela que determina a força do motor do aparelho. Isso significa que quanto maior a potência, mais rápido, mais quente ou frio torna-se o aparelho, ou maior é a luminosidade de uma lâmpada. No entanto, o consumo de energia eleva-se proporcionalmente. Aparelhos com maior potência consomem mais, independentemente se tiverem tensão 127V ou 220V.

Tensão elétrica — Outra medida muito comum é a tensão elétrica – ou voltagem –, cuja unidade é Volt (V). É sempre necessário verificar qual a tensão do aparelho/produto e da tomada onde o mesmo será ligado. Em geral, as tensões residenciais são 127V e 220V. Por isso, quando um aparelho fabricado para receber 127V é ligado numa tomada 220V, ele recebe mais energia do que suporta, e pode ser danificado. Quando ocorre o contrário, um equipamento de 220V ligado numa tomada de 127V, ele é subutilizado.

Ao contrário que se pensa, ambas as tensões têm o mesmo desempenho, consumo de energia e grau de periculosidade. A única diferença entre as tensões está relacionada ao dimensionamento dos componentes da instalação elétrica: circuitos de 220V utilizam fios e cabos com seção nominal (bitola) menor em relação aos de 110V (ou 127V), em função da corrente elétrica, que é maior em instalações de 110V.

Corrente elétrica — Corrente elétrica é o movimento ordenado de cargas elétricas positivas e negativas através de um condutor. A corrente elétrica pode ser contínua, gerada por pilhas e baterias, ou alternada, gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica, a qual chega até nossas casas.

É a corrente elétrica que provoca choques quando passa pelo corpo humano, podendo matar. Por isso, fique atento ao fio ou cabo utilizado, que precisa ser compatível com a corrente que passa por ele. Se o diâmetro for muito fino, pode não suportar o calor gerado e provocar curto-circuito. Quanto mais elevada a corrente, mais grosso precisa ser o cabo. Num chuveiro com 4.500W de potência instalado num circuito de 127V, por exemplo, utiliza-se um condutor de 6mm², enquanto que o mesmo equipamento em 220V utiliza um de 4mm².|www.tramontina.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira