Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2017 - 09:19

Cirurgia micrográfica de Mohs possibilita remoção dos principais tipos de tumores da pele

Com maior segurança. Técnica realizada pelo Neocanp faz o controle miscrocópico da lesão garantindo o sucesso do procedimento.

O tipo mais frequente de câncer no Brasil é o de pele e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Existem diferentes tipos de tratamento para o câncer de pele, e se o caso for cirúrgico, há algumas formas de garantir que o procedimento seja feito de maneira segura e precisa, minimizando riscos e aumentando as chances de cura. Um exemplo disso é a cirurgia micrográfica de Mohs, uma técnica desenvolvida na década de 30 pelo Dr. Frederic Mohs, considerada uma das mais eficazes no tratamento de câncer de pele.

De acordo com o Dr. Roberto Tarlé, dermatologista do Neocanp — grupo focado no diagnóstico e no tratamento do câncer de pele, que atende no Hospital Instituto de Neurologia de Curitiba — , a cirurgia de Mohs é o método que apresenta os maiores índices de cura no tratamento do câncer de pele, sendo especialmente indicado para tumores mais agressivos, em áreas de risco ou recidivantes. “Alguns cânceres de pele podem apresentar maior invisibilidade local, isso significa que não conseguimos definir com precisão através do olho humano. Por isso, o mapeamento preciso e imediato exame microscópico são extremamente importantes para que o cirurgião identifique outros focos tumorais certificando-se que todas as células cancerosas sejam removidas”, explica.

Na cirurgia convencional, método muito utilizado, especialmente para tumores menos agressivos, não há a avaliação imediata das margens e essas não são avaliadas em sua totalidade por questões técnicas. Já na cirurgia de Mohs a avaliação é feita na hora e com o paciente na sala de cirurgia. “Nós removemos e avaliamos as margens cirúrgicas, de forma sistemática e completa ao redor do tumor. Após serem removidas, são avaliadas no microscópio em busca de câncer enquanto o paciente aguarda na sala de cirurgia. Se as margens estiverem livres, fecha-se a ferida operatória, mas se estiverem comprometidas, mais tecido será removido. Isso se repete até que todas as margens estejam livres de câncer”, detalha o Demartologista.

O pediatra, Vanderlei Galafassi, 70 anos, se submeteu à cirurgia micrográfica de Mohs depois de ser diagnosticado com câncer no couro cabeludo. Orientado pelo seu médico, Dr. Gerson Dellatorre, Dermatologista do Neocanp, o paciente morador de Pitanga, no Paraná, se orgulha da decisão e indica a cirurgia para quem precisa. “Escolhi esse procedimento pelos vários benefícios que oferece: o tempo de recuperação foi curto, em pouco tempo já estava de volta ao trabalho, a cicatrização foi rápida, não tive efeitos colaterais, durante a cirurgia o médico realiza as análises para garantir que não há mais tumor na região. Fui muito bem orientado, segui as recomendações e me sinto cada vez melhor depois da cirurgia”, relata.

Segundo o Dr. Guilherme Gadens, também dermatologista do grupo, o principal objetivo da cirurgia de Mohs é a remoção completa do câncer. “Além da retirada total do tumor, essa cirurgia ainda nos ajuda a poupar tecido sadio do paciente, já que a correlação de um mapa cirúrgico com a visão microscópica indica exatamente a pele acometida”, finaliza.

Neocanp: Grupo focado no diagnóstico e no tratamento do câncer de pele. Hospital INC - Instituto de Neurologia de Curitiba, Rua Jeremias Maciel Perretto, 300 - Campo Comprido - Ecoville Curitiba. Inaugurado em 2003, o Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) é uma instituição hospitalar que preza pela qualidade e pelo tratamento diferenciado no atendimento aos seus pacientes. Com o intuito de oferecer um atendimento de alta complexidade de excelência, o INC está continuamente em busca de novas tecnologias e conhecimento, investindo na modernização de sua estrutura física e atualização constante de sua equipe. Pacientes de vários estados brasileiros, além de países vizinhos como Uruguai, Argentina, Bolívia e Paraguai, vem à Curitiba em busca do excelente atendimento em Neurocirurgia e Neurologia oferecido pelos profissionais do INC. |www.inc-neuro.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira