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27/10/2017 - 07:03

Mostra 3M de Arte Digital chega a 7ª edição com grande ocupação no Largo da Batata

Realizado entre 3 de novembro e 3 de dezembro, evento apresenta obras inéditos de Guto Lacaz, Giselle Beiguelman, Maurizio Zelada, Alexis Anastasiou, Gisela Motta e Leandro Lima.

São Paulo — Com o intuito de democratizar o acesso à arte, a 7ª Mostra 3M de Arte Digital ocupa o Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, na capital paulista, entre os dias 3 de novembro e 3 de dezembro. Com trabalhos inéditos dos renomados artistas Guto Lacaz, Giselle Beiguelman, Maurizio Zelada e Alexis Anastasiou e da dupla Gisela Motta e Leandro Lima, a mostra que tem curadoria da produtora cultural Elo3, propõe a discussão da relevância da tecnologia, da ciência e do mundo virtual na sociedade contemporânea.

Realizada com recursos da Lei Rouanet, a instalação, que é totalmente gratuita, vai ao encontro do propósito dessa política pública de fomento e distribuição de arte e cultura. Já o Largo da Batata, localizado na zona oeste da capital, pertence a uma área revitalizada que integra o esforço da sociedade civil para transformar a cidade em um espaço de convívio e ocupação por parte da população. Com a circulação diária de aproximadamente 150 mil pessoas, o espaço tornou-se um símbolo de resistência pública abrigando ocupações, manifestações políticas, blocos de Carnaval e atividades de lazer e entretenimento cotidiano de paulistanos de todas as idades e classes sociais.

“Pela primeira vez, a exposição será realizada a céu aberto, fora dos limites físicos dos museus e centros culturais, e atingirá um público muito mais diversificado do que nas outras edições”, conta Fernanda Del Guerra, sócia e diretora da Elo3, empresa idealizadora da Mostra e que a realiza desde sua primeira edição. Luís Eduardo Serafim, head de marketing da 3M, patrocinadora do projeto desde a primeira edição, completa: “Ao apoiar a realização da Mostra, a 3M também promove a cultura e a arte, importantes instrumentos para a transformação social do nosso país, além de incentivar a promoção de uma arte disruptiva e de vanguarda. Depois de 6 edições, com um público visitante de mais de 150 mil pessoas, levar a Mostra para um dos cartões postais da paisagem paulistana é uma forma de democratizá-la ainda mais e aproximá-la do cotidiano das pessoas de forma a inspirar a todos que passarem por lá, promovendo uma reflexão diferente sobre o espaço público, sobre a arte e suas vertentes”.

Total liberdade criativa —Os artistas convidados tiveram total liberdade criativa na concepção das obras que aproveitam a área livre local como ambiente de expressão. Algumas terão um tom mais crítico, outras, mais lúdico, mas todas exploram a diversidade de pontos de vista do público e várias experiências sensoriais.

O catálogo da exposição, com informações completas sobre as obras, artistas, e o programa pedagógico terão recursos interativos e poderão ser vistos no celular, por meio do aplicativo Mostra 3M de Arte Digital, ou no site www.mostra3mdeartedigital.com.br. O Facebook mostra 3M de arte digital e o Instagram mostra3mdeartedigital também vão manter o público conectado.

Novos talentos de videoarte também serão revelados - Outra novidade desta edição para o público será o container.art, espaço dedicado aos novos artistas da videoarte. Dentro de um container montado no meio do Largo, funcionará uma sala de exibição com programação diária das 8 às 20 horas. As obras são de jovens artistas pré-selecionados por uma comissão julgadora.

.7ª Mostra 3M de Arte Digital, de 4 de novembro a 3 de dezembro de 2017 ,24 horas, exceto nas instalações, no Largo da Batata, bairro de Pinheiros - São Paulo/SP,. Art Supermarket — todos os dias (até 3 de dezembro), das 8h às 20h. Encontros com a cidade, humanos e batatas (video mapping) – em novembro, nos dias 3, 4 e 5 (sexta a domingo) e 8 a 12 (quarta a domingo), sempre das 20h às 22h. container.art – todos os dias (até 3 de dezembro), das 8 às 20h.

Lei Rouanet 1 Principal mecanismo de fomento à Cultura do Brasil, a Lei Rouanet, como é conhecida a Lei 8.313/91, instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). O nome Rouanet remete a seu criador, o então secretário Nacional de Cultura, o diplomata Sérgio Paulo Rouanet. Para cumprir este objetivo, a lei estabelece as normativas de como o Governo Federal deve disponibilizar recursos para a realização de projetos artístico-culturais. A Lei foi concebida originalmente com três mecanismos: o Fundo Nacional da Cultura (FNC), o Incentivo Fiscal e o Fundo de Investimento Cultural e Artístico (Ficart). Este nunca foi implementado, enquanto o Incentivo Fiscal - também chamado de mecenato - prevaleceu e chega a ser confundido com a própria Lei.

Elo3 — Há 13 anos fazendo produções culturais engajadas na democratização do acesso à arte, a Elo3 alia-se à iniciativa privada para realizar seu propósito e ampliar seu alcance. Sempre com a colaboração de grandes artistas e profissionais e o apoio de empresas que compartilham os mesmos valores, a Elo3 oferece à sociedade projetos questionadores, inovadores e transformadores, como a Mostra 3M de Arte Digital.

Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 90 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo e mais de 55 mil itens de produtos inovadores para diferentes mercados, a 3M atingiu US$ 30,1 bilhões em vendas globais em 2016. No Brasil, o Grupo 3M conta com cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além das empresas 3M Manaus, instalada no Amazonas e a Capital Safety, que opera no Paraná. Em 2016, alcançou faturamento bruto de R$ 3,6 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.500 funcionários. |www.3M.com.br.

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