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01/04/2008 - 09:41

Sodexo estende outsourcing de suporte local a escritório da matriz para filiais

Após sete anos de terceirização na área de TI de sua matriz brasileira, a Sodexo – focando sua atenção cada vez mais à sua atividade principal, cartões e voucher para otimizar o RH das empresas – opta pelo outsourcing de sua microinformática e da rede de cabeamento de voz e dados também de suas filiais e escritórios virtuais.

O contrato, ao final da concorrência, foi fechado com a Connectcom Teleinformática que, entre outras atividades, responde pela manutenção e instalação de mais de 100.000 equipamentos de clientes, incluindo desktops, redes, storage e servidores,e por isso atendeu todo o escopo da contratante.

Esse contrato, que constitui evolução do processo de terceirização de serviços de automação de escritório, iniciado pela Sodexo em 2003, coloca sob a responsabilidade da Connectcom um parque instalado em condições de atender mais de 450 usuários, em vários locais em todo o território nacional.

O escopo do contrato de outsourcing assinado com a Connectcom envolve o atendimento à matriz, 12 filiais no que diz respeito a: instalação, configuração, manutenção e movimentação de hardware de computadores pessoais (desktops e laptops), switches da rede LAN e de rede de dados e voz (telefonia); instalação e configuração de programas (software) em computadores pessoais; atendimento local e remoto a todos os usuários dos recursos de TI suportados no escopo contratado, bem como registro e acompanhamento de todos os chamados através de sistema de service desk contratado pela Sodexho Pass e disponibilizado via Internet.

Além disso, a Connectcom responde pelo suporte a eventuais dúvidas e orientações a todos os usuários destes serviços para uso dos equipamentos e programas instalados; documentação e atualização de procedimentos operacionais e controle de mídias de softwares e eventuais componentes de hardwares estocados na Sodexo (spare parts); inventário físico trimestral dos ativos de rede suportados (usuários, computadores, switches, pontos de rede) em todas as localidades, de acordo com modelo definido pela Sodexo Pass.

O outsourcing na Sodexo - Conforme historiado por Fábio Cervera, gerente de TI da Sodexo, o outsourcing na empresa inciou-se em 2000, com a terceirização parcial da infra-estrutura que suportava o ambiente web, que hospeda as aplicações publicadas na internet. Em 2003, a empresa decidiu pelo full outsourcing de infra-estrutura de TI, que envolveu toda a plataforma de infra-estrutura de TI centralizada em um data center contratado. Naquele mesmo ano, também foi feita a terceirização de suporte aos escritórios e outsourcing de impressão de escritório.

No decorrer dos anos, a evolução do negócio e o nível de exigência da empresa e dos clientes internos levaram à revisão de todos os contratos de outsourcing e à necessidade de buscar parceiros que pudessem fornecer mais.

A isso somou-se o fato de que a área de TI da Sodexo também sofreu reestruturação e ampliou suas responsabilidades, antes restritas ao serviço de data center, rede WAN e suporte a LAN apenas da matriz, passando a incorporar também os serviços de voz (telefonia) e suporte aos escritórios estendidos para todos os escritórios do Brasil , levando à necessidade de contratar um parceiro com abrangência nacional em condições de dar suporte não só à microinformática (hardware e software), mas também ao cabeamento de dados e voz local.

Entre as exigências expressas na concorrência, comprovação de experiência mínima de 5 anos nesses serviços, atendimento a níveis de serviço compatíveis com a necessidade e com escopo completo da Sodexo.

Perfil da Sodexo- Fundado na França, em 1966, o Grupo Sodexo Alliance é líder mundial em alimentação e facilities management.

Presente nos cinco continentes, em 80 países, possui 332 mil colaboradores dos quais 12 mil no Brasil, onde atua há mais de 25 anos. Com cerca de 700 unidades operacionais em território nacional, a Sodexo trabalha para oferecer a melhor opção no desenvolvimento e implantação de soluções de serviços integrados.

Tem ampla gama de serviços nas áreas de Empresas e Indústrias; Escolas e Universidades; Hospitais e Clínicas, além de Sites Remotos.

No segundo semestre de 2006, foi eleita pelo Prêmio Top of Mind - Fornecedores de RH, categoria serviço de Alimentação.

Pretende ser líder do mercado em cada um dos segmentos onde fornece e desenvolve, para trabalhadores e empresas, negócios em multiserviços relacionados ao fornecimento de alimentação, limpeza, segurança, telefonia, soluções em cartões de benefícios, entre outros. Em 2005 faturou, no mundo, US$ 14,9 bilhões.

No Brasil desde 1997, a Sodexo possui 13 filiais e gera 330 empregos diretos. Em março de 2008, com a aquisição da carteira de benefícios da VR – incluindo produtos, comunidades, clientes, estabelecimentos e usuários – a Sodexo ampliou seu atendimento para mais de 5 milhões de usuários, 50 mil clientes e 250 mil estabelecimentos em todo o País. Esses números a colocam como a maior empresa em sua atividade.

Tendo como meta “fazer de cada dia um dia melhor”, a Sodexo disponibiliza serviços que oferecem praticidade ao RH – e faz o acompanhamento de todos os projeto –, a exemplo de benefícios nas áreas de Transporte, Alimentação, Refeição e Incentivos, desenvolvendo e implementando soluções completas em benefícios aos trabalhadores de seus clientes.

Perfil da Connectcom - A Connectcom, fundada em 1994, é uma provedora de consultoria em Data Center e de serviços de outsourcing. Na área de Data Center, disponibiliza softwares, serviços de projeto e de gerenciamento de infra-estrutura. Outsourcing responde pela manutenção e instalação de mais de 100.000 equipamentos de clientes, incluindo desktops, redes, storage e servidores. A empresa também trabalha com virtualização de desktop e aplicações, fazendo uso da tecnologia Thin Client, com comprovada redução de custos de propriedade e de administração. Para isso, atua em todo o território nacional através de sua sede, em São Paulo-SP, e de suas filiais em Rio de Janeiro-RJ e Belo Horizonte-MG, e conta com parceiros internacionais e nacionais. Os mais de 800 colaboradores diretos da Connectcom são continuamente atualizados segundo as diretrizes de seu Programa de Desenvolvimento Profissional. A empresa é certificada ISO 9000:2000. || www.connectcom.com.br

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