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20/10/2017 - 06:29

Comércio de BH amplia contratação de temporários, diz pesquisa da Fecomércio MG

Comércio de Belo Horizonte(MG), amplia contratação de temporários. Percentual de empresas que pretendem contratar para o período natalino é 4,4 pontos percentuais superior ao do ano passado. Busca é, principalmente, por vendedor e estoquista.

Em função do tradicional aquecimento do comércio varejista no final do ano, os empresários de Belo Horizonte planejam reforçar suas equipes para garantir o bom atendimento aos clientes. Com a conjuntura econômica um pouco mais favorável, o volume de empresas que pretende contratar temporários a partir do próximo mês, apostando no crescimento das vendas, aumentou: são 16,3% contra 11,9%, em 2016.

O levantamento realizado pela Fecomércio MG também mostra que, entre as lojas que contrataram em 2016 e irão repetir o ato neste ano, o total de novos postos será ampliado ou mantido para 90,5% dos entrevistados. “Esse resultado é reflexo, basicamente, da melhoria do ambiente econômico, com destaque para a inflação e os juros, e do desempenho favorável nas datas comemorativas do primeiro semestre e início do segundo. Isso, aliado aos sinais de recuperação no indicador de emprego desde abril, gera uma boa perspectiva para o Natal”, destaca o economista da entidade, Guilherme Almeida.

As principais demandas são por vendedores (50%), estoquistas/repositores (16,3%), operadores de caixa (12,8%) e auxiliares de vendas (11,6%). O segmento de livros, jornais, revistas e papelarias é o que promete abrir mais oportunidades de trabalho (35,7%) no período, seguido por tecido, vestuário e calçados (29,2%). Em sexto lugar na lista, mas com grande representatividade no volume de contratações formais do varejo, supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo devem disponibilizar 9,2% das vagas temporárias.

Efetivação — Outro ponto positivo da pesquisa é que, em apenas 11,8% das empresas, a perspectiva de efetivação dos novos funcionários é nula. Já para 41,2%, as chances são altas ou muito altas. “No comércio, a mão de obra precisa ter um perfil diferenciado: ser comunicativa e se relacionar bem com o público. Se o profissional tiver esses atributos e alcançar um bom nível das vendas no final do ano, ele poderá conquistar o emprego definitivamente a partir de janeiro”, completa Almeida.

A íntegra da pesquisa Contratação de Temporários 2017 no site da Fecomércio MG: http://www.fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2017/10/2017-Temporários.pdf

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