Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2008 - 10:41

Coberturas verdes

Denver Impermeabilizantes sugere projetos de impermeabilização inteligentes.

A Denver Impermeabilizantes participa da Feicon Batimat 2008, expondo produtos que atendem ao conceito de “Coberturas Verdes, sistema que envolve soluções simples de impermeabilização e resultados que beneficiam o meio ambiente, a economia de recursos naturais e a qualidade de vida. A empresa vem atuando diretamente na construção de diversas coberturas verdes, em projetos localizados principalmente na cidade de São Paulo/SP. O projeto consiste em transformar a cobertura de um condomínio em jardim exige apenas bom senso e um projeto de impermeabilização adequado.

O resultado, além de bonito, supre as necessidades de preservação do meio ambiente, atende ao conceito dos “Edifícios Verdes” e, ao contrário do que muitos imaginam, não demanda altos custos. Na foto, um projeto realizado na sede do Bank Boston, na região da Berrini, em São Paulo/SP, protegida com impermeabilizantes da Denver Impermeabilizantes.

Projeto aceito no Brasil - É um paradoxo, mas é real. Na Babilônia, os primeiros jardins suspensos já eram executados usando o sistema das “Coberturas Verdes”. E, atualmente, muitos projetos de arquitetura contemporânea relutam em adotá-lo na construção de condomínios residenciais e comerciais, edificações industriais ou corporativas.

As coberturas verdes atendem aos chamados “Edifícios Verdes”, e também podem ser adaptadas às construções já prontas, exigindo apenas ter uma área disponível e um projeto de impermeabilização eficiente.

O engenheiro José Miguel Farinha Morgado, gerente de Negócios – Unidade Revendas da Denver Impermeabilizantes, especializou-se também neste tipo de projeto. Pesquisando o assunto com maior interesse, ele observou que esta tendência é notória em determinados países, como Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Inglaterra, Alemanha e Áustria.

O mercado brasileiro começa a entender, aceitar e implementar essa idéia, atendendo o que também denominamos de “Green Buildings” ou “Coberturas Ajardinadas”. De acordo com José Miguel, somente em 1993, a Alemanha efetuou 2,6 milhões de metros quadrados de coberturas verdes e impermeabilizadas. Em São Paulo/SP, uma das maiores coberturas verdes do mundo está instalada sobre o edifício Santander, ao lado do Viaduto do Chá, junto ao Vale do Anhangabaú, exatamente no centro da capital, que é atualmente a sede da Prefeitura Municipal de São Paulo.

O conceito - O que vem a ser o sistema de coberturas verdes e o que é necessário para projetá-la em uma edificação? José Miguel explica que as coberturas verdades são lajes adequadamente impermeabilizadas e transformadas em jardins, envolvendo duas soluções diferentes, mas igualmente eficientes: projetar um jardim sobre a cobertura, com ou sem um reservatório de água. Em ambos os casos, é indispensável a impermeabilização.

Todos os edifícios podem adotar o sistema e ter um jardim sobre a cobertura. Alguns projetos incluem os reservatórios para armazenar a água da chuva, que poderá ser usada para lavagem de carros, regar as plantas ou na limpeza de banheiros e áreas comuns do condomínio. Também é possível mantê-lo aberto para a evaporação. Há coberturas verdes que instalam os reservatórios abaixo do jardim, estimulando o processo de reuso da água.

A construção - Para construir uma cobertura verde, o local deve ter uma altura mínima de 40 cm, para distribuir a terra e montar o jardim. Um bom projeto de impermeabilização e um sistema de drenagem são necessários para evitar infiltrações e preservar a saúde das plantas. “Como a água da chuva pode ensopar a terra em excesso, a drenagem direciona a água para o sistema pluvial, retardando sua ida para os rios. É imprescindível fazer um teste de estanqueidade da água para ter a certeza de que a laje está perfeita e sem vazamentos”, determina José Miguel.

Em seguida, define-se área total destinada ao jardim e as áreas disponíveis para a circulação. para separar ambas e isolar a terra, deve-se construir muretas no contorno de todo o jardim.

Com as áreas do jardim definidas, basta aplicar os impermeabilizantes no interior das muretas e está pronto para receber a terra.

As coberturas verdes podem ser usadas para o plantio de folhagens e flores, assim como ter uma pequena área para montar uma horta, com o plantio de pequenas hortaliças e condimentos.

Impermeabilizantes para Coberturas Verdes - Para impermeabilizar as Coberturas Verdes, o engenheiro José Miguel indica a manta asfáltica Denvermanta Tipo III 4mm, ou Denvermanta AR 4mm além da aplicação de Denvermanta Primer.

Denvermanta Tipo III 4 mm – Manta impermeabilizante, à base de asfalto modificado com polímeros elastoméricos e plastoméricos, estruturada com uma armadura não-tecida de filamentos de poliéster. Recomendada para impermeabilização de lajes em geral, piscinas, terraços, varandas, calhas, espelhos d’água, cortinas, coberturas verdes em condomínios etc. Oferece versatilidade de aplicação, podendo ser aplicada com maçarico ou asfalto a quente. Tem alta flexibilidade e poder de aderência. O produto atende à NBR 9952 – Tipo III e IV-B.

Denvermanta Primer – Solução asfáltica de alta performance, à base de asfalto oxidado diluído em solventes apropriados para aplicação a frio. Especialmente recomendado para aderência de mantas asfálticas em diversos substratos. Tem maior poder de aderência e ótimo rendimento, com grande poder de penetração em argamassas e concretos. Atende à NBR 9686 – Solução e emulsão asfálticas empregadas como material de imprimação na impermeabilização.

Denvermanta AR – Tipo III 4 mm – Manta impermeabilizantes, à base de asfalto modificado com polímeros elastomérticos e plastoméricos estruturada com uma armadura não-tecida de filamentos de poliéster. Contém em sua formulação um herbicida para inibir a penetração das raízes das plantas. Especialmente recomendada para impermeabilização de jardins, floreiras e estruturas próximas a vegetações que possam danificar a impermeabilização, e áreas em contato direto com o solo. Como por exemplo, Coberturas Verdes instaladas sobre condomínios residências, comerciais ou corporativos. Atende à NBR 9952 – Tipo III-B.

Projeto de impermeabilização em Coberturas Verdes - Uma cobertura verde deve garantir durabilidade e funcionalidade por longos anos, exigindo portanto uma perfeita impermeabilização. Impermeabilizantes usados em coberturas verdes precisam combinar resistência ao puncionamento estático das armaduras de 180g de poliéster e a resistência ao puncionamento dinâmico com mantas asfálticas modificadas com polímeros, juntamente com a resistência a raízes com um herbicida, aditivo de base ácida de gordura fenólica.

. Consultoria: Eng. José Miguel Farinha Morgado – Gerente de Negócios - Unidade Revendas || Site: www.denverimper.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira