Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2008 - 09:42

Usinas Itamarati apostam na tecnologia para aumentar sua competitividade no mercado

Solução para o gestor agroindustrial garante eficiência na gestão dos negócios de uma das cinco maiores empresas do setor. sucroalcooleiro.

Entre 2008 e 2012 os investimentos na construção de usinas e na produção de etanol devem alcançar cerca de US$ 33 bilhões, sendo que desse montante algo em torno de 12% virão de investidores estrangeiros, de acordo com projeções da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Como o mercado sucroalcooleiro está passando por uma verdadeira revolução, a entrada de capital do exterior deve incentivar ainda mais a competição no segmento.

Foi pensando justamente em aumentar sua produtividade e manter-se competitiva que as Usinas Itamarati implementaram o PIMS, sistema de gestão de produção agrícola e industrial fornecido pela Próxima, líder no desenvolvimento de softwares para agroindústria.

De acordo com Marey Cardoso Magalhães, coordenador de TI das Usinas Itamarati, a empresa contava com vários sistemas trabalhando de forma isolada, causando problemas de confiabilidade nas informações gerenciais. "Quando decidimos pela implementação do PIMS, um dos principais objetivos era justamente integrar todos os dados, obtendo informações confiáveis e que estivessem à nossa disposição para consulta e tomada de decisão. Outro objetivo é manter a empresa competitiva e atualizada em termos tecnológicos."

Uma equipe de oito profissionais da Próxima e seis da Itamarati levou apenas quatro meses para implementar a solução, que abrange desde o plantio da cana, passando pelo transporte, processo de produção industrial, boletins gerenciais e outros sistemas, que apóiam atividades financeiras, como pagamento de serviços realizados por terceiros e pagamento de mão de obra rural. "Para nós uma área que melhorou muito foi o planejamento das atividades agrícolas; agora esse planejamento é feito semanalmente e o sistema gera relatórios que podem ser consultados a qualquer momento", diz Marey.

Segundo Sergio Parasmo, diretor de marketing da Próxima, um detalhe fundamental para o sucesso do projeto foi o fato da empresa ter sua própria metodologia de implementação. "Conseguimos cumprir prazos, orçamento e implementar a solução conforme o planejado porque o cliente colocou à disposição de nossa equipe toda uma infra-estrutura e confiou em nosso profissionalismo", afirma Parasmo.

Para o executivo, a confiança que os clientes têm na solução da empresa se traduz no fato de 45% de toda a cana-de-açúcar produzida no Brasil ser gerenciada pelo PIMS. O executivo da Itamarati concorda com Parasmo: "O resultado da implementação foi excelente e no final das contas não tivemos nenhum problema", declara Marey.

Usinas Itamarati - Com sede em Nova Olímpia-MT, as Usinas Itamarati estão entre as cinco maiores do Brasil, empregando 3.800 pessoas a cada safra, sendo 2.500 de mão de obra fixa. A empresa iniciou suas atividades em 1980 e atua na produção de álcool, açúcar cristal, refinado e energia elétrica, co-gerada da cana-de-açúcar. Atualmente sua unidade principal tem capacidade de produção de 6,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano.

Sobre a Próxima - Fornecedora líder de soluções de gestão de negócios na agroindústria, a Próxima, empresa do Grupo Datasul, tem forte atuação no segmento canavieiro tanto no Brasil quanto em países da América Latina como Peru, México e Colômbia, atendendo clientes corporativos. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, a empresa desenvolve soluções cada vez mais completas e aderentes às necessidades da produção e do processamento de cana-de-açúcar, citros e grãos, compatíveis com os principais sistemas ERP do mercado. Entre seus parceiros destacam-se Oracle e IBM.

Perfil da Datasul - A Datasul é uma multinacional brasileira, pioneira no desenvolvimento e comercialização de soluções integradas de softwares, com 29 anos de presença de mercado e líder entre as fornecedoras nacionais de sistemas completos para o segmento de empresas de grande e médio porte, com 18,7% de participação neste mercado. O modelo de negócios da companhia está estruturado num sistema de franquias, formado pela corporação e suas subsidiárias, por 9 franquias de desenvolvimento (FDES) e 53 franquias de distribuição (FDIS). O portfolio da Datasul é composto por ERP (Enterprise Resource Planning), soluções para HCM (Human Capital Management), BI (Business Intelligence), ECM (Enterprise Content Management), B2B (Business to Business), CRM (Customer Relationship Management). A companhia também oferece outsourcing, educação corporativa e sistemas para verticais financeira, de agroindústria e de saúde. Seus 3 mil profissionais - incluindo as equipes das empresas recém-adquiridas Informenge, Meya Argentina e Brasil, Próxima, Ilog, YMF e Soft Team - e as operações na Argentina, Chile, Colômbia e México atendem uma base de 3 mil clientes em toda a América Latina, Estados Unidos e Canadá. A companhia conta com a parceria tecnológica dos principais players mundiais: Adobe, IBM, Microsoft, Progress e Salesforce.com e integra o segmento de práticas diferenciadas de governança corporativa da Bovespa, Novo Mercado, tendo suas ações negociadas sob o código "DSUL3".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira