Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2017 - 07:23

Odebrecht cria Conselho Global para apoiar governança do grupo

Conselheiros integram organizações internacionais que são referência em desenvolvimento de negócios, sustentabilidade e combate à corrupção.

A Odebrecht S.A. anunciou a criação de um Conselho Global (CG) para apoiar a governança e o desenvolvimento das empresas do grupo, em áreas como cidadania corporativa, sustentabilidade e combate à corrupção. Vinculado ao Conselho de Administração da companhia, o Conselho Global (na denominação em inglês, Global Advisory Council) inclui personalidades do Brasil e de diversos países, com atuação em organizações da sociedade civil, da academia e do setor privado.

O novo Conselho fará seus primeiros encontros na próxima semana, em São Paulo. A agenda dos conselheiros inclui reuniões de trabalho com a diretoria da Odebrecht S.A, holding do grupo Odebrecht, e um seminário do qual participarão 180 líderes dos negócios do grupo em todo o mundo. Os temas principais do seminário são o papel das empresas na sociedade, os fatores de sucesso a longo prazo e como competir com integridade, altos padrões éticos e transparência em ambientes desafiadores.

A criação do CG é parte da transformação da Odebrecht, que desde a sua decisão de março de 2016 de colaborar de forma definitiva com as autoridades assumiu o compromisso púbico de atuar sempre com ética, integridade e transparência.

“O Conselho Global vai trazer para dentro do grupo um conjunto muito rico de experiências internacionais que serão úteis no dia-a-dia dos negócios”, afirma Sergio Foguel, membro do conselho de administração da Odebrecht S.A. e chairman do novo Conselho. Executivos do grupo também poderão recorrer aos conselheiros para ouvi-los em situações específicas enfrentadas nos negócios.

As regras de funcionamento do Conselho Global prevêem a realização de pelo menos duas reuniões anuais, durante as quais sempre haverá um encontro de trabalho com a diretoria da Odebrecht S.A. e um seminário com líderes de todo o grupo.

Os membros do CG: Claudio Valladares-Padua — Co-fundador e vice-presidente do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), reitor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e professor aposentado da UnB. Membro do conselho de sustentabilidade da Fibria e do Programa Amazônia da Natura. Pesquisador da Universidade de Columbia, em Nova York.

Georg Kell — Presidente da Arabesque Partners, fundo especializado em utilizar inteligência artificial para medir sustentabilidade e performance no mercado financeiro. Fundador e primeiro diretor do Pacto Global da ONU, maior iniciativa voluntária do mundo em sustentabilidade corporativa. Reconhecido entre as 100 pessoas mais influentes em ética nos negócios todos os anos desde 2011.

Jermyn Brooks — Lidera o conselho de negócios da Transparência Internacional (TI) e o comitê de orientação da Iniciativa de Integridade da Siemens, conduzido pela TI. Após uma carreira de sucesso na PricewaterhouseCoopers, passou a trabalhar com a TI em 2000, tendo passado por diversas funções, incluindo diretor-executivo e membro do conselho de administração.

Lynn S. Paine — Professora e ex-diretora associada da Harvard Business School (HBS). Autora de obras de referência em liderança e governança de empresas que aliam altos padrões éticos e resultados financeiros excepcionais. Leciona no MBA da HBS, onde fundou o curso de Leadership and Corporate Accountability. Formada em Direito pela Harvard Law School, é doutora em filosofia moral pela universidade de Oxford.

Mark Moody-Stuart —Presidente da Fundação do Pacto Global da ONU e vice-presidente do Pacto Global. Diretor na petrolífera Saudi Aramco desde 2007, foi presidente do Conselho de Administração da Shell entre 1998 e 2001 e da Anglo American entre 2002 e 2009. Doutor em Geologia pela Universidade de Cambridge, trabalhou para a Shell na Europa, no Oriente Médio, na Ásia e na África.

Newton de Souza —Vice-presidente do Conselho de Administração e ex-diretor-presidente da Odebrecht S.A. (2015-2017). Entrou na empresa como vice-presidente jurídico em 1988. Atuou como membro do Conselho de Administração de todas as áreas de negócio do grupo. Também foi presidente do Conselho de Administração da Companhia de Concessões Rodoviárias-CCR. Atuou como advogado visitante no escritório Dechert, Price & Rhoads, em Filadélfia, e foi sócio do Pinheiro Neto Advogados, além de diretor jurídico da divisão para América Latina e Caribe do Banco Mundial. É graduado em Direito pela PUC-SP, com Mestrado na Universidade da Pensilvânia.

Rubens Ricúpero — Membro do Conselho de Administração da Odebrecht S.A. desde 2004, foi diretor da FAAP entre 2005 e 2017, ocupando atualmente a posição Decano para Assuntos Institucionais da FAAP. Diplomata de carreira, aposentou-se após ocupar a chefia das embaixadas do Brasil em Genebra, Washington e Roma. Exerceu os cargos de ministro da Fazenda e do Meio Ambiente. Entre 1995 e 2004, foi secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em Genebra.

Sergio Foguel — Membro do Conselho de Administração da Odebrecht S.A, chairman do Global Advisory Council, e coordenador do Comitê de Conformidade da empresa. Foi vice-presidente de Governança Corporativa, Planejamento Estratégico e de Pessoas e Organização entre 1977 e 2001. É membro do conselho internacional da Fundação Dom Cabral e de outros comitês internacionais. Estudou e pesquisou aprendizado e desenvolvimento organizacional no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na Universidade de Harvard. Possui mestrado em Administração pela Universidade da Califórnia em Los Angeles e graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Tensie Whelan —Diretora do Centro para Negócios Sustentáveis na Stern School of Business da NYU (New York University) e ex-presidente da Rainforest Alliance, umas das mais importantes organizações internacionais na promoção de negócios com sustentabilidade, atuante em mais de 60 países. Foi reconhecida como uma 100 pessoas mais influentes em Ética nos Negócios e atuou em inúmeros conselhos consultivos tais como o Conselho de Sustentabilidade da Unilever e o Conselho Consultivo do Nespresso Innovation Fund.

Vinod Thomas — Professor na Universidade de Singapura e no Asian Institute of Management, em Manila, Filipinas. Foi diretor-geral de avaliação independente no Asian Development Bank (ADB), e antes disso atuou como vice-presidente da mesma área no Banco Mundial, onde foi ainda diretor para o Brasil e vice-presidente. Entrou no Banco Mundial em 1976, tendo passado por diversas funções. PhD em economia pela Universidade de Chicago.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira