Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2008 - 10:54

A Beleza da Arte Japonesa Shippo


Arte Contemporânea de Esmaltação em Metal.

A Fundação Japão SP irá sediar a exposição "A Beleza da Arte Japonesa Shippo - Arte Contemporânea de Esmaltação em Metal", a partir do dia 29 de março de 2008, com artistas do grupo "Shippo KAZU", da capital paulista, e artistas japoneses.

Shippo é uma técnica de esmaltação em metal cuja época de origem é desconhecida. A tradução literária da palavra é "Os 7 tesouros celestes" e tem origem de um sutra Budista que diz: "como o tesouro das 7 jóias" (As peças possuiam as seguintes 7 jóias: ouro, prata, esmeralda, ágata, cristal, coral e pérola).

A Origem - Após a explosão de um vulcão, observou-se que algumas pedras vulcânicas tinham uma parte composta de vidro. Dizem que por meio desta descoberta, chegou-se à forma de fabricação do vidro, que não adere adere ao metal, somente anos mais tarde se descobriu o Shippo.

A época de sua origem não é certa, mas foi identificado na parte superior da máscara de Tutankamon como decoração. Portanto podemos dizer que a sua origem se deu há 3.000 A.C.. Esta arte só chegou ao Japão após ter passado pela China e Coréia, no final do século XVI.

Na Europa - Shippo pode ser encontrado no norte da Europa, na época da civilização Celta e era usado na decoração de armaduras.

Na idade Média foi se tornando mais popular e no Império Bizantino o Cloisonné foi usado em peças religiosas, além de decorar coroas de reis e rainhas. Inúmeras peças foram encontradas em Limoges, na França, em Champlevé. Nesta técnica, uma peça de metal é escavada (moldada) e dentro desse sulco é colocada uma resina especial (yuyaku). Depois é levada a um forno de alta temperatura para ser queimada. Ainda hoje, em Limoges, esta técnica tradicional é particularmente usada. Novas técnicas de Shippo surgiram a partir desta, o Champlevé.

Na China - Dizem que a técnica chegou à China pelo Caminho da Seda, mas há muitas dúvidas a respeito, na medida em que o Karakane e o Yusen Shippo (o Cloisonné) eram técnicas características chinesas.

Na China esta arte era chamada de Keitaran ou Kenryu, conforme tivessem sido executadas nesses referidos períodos. Teve início na era Gen (1279), sendo o Keitai na era Min (1368-1661) e mais tarde o Kenryu na era Shin (1662-1912), sendo este considerado o período mais fértil.

Na época da Segunda Guerra Mundial, os soldados japoneses, ao retornarem para seu País, trouxeram como lembranças, "Sakazuki" (pequenos pratos para se beber sake), "Kohhgoh" (ornamento para se colocar incenso) e "Tama" (esferas lindamente adornadas com Shippo).

No Japão - A era Keicho (1.596 – 1.615) foi quando o artista japonês Hirata Hikoshiroh Dojin aprendeu a técnica com um especialista coreano. Dojin foi especialista do Shippo no período "Edo Bakufu", deixando obras em algumas partes da biblioteca "Katsura Rikyu", assim como em partes da entrada do Fusuma (tradicional entrada/porta japonesa). Esta foi uma época de grande desenvolvimento da técnica no Japão.

No período Edo, pode ser encontrado com freqüência em partes do Fusuma do templo Nikkoh Toshougu ou do castelo de Nagoya, além de ser usado como "camuflagem" de pregos usados nestas duas construções.

No final da era Edo, Kaji Tsunekichi nascido na região de Owari (Nagoya), estudou o Shippo Holandês, criando a base do Yusen Shippo (Email Cloisonne) . Ainda hoje essa tradição é mantida em um pequeno vilarejo, na província de Aichi.

Na era Meiji, começa a tornar-se mais concreto, quando Namikawa Yasuyuki e Namikawa Sosuke aperfeiçoaram a técnica transmitida pelo alemão Wagner Gottfreat, usando ouro e prata de maneira elaborada, deixando assim, seus nomes na história dessa arte.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial e depois da reconstrução da economia japonesa, quando muitas pessoas passaram a ter uma vida mais economicamente estável, várias mulheres japonesas foram atraídas pelo Shippo e o difundiram de maneira notável pelo país. Assim, novas técnicas deverão ser desenvolvidas a cada dia, e, dessa maneira, o Shippo evoluirá cada vez mais nos próximos anos.

Exposição: 30 de março a 18 de abril de 2008, 12h às 17h, no Espaço Cultural Fundação Japão , Av. Paulista, 37 - 1 andar - Jardins – S. Paulo. Telefone (11) 3141-0843. || Workshop: 10, 13 e 16 de abril, das 13h às 16h (inscrições gratuitas no dia e no local da abertura da exposição) | Dia 10 (quinta feira) - 13 vagas | Dia 13 (domingo) - 14 vagas, dia 16 (quarta feira) - 13 vagas . Realização: Fundação Japão SP. Apoio: Grupo Shippo KAZU (SP)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira