Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2017 - 06:49

Como atender a crescente demanda de pequenas e médias empresas

As empresas devem se preparar para essa nova realidade de companhias que, apesar de pequenas, são o futuro do mercado.

São Paulo — A instabilidade econômica do país junto ao crescente número de trabalhadores desempregados, teve como consequência o aumento na abertura de pequenas e médias empresas. De acordo com o Empresômetro, no estado de São Paulo o número de pequenas e médias empresas cresceu 11,73% em 2016. Em cenário nacional, hoje quatro a cada dez brasileiros são donos de uma empresa, em sua maioria de pequeno porte.

Essa nova realidade faz com que as companhias, em especial as prestadoras de serviços, precisem se adaptar a esse novo momento. As PMEs são agora o principal público alvo de centenas de empresas e também consomem diversos serviços, como tecnologia, por exemplo.

“Mesmo as empresas que foram fundadas há pouco tempo já devem pensar em tecnologia. Hoje, pessoas e companhias precisam estar conectadas. E o foco tecnológico para quem acaba de chegar ao mercado é automação, compartilhamento e mobilidade. Todos esses fatores são garantidos pela tecnologia Cloud, que além de possibilitar agilidade, facilita o crescimento sem preocupação geográfica”, afirma Jander Martins, CEO da Nexaas.

As companhias que oferecem serviços voltados à tecnologia devem se preparar para essa nova demanda. As atuais exigências do mercado são agilidade e precisão para atender as PMEs de maneira rápida e com eficácia. Além disso, pequenas e médias empresas que foram abertas recentemente não dispõem de recursos financeiros e, por isso, precisam adotar tecnologia moderna a preços baixos. Apesar do custo de processamento diminuir ano a ano, a atenção deve ser para a escolha de bons produtos e que apresentem preços competitivos. É fundamental que, mesmo sem recursos para investir em grandes ferramentas de gestão, a pequena e média empresa também possa fazer parte desse ecossistema.

De acordo com Martins, o maior desafio tecnológico dessas companhias está em entender a inovação. “Os novos gestores e empresários precisam conhecer as tecnologias disponíveis e compreender de que forma são mais eficientes quando comparadas aos sistemas do passado. É preciso testar os produtos para saber como podem fazer a diferença no negócio”, alerta.

Em contrapartida, uma tecnologia eficiente aliada a oferta de bons produtos ou serviços, pode significar uma enorme potencialização no quesito vendas, atingindo mais clientes e de forma assertiva, além de possibilitar controles completos de todos os processos de administração.

Em uma visão geral, apesar de grande parte dessas empresas serem fundadas devido à grande crise que assola o país, elas também são responsáveis pelo crescimento competitivo e em parte pelo reaquecimento do mercado, uma vez que geram novos empregos e garantem maior competitividade. Por essa razão, as companhias que não estiverem preparas para atender essa nova demanda, vão perder mercado, uma vez que esse é um importante movimento e impossível de ser interrompido

A Nexaas é uma empresa de tecnologia que oferta ao mercado sistemas de gestão completo, com módulos que incorporam desde vendas até contabilidade. Além da sede, no Rio de Janeiro, a empresa conta com escritórios em Portugal e Estados Unidos. Ao todo são 80 funcionários e mais de 3.500 clientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira