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17/10/2017 - 07:54

A melhor Shell V-Power de todos os tempos chega ao mercado em uma campanha multiplataforma


Estratégia da Raízen foca nos consumidores, suas preferências, temas de interesse e relações pessoais. Ações criadas pelas agências parceiras Bullet, E/OU, F/Nazca Saatchi & Saatchi e VML valorizam a busca pelo melhor.

São Paulo — A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, lança hoje no mercado brasileiro a nova geração da gasolina aditivada Shell V-Power –—a melhor de todos os tempos. O produto é o primeiro lançamento global da marca, após cinco anos de desenvolvimento, e estará presente em 26 países simultaneamente. Para comunicar a inovação e seus atributos, a empresa investiu em uma campanha multiplataforma que integra mídia off-line e digital, além de ativações em pontos de venda e CRM, que visam a experiência do consumidor, valorizando a busca pelo melhor.

A campanha representa um dos maiores investimentos em marketing desde que a Raízen licencia a marca no Brasil. A nova Shell V-Power estará disponível para os consumidores a partir do dia 16 de outubro nos mais de 6.000 postos Shell espalhados pelo País.

“A estratégia da campanha para o lançamento da nova Shell V-Power consegue, de uma forma criativa e humana, transmitir todos os atributos do combustível por meio de ações que buscam aproximar nossos consumidores da nossa marca Shell V-Power de uma forma surpreendente. O nosso objetivo é dar continuidade a ideia central de Humanologia: que as pessoas saiam dos nossos postos melhores do que entraram”, explica Renato Grego, gerente de Comunicação de Marketing da Raízen.

A importância das relações pessoais — O filme criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi para o lançamento da nova Shell V-Power segue o posicionamento Humanologia, que reforça a importância da relação humana da marca e seus produtos com o consumidor. O novo filme mostra as qualidades técnicas da nova Shell V-Power de uma forma pessoal: sob a ótica dos engenheiros que trabalharam com afinco para desenvolvê-la. No roteiro, os profissionais sentem-se tão orgulhosos do trabalho realizado que fazem questão de compartilhar a satisfação com pessoas próximas, por exemplo, seus filhos.

. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=oUw6caYqdtU&feature=youtu.be, em primeira mão, o filme “Engenheiros”. Além das inserções na televisão e internet com versões de 45 e 30 segundos, soma-se à estratégia de mídia spots de rádio e mobiliário urbano.

Segundo Fabio Fernandes, da F/Nazca Saatchi & Saatchi, “nossa aposta, junto com a Raízen, é gerar uma relação cada vez mais afetiva do consumidor com a marca Shell, já tão bem estabelecida como a mais confiável e tecnológica. Por isso que em nossa campanha nós falamos em Humanologia, um conceito que nos obriga a abordar todo e qualquer tema, até o lançamento de uma nova Shell V-Power, nascida de tecnologia pura, pelo viés do ser humano, ainda que ele seja engenheiro ou engenheira, profissionais da ciência focados na busca pela excelência de um combustível. Os consumidores já gostam da Shell. Nós queremos que eles a amem”.

Uso da Nova Shell V-Power e reconhecimento dos consumidores via CRM — A Raízen inicia um projeto especial de relacionamento com clientes dos produtos Shell V-Power. Os canais de CRM irão entregar centenas de mensagens personalizadas para todos os segmentos de clientes, focadas em desvendar os mitos e verdades sobre combustíveis, estimular consumidores a experimentarem a nova Shell V-Power e construir uma relação de proximidade com os públicos mais fiéis. A agência E/OU-MRM foi responsável pelo desenvolvimento da campanha de CRM.

Entrega de experiência em postos — Para pontos de venda, a Bullet criou um material de comunicação exclusivo para as bombas de abastecimento da família Shell V-Power, em postos espalhados pelo Brasil, além de ativações especiais que acontecerão ao longo do lançamento cujo objetivo é tangibilizar os benefícios da nova Shell V-Power para os consumidores.

“O objetivo é entregar a sensação de experiência diferenciada na relação dos nossos consumidores com a marca Shell V-Power” explica Renato Grego, gerente de Comunicação de Marketing da Raízen.

Busca pelo melhor no digital — Para a frente digital, a VML criou o conceito “Busque pela melhor Shell V-Power”, estratégia multiplataforma que integra de maneira inovadora tendências de busca aos hábitos dos usuários, sendo o maior investimento digital em campanhas da marca.

Ao utilizar de maneira pioneira o Google Trends, foi identificado o potencial para aumento de interesse na nova Shell V-Power atrelado ao comportamento de buscas do consumidor em outras categorias de mercado. Baseado nisso, foram definidas as quatro categorias de buscas mais relevantes para o público-foco de Shell dentro da plataforma Google: Tecnologia, Viagem, Economia e Automobilismo. Para cada um dos temas, foi pensada uma inteligência de resposta personalizada, com vídeos protagonizados por influenciadores, em cada um dos segmentos - Marcelo Tas (Tecnologia), Zeca Camargo (Viagem), Ricardo Amorim (Economia) e Átila Abreu (Automobilismo).

As buscas referentes aos temas selecionados serão respondidas em mais de 700 vídeos personalizados. Por exemplo, ao procurar um restaurante em São Paulo, o internauta será impactado com um vídeo dos influenciadores sobre o tema, estabelecendo conexão entre a busca (melhor restaurante) e a melhor Shell V-Power de todos os tempos. Em paralelo, o Google também irá contextualizar o produto, quando o internauta procurar algum termo relacionado à gasolina aditivada no buscador. |Vídeos aqui: https://youtu.be/XdwGb5laWP0

No Facebook, a estratégia será de agile marketing. Para isso, Raízen e VML montaram uma operação chamada “Power Room” – sala de performance, composta por uma equipe de profissionais multidisciplinar, com o objetivo de monitorar trending topics (temas mais quentes que estão reverberando nas redes sociais) e que sejam relevantes para a nova Shell V-Power. A partir daí, para potencializar o engajamento, serão gerados posts customizados, unindo a tendência do dia às inovações do produto, sempre conectando com o tema “A busca pelo melhor”.

Outro destaque da campanha é a parceria com o Waze. Com o mote “Você que busca a melhor rota, busque também o melhor combustível”, as iniciativas incluem sinalizações dos postos Shell pelo caminho escolhido e até a voz de Marcelo Tas para guiar os motoristas.

De acordo com Fernando Taralli da VML, a estratégia da campanha é 100% pautada pelo insight do consumidor da nova Shell V-Power. “A ideia veio da oportunidade de mudança do comportamento do target, estimulando busca e conhecimento de Shell V-Power. Para garantir nosso sucesso, montamos a Power Room, a sala de performance da campanha dentro da VML, afirma Taralli”.

Campanha Nova Shell V-Power | Off-line | Agência: F/Nazca Saatchi & Saatchi | Cliente: Raízen |Produto: Shell|Título Campanha: Nova Shell V-Power |Título Filme: Engenheiros |Duração: 45’’; 30”;| 5” |Direção Geral de Criação: Fabio Fernandes| Direção de Criação: Toni Fernandes; Leonardo Claret |Criação: Fabio Fernandes; Toni Fernandes; Leonardo Claret| Atendimento: Ricardo Forli; Rafael Cappelli; Gabriela Marques; Julia Marquezi; Camila Larroude |Mídia: Mauricio Almeida; Adriana Roza; Leonardo Sousa; Luiza Oliveira |Planejamento: Rita Almeida; André Foresti; Ligia Paes de Barros; Danilo Lima; Tatiana Weiss |RTV: Elucieli Nascimento; Fernanda Sousa; Rafael Paes; Victor Alloza |Produtora do Filme: Paranoid| Direção de Cena: Kid Burro | Direção de Arte Cena: Luana Demange |Direção de Fotografia: Juliano Lopes| Produção Executiva: Egisto Betti | Atendimento: Milena Trindade; Arthur Gomes |Montagem: Rami D’Aguiar |Pós-Produção/Finalização: Warriors| Produtora de Som: Studio Tesis | Maestro: Silvio Piesco |Produtor: Marcos Vaz; Leandro Beraldo| Atendimento: Alline Pecci| Aprovação Cliente: Eduardo Wantuil; Renato Grego; Ana Caldas; Sabrina Nogueira; Gisele Rosa | Maria Fernanda Kihara.

Campanha Nova Shell V-Power: Digital | Agência: VML | Produto: Nova Shell V-Power| Título: Melhor Shell V-Power de todos os tempos | Duração: 3 meses | Dir. Criação: Wellington Ferreira| Criação: André Barreiros e Daniela Moreira| Dir. Atendimento: Fábio Meneghati | Atendimento: Giuliano Scudeler, Caroline Lessa, Talita Sicchiroli e Lais Matos.| Planejamento: Leticia Soares; Pedro Dorta; Gabriela Rosa; Nancy Sestini e Murilo Cepellos | Mídia: Camila Costa e Victor Cavalcanti| Cliente: Lucas Coelho e Priscilla Machado.

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição varejo de combustíveis.

A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar.

Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, produz 4,2 milhões de toneladas de açúcar anualmente e 4,7 milhões de toneladas são comercializadas. A companhia também tem 940 MW de capacidade instalada de produção de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar e a empresa comercializa anualmente 2,8 milhões de MWh de energia elétrica. A Raízen também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select.

Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do Estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

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