Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2017 - 07:39

Rio Pipeline 2017 discute segurança para a indústria dutoviária

Segundo profissionais da área, principal desafio para o setor é criar novas tecnologias.

Rio de Janeiro — A comunidade dutoviária já pensa no futuro com inovações tecnológicas que começam a ser construídas agora. No primeiro dia da Rio Pipeline 2017, a segurança dos dutos foi o principal tema abordado nas palestras. Especialistas se reuniram para discutir a importância do investimento nesta área.

Para o Chairman da Rio Pipeline, Marcelino Guedes, o assunto é uma questão fundamental, pois o sistema de dutos é de extrema importância para o processo de exploração. “A operação do duto não pode falhar. Se acontece, afeta pessoas e o meio ambiente, por isso o investimento em tecnologias de segurança é essencial”, afirma.

Segundo Marcelo Rennó Gomes, consultor da área, a discussão tem que ser constante para manter a qualidade do setor. “As novas tecnologias são importantes para garantir a segurança dos trabalhadores, do meio ambiente e também a continuidade do negócio. Por isso, o investimento deve ser grande neste segmento”, explicou no painel sobre desafios e inovações.

A palestra também contou com a presença do presidente do Pipeline Research Council International (PRCI), Cliff Johnson, que explicou que os dutos são vistos como a principal causa de acidentes na indústria e que, por isso, precisam ter sempre investimento em segurança. “Se fizermos um bom trabalho, ninguém vai saber quem somos. Se errarmos, viramos o centro das atenções. Por isso, sempre precisamos fazer o nosso melhor e ficar ‘escondidos’ ”, enfatizou.

Novas parcerias e jovens profissionais — Durante o evento, o Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) assinou convênio de cooperação com cinco associações: Abendi (Associação Brasileira Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), Abraco (Asssociação Brasileira de Corrosão), ABCM (Associação Brasileira de Ciências Mecânicas), FBTS (Fundação Brasileira de Tecnologia de Soldagem) e Abraman (Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos).

Para o secretário-geral do IBP, Milton Costa Filho, o acordo irá contribuir significativamente e trazer valor para os associados do Instituto. “Muitas dessas associações nasceram do próprio IBP, que completa 60 anos em novembro. Todas as mudanças que estão acontecendo na indústria e no Brasil mexem com nossas associações e agora precisamos olhar para o futuro, pois há muito o que podemos fazer”, ressaltou. “É uma nova etapa que se abre. Vamos juntar as mãos e partir para o trabalho”, completou.

Já no espaço da Arena do Conhecimento, estudantes que almejam carreiras no setor puderam escutar e conversar com jovens que trabalham na indústria. Representantes do Young Pipeline Professionals (YPP) dividiram experiências do segmento com os participantes, ressaltando a importância de manter o público jovem engajado.

A Rio Pipeline conta com o patrocínio da Petrobras; Rosen; Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG); Nova Transportadora do Sudeste (NTS); Mattos Filho Advogados; e Tory-Tech.

. OTC Brasil: www.otcbrasil.org | Rio Pipeline 2017: www.riopipeline.com.br, de 24 a 26 de outubro de 2017(terça a quinta-feira), no Riocentro, Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro(RJ). | inscrições abertas online no link: http://www.riopipeline.com.br |A organização dos eventos oferece ônibus com rotas a partir de diferentes pontos da cidade: . Partidas:  7h30| 9h| 10h30| 11h30, no Aeroporto Santos Dumont/ Em frente ao Embarque | Petrobras Ventura: PrédioVentura Building, Avenida Chile, 330. e Petrobras Senado: Rua Henrique Valadares, 28, Centro. | . Retorno:  14h30 | 17h30| 18h30| 19h30| 20h30, Aeroporto Santos Dumont | Petrobras Ventura | Petrobras Senado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira