Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2008 - 10:13

Solução busca profissionalizar gestão de estoques no mercado de moda

Rede de Lojas Mercatto aumenta eficiência operacional e reduz perdas em 70%.

Para aumentar a produtividade e melhorar os processos de gestão de estoque e distribuição entre o CD e as Lojas, a Mercatto – grife de roupas femininas com 25 lojas no Rio de Janeiro – foi buscar a ajuda da Schaeppi Consultores Associados, com quase 20 anos de experiência em logística. Após uma análise aprofundada das necessidades do cliente, a Schaeppi conduziu uma ampla readequação de processos na empresa e decidiu por implementar uma solução de TI desenhada especificamente para o mercado de moda, com o apoio da consultoria de sistemas Wise e da integradora Netcenter. A solução contemplou a terceirização de toda a infra-estrutura de TI e a implantação do software Metro - ferramenta para gestão voltada para o setor de confecções.

O Metro tem como objetivo preencher uma lacuna no mercado de moda e confecções, que carece de ferramentas de gestão específicas e suporte adequado para a área de backoffice. “O setor, muitas vezes, possui uma estrutura de apoio sem um controle adequado de suas operações de retaguarda, principalmente envolvendo a área de logística e produção”, explica Roberto Silva, diretor da Schaeppi. “Percebemos uma demanda no mercado da moda por uma solução que proporcionasse alto nível de eficiência logística à operação das empresas, de forma a criar um grande diferencial competitivo”, complementa Paulo Sousa, diretor da Wise.

Desenvolvido em padrão web pela Wise, o Metro pode ser usado remotamente e possui a flexibilidade de ser executado nos mais diversos ambientes, como Windows e Linux, e ser hospedado em Data Centers. Realiza a gestão de estoque com localização por endereços, possui um mecanismo automático de reposição de mercadorias nas lojas, bem como gerencia a entrada de mercadorias (produtos para revenda, matérias-primas, serviços) e identifica itens com pouco giro ou com saldos residuais. Como resultado, otimiza-se o estoque geral da companhia, eliminando a necessidade de remanejamento e garantindo o envio exato dos produtos desejados, sem necessidade de conferência na loja.

Além do software, a Mercatto decidiu terceirizar toda a sua infra-estrutura de TI, em um projeto que envolveu a centralização de serviços em um Internet Data Center (IDC), uma solução de segurança de perímetro e rede virtual (VPN) para interligação das Unidades de Negócios, e uma solução de backup corporativo, minimizando possíveis riscos de perda de informações. O trabalho ficou a cargo da Netcenter, especializada em outsourcing. A empresa ficou responsável ainda por todo o monitoramento do ambiente de missão crítica da Mercatto, por meio da ferramenta NOCNet.

Para Marco Cohen, da Mercatto, o projeto permitiu a implantação de processos mais eficientes e adequou a sua infra-estrutura de TI para suportar um novo cenário de crescimento de suas operações. “Com a adoção desta solução, a organização obteve ganhos reais de produtividade e eficiência, e estará menos suscetível a indisponibilidades, incidentes de segurança e perda de informações”, explica. A implantação do projeto, em julho do ano passado, trouxe ganhos reais à operação da Mercatto. “Conseguimos atingir 98% de acurácia nos inventários da empresa, reduzindo as perdas de estoque em 70%”, diz Marco Cohen.

Atualmente, esta solução está sendo expandida para as áreas de planejamento estratégico, budget e produção da Mercatto, de forma a trazer novos ganhos operacionais para o negócio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira