Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2017 - 08:33

Inchaço nos pés: causas e sintomas

O inchaço nos pés é um problema comum e pode acontecer por vários motivos e em qualquer idade. Uma das causas mais comuns é ficar muito tempo em pé ou sentado, pois para que a circulação venosa aconteça de forma mais fácil, é preciso ter contração da musculatura e isso acontece quando andamos. Quando ficamos parados, tanto em pé, quanto sentado, temos um relaxamento dessas musculaturas e as veias precisam de muito mais esforço para retornar o sangue para o corpo. Ou seja, essa contração da musculatura comprime os vasos, comprime as veias e ajuda no retorno venoso.

O inchaço nos pés ocorre por um edema chamado de edema postural ao longo do dia. As veias são permeáveis então vaza um pouco de líquido das veias para a musculatura e o tecido que envolve as veias e o sistema linfático é responsável por capturar esse líquido e retomar esse líquido às veias. Quando há um problema ou do sistema venoso ou linfático, por exemplo, o venoso por soltar muito líquido e o linfático por não recuperar o liquido que extravasou, acaba ocasionando o inchaço. Todas as pessoas que possuem o problema, precisam investigar tanto o sistema venoso, quanto o linfático.

As principais doenças relacionadas a edemas nos membros inferiores são primeiro as doenças vasculares, tanto venosas como linfáticas, depois as doenças cardíacas, o descontrole da pressão arterial, o aumento do coração, tudo isso causa edema dos membros inferiores. Também deve ser levar em consideração as doenças renais e as hepáticas.

Também existem medicamentos que podem causar inchaço nos pés. Mas do que medicamentos, alimentos ricos em sal. Todos os medicamentos ou alimentos que fazem retenção de líquido. Exemplo, uma reposição hormonal. Um hormônio feminino, ele retém liquido, então ele pode aumentar o inchaço nos pés.

As pessoas idosas costumam ter mais edemas por que elas tem um envelhecimento do sistema tanto venoso quanto linfático, que são os dois principais sistemas responsáveis por drenar todo o excesso de líquido em nossos membros. Por isso que os idosos tem maior chance de ter edema. Além disso, algumas doenças da idade como doença cardíaca, insuficiência cardíaca e insuficiência renal ajudam a reter mais líquido.

As varizes podem ocasionar edema principalmente pelo aumento de pressão venosa. O sangue tem mais dificuldade de retornar e ai extravasa liquido das veias e causa edema nas pernas e a trombose principalmente. A trombose acaba sendo a falência praticamente total do sistema venoso. O sistema venoso esta obstruído por um trombo, então ele começa a vazar liquido das veias por causa da trombose e o principal sintoma da trombose é o edema no membro que tem esse trombo.

Enfim, se uma pessoa começa a ter edema dos membros, o que fazer? Inicialmente tem que procurar um médico para saber qual é a causa .Se o edema esta acontecendo por uma insuficiência cardíaca, tem que tomar remédios para o coração. Se for vascular, tratar o vascular e assim por diante.

Os principais cuidados que a pessoa tem que ter quando tem edema do membro é se possível fazer a compressão, usar meia elástica é indicado e tratar a pele, usar hidratante para evitar feridas e fissuras e tomar os medicamentos depois de achar a causa. Tratar a causa. Se for venoso, às vezes tem que fazer uma cirurgia de varizes, cardíaco o tratamento da doença cardíaca e assim por diante. O mais importante é investigar e tentar descobrir a causa. Às vezes não se consegue abolir totalmente o problema, mas com certeza se consegue minimizar o nível e a evolução desse edema ao longo do dia. A pratica de exercícios físicos e uma boa alimentação são ideais para a prevenção desse problema.

. Por: Ricardo Brizzi – Angiologista e Cirurgião Vascular fez residência médica em cirurgia vascular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduação em cirurgia endovascular em São Paulo, trabalhou no serviço público nos Hospitais Salgado Filho e da Lagoa, no setor de Hemodinâmica. É membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e um dos responsáveis pelo setor de cirurgia vascular e endovascular dos Hospitais Badim, Israelita e Norte D’Or.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira