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28/10/2017 - 09:11

Soprano agiliza processos com tecnologia Siemens PLM


Velocidade de busca de informações e documentos aumentou em mais de cinco vezes com o software Teamcenter. Capacidade de produção de projetos aumentou aproximadamente 50% e rotinas burocráticas reduziram em aproximadamente 35%. Perda de tempo com busca de documentos, parâmetros ou itens nos sistemas foi minimizada em cerca de 50%. Virtualização da informação com eliminação de arquivos físicos em quase 65% .

O Grupo Soprano, empresa do Rio Grande do Sul com unidades de negócios em Fechaduras e Ferragens, Materiais Elétricos e Utilidades Térmicas, escolheu a Siemens PLM como principal fornecedora de soluções e softwares de engenharia para todas as áreas da empresa.

"O diferencial que a Siemens nos oferece é o de justamente construir uma malha de soluções complementares na medida em que a empresa vai evoluindo e ampliando suas necessidades e aplicações buscando a virtualização dos processos", explica Estevan Cioato, coordenador de engenharia de produto, qualidade e ferramentaria na Soprano Fechaduras e Ferragens SA.

A empresa já usava Solid Edge nas engenharias de produto e o NX no projeto de ferramentas, mas implementou o Teamcenter em 2013 e adotou o NX como ferramenta única de CAD para todo o grupo. Cioato explica que a opção pela Siemens ocorreu pela parceria anterior com o Solid Edge e o NX e a visão de futuro sobre desenvolvimento e manufatura digitais. "Identificamos que o Teamcenter nos dava um horizonte maior de aplicação com a solução e ia além do gerenciamento de dados, com solução ampla, robusta, mais completa, escalável em toda a área técnica e produtiva da empresa e com perspectivas de futuro", constata. Hoje, a Soprano trabalha também com Teamcenter Manufacturing, estruturas de processo e roteiros de produção com o Teamcenter PLM, destacando a possibilidade de uma ampliação escalonada.

Em um cenário anterior à adoção do PLM, a Soprano detectou problemas clássicos de desorganização, perda de documentos e informações de desenvolvimento, uma vez que cada área tinha os arquivos ordenados de uma determinada forma e em seu próprio diretório de rede. "O projetista baixava os arquivos para máquina dele, fazia um novo modelamento e aí se perdia a base de dados com links incompletos. Já com o PLM há toda a centralização da informação em um banco de dados único e criptografado e com a possibilidade da restrição de acesso. A informação é virtualizada, sendo que todos passam a ter acesso a ela e em tempo real", esclarece Cioato.

Outro ponto destacado pelo porta-voz foi que a gestão dos projetos e das tarefas ficava maçante, impedindo/limitando o avanço no número de projetos simultâneos. Atualmente, o sistema consegue realizar tarefas de forma automatizada, facilitando o workflow das operações e possibilitando o aumento do número de projetos que cada projetista trabalha ao mesmo tempo.

"A Siemens PLM tem um portfólio de produtos abrangente, tanto para a área de engenharia quanto para processos e manufatura digital. Ao analisarmos o processo de implementação, a mudança na cultura não se dá tanto em ganhos com velocidade de execução, mas sim na assertividade, produtividade e nos registros das informações.Hoje é possível lançar mais produtos do que costumávamos anteriormente em um mesmo período. Tivemos muitas melhorias em relação à assertividade das informações, algo muito notável para a empresa desde o início do projeto. Erros de input também foram bastante minimizados", destaca o executivo.

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