Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2017 - 07:31

Cemitério lança campanha gratuita de terapia do luto

Com apoio de Cissa Guimarães e Abel Braga. Finados terá ainda missa com Dom Orani, apresentação da Orquestra Maré do Amanhã e inauguração de crematório.

A atriz Cissa Guimarães e o treinador de futebol Abel Braga são os padrinhos da campanha A Vida não Para, uma ação do Cemitério da Penitência em parceria com o Grupo Amigos Solidários na Dor do Luto (ASDL), que vai beneficiar a população carioca no momento de sofrimento, com reuniões semanais gratuitas de apoio e orientação aos enlutados. “Fiquei muito honrada por ser convidada para ser madrinha de um trabalho tão importante que pode ajudar tanta gente na pior dor do mundo”, diz a atriz que perdeu o filho Rafael Mascarenhas aos 18 anos em um acidente.

A campanha que será lançada em Finados, uniu a atriz e o treinador que perdeu o filho João Pedro, de 19 anos. “Eu tive uma perda há pouco tempo e acho muito importante que as pessoas conheçam esse trabalho maravilhoso, entendam e nunca se esqueçam de que a vida não para”, afirma Abel Braga que apenas quatro dias depois da perda do filho deixou o senso de responsabilidade falar mais alto e comandou o time do Fluminense em uma partida pelo Campeonato Brasileiro.

De acordo com a assistente social Marcia Torres, fundadora do Grupo ASDL, uma das maiores dificuldades para quem perde alguém é suprir a falta do outro e encontrar motivação para seguir adiante. “Nos nossos encontros, vamos receber, acolher e orientar as pessoas enlutadas, para que aprendam novamente a caminhar com suas dores e percebam que o apoio e a troca de experiências e o amor solidário são as coisas mais importantes no processo doloroso do luto”, conta ela.

Cissa garante que esse apoio é fundamental. “Eu fiz terapia do luto durante anos, depois da passagem do ‘Rafa’, e isso me ajudou a sobreviver. É importante estar junto com outras pessoas que passaram pela mesma coisa e poder trocar e compartilhar. Saber que a vida continua”, desabafa.

Sob as bênçãos de Dom Orani — A primeira celebração do Dia de Finados do cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, será às 8h na Capela histórica do Cemitério da Penitência (1875).

Após a missa, Dom Orani dará a bênção ao novo crematório da cidade: o Crematório da Penitência terá capacidade para realizar até 150 cremações por mês na fase inicial de operação. A estimativa é que dentro de cinco anos, esse número passe para 400 cremações mensais.

Após a cerimônia de inauguração do crematório, haverá apresentação da Orquestra Maré do Amanhã, formada por trinta jovens do Complexo da Maré. Criada em 2010, a orquestra vem transformando a vida de crianças e adolescentes através da música.

Neste dia, o Cemitério da Penitência terá um horário especial de funcionamento, das 7h às 19h, com músicos percorrendo as alamedas, para transmitir paz aos visitantes.

Outra campanha também irá mobilizar os visitantes do Cemitério da Penitência ao longo da semana de Finados. Desta vez é um alerta para proporcionar uma vida melhor aos pacientes e familiares de pessoas com doença de Alzheimer. A campanha Lembrem-se deles antes que eles se esqueçam tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da doença e melhorar a atenção a pessoas com Alzheimer.

Dia de Todos os Santos — No Dia de Todos os Santos, o Cemitério da Penitência terá uma programação especial, com workshop de flores e tour histórico guiado.

A practitioner em Coaching Emocional, com formação em Psicodrama Organizacional, Sandra Braconnot vai guiar os visitantes em uma dinâmica vivencial, no workshop Flores para Toda a Vida. Sandra irá desenvolver um trabalho que leva os participantes a traçar um paralelo entre o nascer, a beleza e a morte da flor com a vida humana. “A intenção é proporcionar sentimentos positivos e de superação e estimular reflexões sobre o ciclo da vida, através de analogias entre as flores e os seres humanos”, conta ela.

Ainda no dia 1º, na parte da tarde, os visitantes terão a chance de conhecer mais sobre a história do Rio de Janeiro e sobre as personalidades sepultadas no Cemitério da Penitência, numa visita guiada pelo historiador Milton Teixeira, que vai contar com o reforço de estátuas vivas, do grupo teatral Corsário Carioca e do ator Tiago Azevedo.

Dia de Todos os Santos, 1º de novembro: às 10h - Workshop “Flores para toda vida”, com Sandra Braconnot. Inscrições grátis antecipadas pelos telefones (21) 3890-2695 e 2580-6489. | 14h – Passeio histórico guiado pelo Professor Milton Teixeira, com as participações do Grupo Corsário Carioca e do ator Tiago Azevedo. Grátis. Não é necessário fazer inscrição.

Dia de Finados, 2 de novembro: às 8h – Missa celebrada pelo Cardeal Dom Orani Tempesta e pelo Padre Pedro Paulo Alves dos Santos, na capela histórica do Cemitério da Penitência |9h – Visitação e benção do Crematório da Penitência | 9h30 – Lançamento da Campanha “A vida não para”, em parceria com o Grupo Amigos Solidários na Dor do Luto | 10h – Apresentação da Orquestra Maré do Amanhã | 11h – Missa celebrada pelo Padre Pedro Paulo Alves dos Santos | 15h – Missa celebrada pelo Padre Antonio Leão Ferreira

O Cemitério da Penitência fica na rua Monsenhor Manuel Gomes, 307, no Caju, Rio de Janeiro9RJ). Telefones(21) 2580-4479 ou 2589-9529. Estacionamento gratuito no local.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira