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01/04/2008 - 10:26

Grupo Panalpina divulga resultados anuais de 2007

Empresa registra crescimento orgânico contínuo acima do mercado

Basel – Com a manutenção orgânica do crescimento durante todo o ano de 2007 e com aumento de seus lucros, a Panalpina, grupo mundial especializado em transporte e logística, divulgou o resultado anual de 2007, de acordo com suas metas financeiras. O Grupo registrou o incremento do lucro bruto em 13,4%, do EBITDA em 15,4% e o lucro líquido em 14,8%. Com o novo diretor financeiro, Marco Gadola, e com a indicação de Guenter Rohrmann como novo integrante do Conselho de Diretores, a Panalpina complementa e reforça ainda mais as equipes executiva e de supervisão com profissionais experientes.

De acordo com a CEO Monika Ribar, “ao analisar o exercício de 2007, estou satisfeita com o desempenho financeiro do Grupo. Os resultados demonstram a nossa sólida posição no mercado, a confiança contínua dos nossos clientes em todo o mundo e o excelente desempenho da administração e dos funcionários da Panalpina”.

Crescimento sólido em todas as principais atividades e regiões geográficas - A Panalpina ampliou ainda mais a sua participação no mercado mundial, aumentando a tonelagem de transporte aéreo (em 8,4%, atingindo 947 mil toneladas) e os volumes de transporte marítimo (em 13,7%, atingindo 1.233 milhões de TEUs), muito acima das respectivas taxas de crescimento de mercado.

Na área de Supply Chain, o Grupo melhorou ainda mais seu desempenho, acelerando o crescimento da sua receita líquida de 4,7% para 6,6%. Geograficamente, o crescimento puramente orgânico geral de 12,3% da receita líquida da Panalpina contou com a contribuição de todas as regiões, exceto a América do Norte, que manteve o mesmo nível, mas assim mesmo dobrou seu EBIT. Embora com o aumento nos preços do frete, o lucro bruto aumentou 13,4% com um crescimento considerável em todas as três atividades principais. Além disso, foi observado um desenvolvimento dinâmico em todos os setores de atividade dos clientes.

Para Monika Ribar, “esses números convincentes comprovam ainda mais a atração pelos nossos serviços e a eficiência do modelo de negócios com patrimônio reduzido. Temos, por meio de um crescimento orgânico puro, fortalecido nossas posições três e quatro no mundo em transporte aéreo e transporte marítimo, respectivamente, e conseguimos conquistar novos e substanciais contratos em todos os setores estratégicos de atividade dos nossos clientes, especialmente nos setores de telecomunicações e automotivo, e no setor de projetos”.

Conformidade total de todas as operações daqui em diante: Durante 2007, a Panalpina concluiu a revisão de toda a sua gama de serviços e, simultaneamente, implementou a padronização do seu Código de Conduta Profissional para todo o Grupo, inclusive programas de treinamento intensivo para todos os níveis hierárquicos. Esse trabalho foi realizado para colocar, daqui em diante, todas as empresas do Grupo em total conformidade com a Lei Norte-Americana de Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA).

Nomeação do Diretor Financeiro e de mais um integrante do Conselho de Diretores - Como já foi anunciado no dia 10 de março, o Grupo nomeou Marco Gadola (44) seu novo diretor financeiro, que assumirá o cargo no terceiro trimestre de 2008. O especialista em economia e finanças ingressará no Grupo após trabalhar na Straumann Holding, trazendo muitos anos de experiência em empresas internacionais.

Além disso, o Conselho de Diretores proporá à Assembléia Geral Anual em 6 de maio de 2008 a eleição de Guenter Rohrmann (67) como seu novo integrante, que reforçará ainda mais o conhecimento especializado de mercado do Conselho. Com uma carreira de mais de 45 anos no setor de logística industrial, Guenter Rohrmann ocupou diversos cargos executivos em empresas renomadas como Air Express International (AEI), Danzas AEI Inc. e DHL. Ele foi Presidente da Cargo Network Services Corporation (CNS), membro da diretoria da Cargo 2000 e vice-presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo de Cargas (TIACA, “The International Air Cargo Association”).

Aumento dos dividendos - De acordo com os sólidos resultados do exercício de 2007, o Conselho de Diretores da Panalpina World Transport (Holding) Ltd. propôs à Assembléia Geral Anual o pagamento de dividendos brutos de CHF 3,20 (2006: CHF 3,00) por ação.

Perspectivas 0 Conforme Monika Ribar, “2008 será um ano com bastante empenho para o Grupo, afetado pela intensificação do trabalho de conformidade e pelos respectivos custos externos, mas também pela tendência de enfraquecimento em determinadas economias. Entretanto, estamos convencidos de que conseguiremos atingir um crescimento orgânico acima do mercado e um baixo desenvolvimento dos custos operacionais”. Com isso em mente, a Panalpina prevê um aumento de pelo menos 4% do lucro bruto e um EBITDA/margem bruta de lucro entre 17,5% e 18,5% como sua nova projeção financeira para o exercício de 2008. Para 2009, o Grupo prevê o retorno a um EBITDA/margem bruta de lucro de pelo menos 21%. A administração da Panalpina está convencida de que a sólida rede global do Grupo e seu portfólio de serviços bem-equilibrado continuarão sendo bastante apreciados pelos clientes. Isso confirma a confiança da Panalpina no desenvolvimento positivo das suas atividades futuras.

Perfil da Panalpina - O Grupo Panalpina é um dos líderes mundiais em serviços de logística e agenciamento de carga, especializado em fretes aéreo e marítimo, bem como soluções associadas de gerenciamento de cadeia de suprimentos. Graças à sua profunda expertise nas indústrias-chave e aos excelentes sistemas de IT, a Panalpina provê soluções de porta a porta em agenciamento de carga integradas mundialmente, personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente. O Grupo Panalpina possui mais de 500 unidades em 90 países. Em mais de 60 países, trabalha em cooperação com empresas parceiras selecionadas. O Grupo empresa emprega mais de 15.000 pessoas em todo o mundo.

No Brasil, a Panalpina possui 31 anos de história, com atuação em todo território nacional. Localizada em São Paulo, desde 1977, a empresa possui, atualmente, 14 escritórios próprios, além de sediar o Centro Regional para a América Latina.

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