Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2008 - 09:29

Setur lançou Programa de Financiamento ao Turismo de Pernambuco (Fintur-PE)


O Secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, lançou no dia 31 (segunda-feira),o Programa de Financiamento ao Turismo de Pernambuco (Fintur-PE) uma ação pioneira de integração com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste (BNB).

O lançamento ocorreu durante café-da-manhã, no Recife Palace Hotel, em Boa Viagem, e reuniu representantes do trade turístico e contou com a presença do superintendente do BNB, Sérgio Maia, do gerente regional da CEF, Paulo Nery, do analista do BB, Anderson Cleyton, e do diretor do BNDES, José Eduardo Fitipaldi.

O Fintur-PE é mais uma ação concreta entre os 45 programas iniciais, que compõem o Planejamento Estratégico para o Turismo 2008-2020. A iniciativa objetiva incitar ainda mais o desenvolvimento do setor no Estado ao facilitar a informação ao crédito para o micro, pequeno e médio empresário e, em alguns casos, para investimentos de grande porte. Para tanto, será criada uma agenda de encontros entre o empresariado interessado e as instituições financeiras com o suporte da Setur. Além disso, foi elaborada uma cartilha com dados básicos sobre os financiamentos oferecidos pelo BB, CEF, BNB e BNDES, incluindo taxas de juros, público alvo e prazos para pagamento.

Sílvio Costa Filho explica que a dificuldade constatada pelos investidores na tramitação de documentos foi um dos motivos para a criação do Fintur-PE. Com o programa, a Secretaria Estadual de Turismo participa do processo de aquisição do crédito ao procurar desburocratizar e facilitar o acesso às informações ligadas ao poder público. “Este é o primeiro de uma série de encontros, que vão acontecer em todas as microrregiões de Pernambuco. O Estado carece de requalificação na sua rede de hotéis, pousadas e restaurantes. A tenção é que os empresários possam ouvir o que os bancos têm a oferecer de créditos, criando uma agenda positiva, e que proporcione desenvolvimento econômico sustentável”, afirmou.

“A nossa intenção é quebrar o paradigma de que financiamento para investimentos a longo prazo é burocrático. O mercado é dinâmico e, em função disso, os bancos precisaram agilizar os seu procedimentos”, disse o analista do Banco do Brasil. O diretor do BNDES falou sobre a importância da ação, pois beneficia o pequeno, o médio e micro empresário. “O grande empresário já conhece o caminho das pedras. O material possui informações muito boas como um novo produto nosso que é o cartão BNDES que vai contribuir bastante para o desenvolvimento do setor”.

O superintendente do BNB ressaltou a importância de os bancos federais estarem reunidos. “Nós devemos funcionar como complementares para garantir o desenvolvimento sustentável do setor. Trabalhamos como Prodetur II, que financia a parte de Infra-estrutura e que Pernambuco vem se destacando com o Estado que mais utiliza recursos para obras. E estamos financiando grandes empreendedores como o grupo espanhol Qualta e a Parceria Público-Privada da Praia do Paiva, além disso oferecemos financiamento para os micro, pequenos e médios empresários”, informou.

Para o gerente da CEF, o grande desafio dos bancos é transformar os créditos em realidade, em projetos que contribuam para o desenvolvimento. “O nosso objetivo é trazer o máximo de recursos para Pernambuco. Tenho certeza que, dentro em breve, teremos um novo Estado. Em cada agência, possuímos uma estrutura para atender aos empresários, inclusive com equipe capacitada para prestar consultoria na elaboração de projetos”, disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira