Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/11/2017 - 09:39

Exal cresce quase seis vezes mais que o mercado

Enquanto o setor de refeições prevê aumentar 7% em 2017, a empresa projeta um crescimento de 40%. Um dos setores que vem sofrendo com a crise desde 2015 é o de refeições coletivas. Segundo números da Associação Brasileira das Empresas de Refeição Coletiva (ABERC), em 2014 foram servidas 12,2 milhões de refeições por empresas prestadoras do serviço. A derrocada teve início em 2015 e não parou mais. No ano, o número caiu para 11,7 milhões de refeições servidas, em 2016 foram 11 milhões e a previsão para este ano é que a quantidade caia ainda mais, para 10,3 milhões, um retrocesso de quase 16% face a 2014. É importante ressaltar que o setor é responsável por empregar 180 mil trabalhadores, sendo responsável por um faturamento médio entre 2015 e 2017 de R$ 17,3 bilhões, já contando com a previsão feita pela entidade para este ano que coincide com o valor médio.

No entanto, a companhia de restaurantes corporativos Exal — Excelência em Alimentação tem outra visão deste cenário. A prestadora de serviço, que emprega 1.500 funcionários espalhados entre mais de 120 clientes de médio e grande porte instalados em sete estados brasileiros e que serve 100 mil refeições por dia, transformou a percepção de excelência dos seus serviços em argumento de prospecção. “Em vez de fazer propaganda, escolhemos investir nos restaurantes dos nossos clientes. Conseguimos fazer com que eles sejam consultados e, como eles, estão plenamente satisfeitos, nos indicam. É assim que temos crescido”, afirma Roberto de Oliveira, Presidente da Exal, ex-executivo do ramo automotivo que apostou todas as suas economias na fundação da Exal em 1992.

Mas para a propaganda boca-a-boca funcionar, é preciso ter boas experiências. Para isso, a empresa criou diferenciais como um leque de produtos pensado para resolver o problema de cada cliente, com restaurantes funcionais, bonitos e aconchegantes. “Nós ouvimos as necessidades do nosso cliente e, a partir daí, desenhamos soluções para resolver o problema dele”, conta o Diretor Vendas e Marketing, Flavio Charles. Além do desenvolvimento de soluções e flexibilidade na prestação dos serviços, a Exal oferece novas modalidades de investimentos em equipamentos e utensílios inteligentes, além de investir na gestão por competências, treinamentos e retenção de talentos. “Temos hoje 1.500 pessoas engajadas com a venda, ou seja, cada coffee break feito e servido pelos nossos colaboradores, tem a finalidade de encantar, isso faz toda a diferença. Todos aqui podem vender a empresa, basta atender bem e cumprir com os prazos, prezar pela qualidade e satisfação do cliente”, explica Roberto de Oliveira. Estas estratégias permitiram a projeção de crescimento de 40% para 2017, enquanto o setor tenta tomar fôlego com um aumento estimado de 7%.

Novos desafios — A Exal também lançou recentemente o Plano 200, que foca na interdependência de três pilares, entre eles está atingir 90% de satisfação do cliente e 85% de satisfação interna. “Esses dois pilares são fundamentais para o nosso negócio, pois a partir do momento que você tem uma equipe boa, engajada e motivada, é possível alcançar a satisfação do cliente. Não existe crise para a excelência, os clientes continuam comprando”, conta. O terceiro alicerce está relacionado à lucratividade. É fato que o benefício da alimentação é crucial para as indústrias, pois impacta diretamente na produtividade e turnover. Na opinião do presidente, “é bom ter uma comida de excelência”.

O plano tem como objetivo final dobrar o tamanho da empresa de forma sustentável até dezembro de 2018. Enquanto isso, a Exal ainda conserva a maior taxa de retenção de clientes do mercado: 98%.

A Exal— A empresa atua no segmento de alimentação coletiva há 25 anos e tem como diferencial a excelência na alimentação, visando oferecer aos colaboradores de empresas e indústrias uma alimentação diferenciada, onde o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida estão em primeiro lugar. A Exal conta com, aproximadamente, 1.500 colaboradores e oferece cerca de 100 mil refeições por dia. Os restaurantes são administrados por nutricionistas com formação em gestão de negócios e todos os profissionais passam por etapas de treinamentos e capacitação de acordo com a atuação dentro da empresa. | www.exal.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira